Como colocar botão de WhatsApp no site
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Imagine a seguinte situação: o ano é 2019, você se interessa por algum serviço, mas decide pesquisar antes de fechar negócio. A primeira coisa que você faz é pesquisar referências no Google, e entra no site do fornecedor para ver mais detalhes.
Logo, você quer entrar em contato para contratar o serviço. Aí entra na tela aquele formulário de contato ultrapassado, com vários campos a serem preenchidos. Além de ser algo desmotivador e chato de preencher, você fica com a impressão de que sua mensagem nunca será respodida.
ISSO SOA FAMILIAR PARA VOCÊ?
Se sim, parabéns, você acaba de perceber que a comunicação online evoluiu, e muitos sites não acompanharam esse avanço.
LEIA ATÉ O FIM para saber como isso vem mudando e quais recursos estão disponíveis no mercado para que a tecnologia jogue à seu favor.
Logo, você quer entrar em contato para contratar o serviço. Aí entra na tela aquele formulário de contato ultrapassado, com vários campos a serem preenchidos. Além de ser algo desmotivador e chato de preencher, você fica com a impressão de que sua mensagem nunca será respodida.
ISSO SOA FAMILIAR PARA VOCÊ?
Se sim, parabéns, você acaba de perceber que a comunicação online evoluiu, e muitos sites não acompanharam esse avanço.
LEIA ATÉ O FIM para saber como isso vem mudando e quais recursos estão disponíveis no mercado para que a tecnologia jogue à seu favor.
Vamos admitir: formulários de contato têm ficado para trás. Entre preencher nome, e-mail, telefone, endereço com CEP, reCAPTCHA anti spam, etc., mais da metade dos seus clientes desistam de você, apenas por não proporcionar 3 coisas básicas na internet de hoje:
O TRIPÉ ESSENCIAL DE COMPRA ONLINE
Responsividade, imediatismo e segurança.Vamos explicar porque esses três itens são tão essenciais na hora de conduzir o seu cliente para entrar em contato ou fechar negócio com você.1) RESPONSIVIDADE
A navegação pelo seu site deve ser uma experiência intuitiva e agradável, não um problema.
MOBILE
Um dado que o Google divulgou em 2018 e que você precisa saber: 70% das pessoas visitam um site pela primeira vez utilizando smartphones. Então uma coisa é óbvia: se você não estiver com as portas abertas para 70% das pessoas, volte uma casa. Seu site PRECISA ser responsivo, do contrário temos um problema antes mesmo do seu potencial cliente chegar na tela de contato.
E outra: quantas vezes você preencheu um formulário de contato pelo celular nos últimos 6 meses? Aposto que (quase) nenhum. Então anote o primeiro ponto: pensar sempre no seu cliente como alguém que entra no seu site pelo celular.
CARREGAMENTO
De acordo com a Pingdom, empresa que avalia e monitora desempenho de sites, o tempo ideal de carregamento de um site é de 2 segundos. Isso mesmo: dois segundos! Com base nisso, a cada segundo que passa com a tela do seu site carregando, seu cliente se distancia mais do contato direto com você.
Entretanto, ter um negócio bem apresentável no vasto campo da web não precisa ser difícil, existem plataformas de sites que oferecem responsividade avançada, sem que você precise saber nada de programação ou configurações, fazendo com que seu site seja totalmente otimizado para mobile e que carregue rápido como um flash. Falaremos disso adiante.
MOBILE
Um dado que o Google divulgou em 2018 e que você precisa saber: 70% das pessoas visitam um site pela primeira vez utilizando smartphones. Então uma coisa é óbvia: se você não estiver com as portas abertas para 70% das pessoas, volte uma casa. Seu site PRECISA ser responsivo, do contrário temos um problema antes mesmo do seu potencial cliente chegar na tela de contato.
E outra: quantas vezes você preencheu um formulário de contato pelo celular nos últimos 6 meses? Aposto que (quase) nenhum. Então anote o primeiro ponto: pensar sempre no seu cliente como alguém que entra no seu site pelo celular.
CARREGAMENTO
De acordo com a Pingdom, empresa que avalia e monitora desempenho de sites, o tempo ideal de carregamento de um site é de 2 segundos. Isso mesmo: dois segundos! Com base nisso, a cada segundo que passa com a tela do seu site carregando, seu cliente se distancia mais do contato direto com você.
Entretanto, ter um negócio bem apresentável no vasto campo da web não precisa ser difícil, existem plataformas de sites que oferecem responsividade avançada, sem que você precise saber nada de programação ou configurações, fazendo com que seu site seja totalmente otimizado para mobile e que carregue rápido como um flash. Falaremos disso adiante.
2) IMEDIATISMO
Hoje em dia todo mundo vive com pressa: fato. Então por que dificultar o meio de o seu cliente comprar de você, ou de entrar em contato com você? Tire os obstáculos da jornada de compra do seu cliente, evite burocracias e deixe o fluxo o mais clean possível.
