Você sabe usar o instagram para divulgar seu trabalho corretamente?
Compartilhe
No primeiro semestre de 2017, a rede social Instagram atingiu a marca de 700 milhões de usuários. O Brasil é o segundo país que mais utiliza essa rede social, somando 45 milhões de pessoas.
Para a sua carreira de fotógrafo, essa é uma informação muito importante. Aprender a usar o Instagram pode lhe trazer inúmeras vantagens!
Essa rede social, apesar da evolução dos seus recursos, seguiu focada no compartilhamento de imagens e vídeos curtos — ideal para quem trabalha com fotografia. Fácil de usar e com muitos usuários ativos, o Instagram permite que o seu trabalho como fotógrafo seja evidenciado, prospectando mais clientes.
Neste artigo, mostraremos como você deve utilizar o seu perfil em uma das redes sociais mais populares do mundo. Continue a leitura e aprenda a usar o Instagram para divulgar o seu trabalho corretamente!
Preencha corretamente o perfil e avalie o seu nome de usuário
O Instagram permite que você seja encontrado com mais facilidade através do seu nome de usuário. Por isso, faça uma avaliação do nome escolhido e verifique se ele é fácil de ser entendido e digitado. Você pode utilizar somente o seu nome, seu sobrenome e a profissão, separando-os por ponto ou underline. Evite substituir a letra “o” por zero, além de combinações difíceis de digitar.
Depois que você definiu um nome para o seu Instagram, observe como o seu perfil de usuário está preenchido. No topo dele, existe um espaço para que você digite as suas informações pessoais. Aproveite-o para dizer quem é você, onde está localizado e qual é a sua profissão. Para facilitar o entendimento das pessoas, caso seja necessário, utilize emoticons que remetem ao seu trabalho, como a câmera fotográfica. Apenas tome o cuidado necessário para não parecer infantil.
Defina o seu nicho de mercado na rede social
Por mais que o Instagram seja uma única rede social, dentro dela, existem diversos nichos. Você encontra os fotógrafos de casamento, natureza, newborn, ensaios sensuais, viagens, gastronomia e muitos outros. Associe o seu trabalho com o nicho correspondente, evitando que ele seja direcionado para um público diferente daquele que você busca.
Mude o seu perfil para profissional
Recentemente, o Instagram liberou para todos os usuários a possibilidade de mudar os perfis para a versão profissional, sem pagar nada por isso. Para que você mude o seu, crie uma página no Facebook para o seu trabalho e efetue a mudança na área de configurações do Instagram. Lá, eles solicitação o link para a sua página.
A grande vantagem de mudar para o perfil profissional é o fato de você ter acesso ao Analytics do Instagram. Será possível ver o nível de interação dos usuários com o seu conteúdo, os horários em que eles se encontram mais ativos, criar campanhas patrocinadas para gerar engajamento e muito mais.
Saiba qual é o horário nobre do Instagram
Quando estiver fazendo o planejamento dos conteúdos que vai postar, pesquise sobre o horário nobre do Instagram. Existe um estudo, feito pelas empresas Sprinklr e Scup, que aponta os horários em que os usuários, de modo geral, se encontram mais e menos ativos na rede social.
A pesquisa também aponta os segmentos existentes no Instagram, facilitando a sua compreensão em torno do mercado que usa a rede social. Utilize essas informações para saber os melhores horários para postar para o seu público ou até para captar mais clientes.
Evite postar conteúdo sobre a sua vida pessoal
O seu trabalho com fotografia deve ser separado de sua vida pessoal: por isso indicamos a mudança do perfil. Por mais que você queira postar algo do seu dia a dia, pense mais de uma vez se o conteúdo possui a mesma qualidade e relevância das imagens que produz. Foque os esforços na conquista dos clientes e crie uma conta para uso pessoal.
Aprenda a usar corretamente as hashtags
As hashtags possuem uma funcionalidade muito interessante. Elas agem como indexadoras do conteúdo nos mais diversos assuntos. Por meio delas, é possível divulgar suas fotos em grupos onde outras imagens do mesmo nicho aparecem. Isso facilita a busca dos clientes. Por isso, encontre as hashtags que têm a ver com o seu trabalho.
Adicione a geolocalização nos seus conteúdos
Quando você for postar qualquer conteúdo no Instagram, jamais esqueça de apontar o lugar referente à mídia que será compartilhada. Esta é outra maneira de você indexar o conteúdo em galerias. Muitas pessoas pesquisam lugares por meio dos vídeos e imagens relacionados a eles. Sendo assim, aumente as suas chances de ser visto.
Publique vídeos de making of
Quando estiver fazendo o seu trabalho, grave alguns vídeos curtos de making of para valorizá-lo. Capture os melhores momentos para divulgar no Instagram. Se possível, edite-os para transmitir mais profissionalismo. Mostre como são os bastidores das suas sessões de fotos e conquiste clientes com o conteúdo apresentado.
Utilize o Stories para divulgar ainda mais o seu trabalho
O recurso Stories, que mostra vídeos e fotos por até 24h, é muito útil para a divulgação do seu trabalho. Aquele espaço pode ser utilizado para mostrar a preparação de um ensaio fotográfico, dar dicas, compartilhar momentos especiais e até convidar novos clientes para realizarem fotos com você.
Um dos recursos mais interessantes do Stories é a transmissão ao vivo. Além de captar mais clientes, você pode esclarecer as dúvidas de fotógrafos iniciantes e se tornar autoridade na área.
Realize promoções para engajar o público
Por fim, use o Instagram para realizar promoções e engajar o público. Antes das sazonalidades, ou seja, datas especiais como o Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, dos Namorados, Black Friday e Natal, crie um conteúdo que convite o usuário a aproveitar uma oferta com você. Ofereça descontos, brindes e outros atrativos para aumentar a sua base de clientes e, consequentemente, o faturamento.
Usar o Instagram apenas para divulgar algumas imagens do seu trabalho não o tornará tão conhecido o quanto você deseja. Portanto, aproveite as dicas aqui compartilhadas para usar esta rede social com profissionalismo e precisão, alavancando a sua carreira.
Curta e siga a nossa página no Facebook para ter acesso a outras dicas e conteúdos essenciais para o seu crescimento profissional como fotógrafo!
Para a sua carreira de fotógrafo, essa é uma informação muito importante. Aprender a usar o Instagram pode lhe trazer inúmeras vantagens!
Essa rede social, apesar da evolução dos seus recursos, seguiu focada no compartilhamento de imagens e vídeos curtos — ideal para quem trabalha com fotografia. Fácil de usar e com muitos usuários ativos, o Instagram permite que o seu trabalho como fotógrafo seja evidenciado, prospectando mais clientes.
Neste