Observe o fluxo das redes sociais: quando você rola o feed do Instagram, a timeline do Facebook ou do Twitter, quantas fotos e informações você vê por minuto? É muita coisa rolando, tudo ao mesmo tempo agora.
Este item é consequência dos avanços da tecnologia, e por mais que pareça, não é preciso teme-lo. Quanto tempo você quer esperar quando faz uma reclamação no Facebook de um restaurante em que foi mal atendido, um dia ou uma semana?
Para aceitar que as coisas ficaram mais rápidas na internet, basta nos colocarmos sempre no lugar do cliente: todo mundo gosta de agilidade no atendimento, não importa as circunstâncias. Sempre queremos alguém do outro lado para nos ouvir e nos inspirar segurança (e já vamos falar disso).
Portanto, é imprescindível não demorar muito para responder um cliente, em hipótese alguma.
CALMA, VOCÊ NÃO PRECISA RESPONDER TODO MUNDO NA HORA
Atualmente, existem várias ferramentas que respondem automaticamente quem entra em contato com você pela internet. É uma forma inteligente de dizer "ok, recebi sua mensagem, eu vou ler, e vou te responder em breve".
Com o WhatsApp Business, você configura uma mensagem de saudação para todo mundo que te enviar uma mensagem, além de especificar qual o seu horário de atenidmento.
Observe o fluxo das redes sociais: quando você rola o feed do Instagram, a timeline do Facebook ou do Twitter, quantas fotos e informações você vê por minuto? É muita coisa rolando, tudo ao mesmo tempo agora.
Este item é consequência dos avanços da tecnologia, e por mais que pareça, não é preciso teme-lo. Quanto tempo você quer esperar quando faz uma reclamação no Facebook de um restaurante em que foi mal atendido, um dia ou uma semana?
Para aceitar que as coisas ficaram mais rápidas na internet, basta nos colocarmos sempre no lugar do cliente: todo mundo gosta de agilidade no atendimento, não importa as circunstâncias. Sempre queremos alguém do outro lado para nos ouvir e nos inspirar segurança (e já vamos falar disso).
Portanto, é imprescindível não demorar muito para responder um cliente, em hipótese alguma.
CALMA, VOCÊ NÃO PRECISA RESPONDER TODO MUNDO NA HORA
Atualmente, existem várias ferramentas que respondem automaticamente quem entra em contato com você pela internet. É uma forma inteligente de dizer "ok, recebi sua mensagem, eu vou ler, e vou te responder em breve".
Com o WhatsApp Business, você configura uma mensagem de saudação para todo mundo que te enviar uma mensagem, além de especificar qual o seu horário de atenidmento.
3) SEGURANÇA
Outro fator que os clientes da atualidade buscam é a sensação de estarem SEGUROS ao comprar.
E olha que nem estamos falando de cybersegurança, aquela que os antivírus já ajudam a resolver, mas sim de estar seguro do resultado que uma compra vai gerar, estar ciente de que ele vai agregar valor, de estar confiante com a aquisição, que vai valer a pena. É dessa sensação de segurança que estamos falando...
... E só é possível transmiti-la de uma forma para o seu cliente: deixar a experiência de compra pessoal e personalizada.
Fazer com que o cliente se sinta à vontade logo no primeiro contato é muito importante. Você também não gosta quando adiciona o contato do seu encanador de confiança e sabe que está falando diretamente com ele no WhatsApp, por exemplo?
Agora sabemos que se um formulário de contato é o único modo de um cliente falar diretamente com você, ele não terá essa sensação. Sendo assim...
E AGORA, QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?
E olha que nem estamos falando de cybersegurança, aquela que os antivírus já ajudam a resolver, mas sim de estar seguro do resultado que uma compra vai gerar, estar ciente de que ele vai agregar valor, de estar confiante com a aquisição, que vai valer a pena. É dessa sensação de segurança que estamos falando...
... E só é possível transmiti-la de uma forma para o seu cliente: deixar a experiência de compra pessoal e personalizada.
Fazer com que o cliente se sinta à vontade logo no primeiro contato é muito importante. Você também não gosta quando adiciona o contato do seu encanador de confiança e sabe que está falando diretamente com ele no WhatsApp, por exemplo?
Agora sabemos que se um formulário de contato é o único modo de um cliente falar diretamente com você, ele não terá essa sensação. Sendo assim...
E AGORA, QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?
SIM, ELE: O WHATSAPP!
Algumas plataformas de sites já sacaram que disponibilizar o botão de WhatsApp no site de seus clientes é uma boa sacada. Aliás, é genial. Entenda:Um site responsivo e rápido, "equipado" com botão de WhatsApp, vai proporcionar o imediatismo necessário para os consumidores de hoje, e a segurança de o cliente falar diretamente com você. Percebeu? Temos aqui o TRIPÉ ESSENCIAL DE COMPRA ONLINE: responsividade, imediatismo e segurança!
Está tudo a um clique da palma da mão do seu cliente: suas informações e seu número. O desejo de fechar com você vem junto no pacote.
Pense: se o cliente têm o seu número em mãos e resolveu falar com você, é porque ele já está quase fechando, querendo saber mais e confiar naquilo que você oferece, seja um produto ou um serviço, como um álbum ou a cobertura fotográfica de um evento, por exemplo.
UM EXEMPLO REAL COM NÚMEROS:
Se o seu site estiver integrado com o seu WhatsApp, as chances de alguém clicar em um botão num segundo e no outro já estar falando diretamente com você são, no mínimo, 30% maiores - se comparadas com as conversões geradas por formulários.
Para comprovar isso, o fotógrafo Rafael Fontana nos permitiu mostrar uma parte do relatório semestral do seu site, cuja plataforma é a EPICS.
Veja no detalhe: de 375 pessoas que entraram em contato com ele, 320 vieram do WhatsApp, enquanto somente 55 preencheram formulário. De qualquer forma, um simples botão induziu 85% dos potenciais clientes do Rafa Fontana a entrarem em contato com ele pelo WhatsApp.
Ou seja, se não houvesse o botão de WhatsApp no seu site, ele deixaria de receber no mínimo 320 oportunidades. É muita coisa, não é mesmo?
EXEMPLOS DE SITES COM WHATSAPP:
Ou seja, se não houvesse o botão de WhatsApp no seu site, ele deixaria de receber no mínimo 320 oportunidades. É muita coisa, não é mesmo?
EXEMPLOS DE SITES COM WHATSAPP:
Antes de você se perguntar, SIM, é possível que o botão de WhatsApp apareça tanto na versão mobile quanto no desktop. Se alguém clicar no botão pelo celular, o app do WhatsApp já abre direto no chat com você. Já pelo computador, o navegador irá abrir automaticamente uma janela do WhatsApp Web, também direto com você. Praticidade total.
MENSAGEM ATRATIVA
"Tire suas dúvidas", "Chama no Whats", "Peça um orçamento", "Fale comigo"... É possível personalizar a mensagem para que seu público interaja com você de acordo com o seu perfil. E veja se não concorda comigo... Ao ver um botão com logo e cores do WhatsApp + uma mensagem convidativa, não dá vontade de clicar?
BOTÃO FLUTUANTE
E além disso, o botão em questão é flutuante: ele aparece em todas as páginas do site, sempre ali no cantinho, discreto porém chamativo, pronto para ser clicado em qualquer momento da jornada de compra do seu cliente. Uma vez que ele clica e fala com você, é empurrar para o gol e correr para o abraço.
MENSAGEM ATRATIVA
"Tire suas dúvidas", "Chama no Whats", "Peça um orçamento", "Fale comigo"... É possível personalizar a mensagem para que seu público interaja com você de acordo com o seu perfil. E veja se não concorda comigo... Ao ver um botão com logo e cores do WhatsApp + uma mensagem convidativa, não dá vontade de clicar?
BOTÃO FLUTUANTE
E além disso, o botão em questão é flutuante: ele aparece em todas as páginas do site, sempre ali no cantinho, discreto porém chamativo, pronto para ser clicado em qualquer momento da jornada de compra do seu cliente. Uma vez que ele clica e fala com você, é empurrar para o gol e correr para o abraço.
COMO TER WHATSAPP NO SITE?
A alternativa mais fácil para ter WhatsApp no site é ter um EPICS Site, pois dentre todos os seus recursos, ele já vem com botão de WhatsApp incluso. E o melhor: é muito fácil de configurá-lo, não sendo necessário gastar horrores para terceirizar esse serviço.Além disso, os EPICS Sites carregam em cerca de 2 segundos, garantindo responsividade e navegação intuitiva dos seus clientes dentro do seu site.
Dentro da plataforma, você configura o número que estará integrado com o botão dentro do site, a mensagem personalizada, e pronto. O botão estará no ar, funcionando e levando seus clientes até você com apenas 1 clique.
Se você já é tem um EPICS e ainda não tem o botão de WhatsApp no seu site, clique aqui e veja como é fácil ativar.
Se você é fotógrafo(a) e ainda não possui um EPICS Site, entre para o time por até 12x de R$85,00. E se tiver alguma dúvida, é claro, chama no whats! ;)
SUPORTE
Com a EPICS você nunca estará sozinho. O suporte humanizado da EPICS é o seu maior diferencial, e não é ela que está dizendo! Veja o depoimento de Rivalcir Baluta, um dos clientes que utilizam o EPICS Site. Rivalcir Baluta: o suporte humanizado da EPICS é o maior diferencial.
GARANTIA
A EPICS garante o que afirma para seus clientes. Do contrário, se em 90 dias você não gostar dos resultados obtidos, realiza a devolução imediata de 100% do valor investido, sem burocracia.
Sobre o Autor
Vinícius Franco
Jornalista, pós-graduado em Cinema e produtor de conteúdo para o blog da EPICS.
O que achou? Comente abaixo!
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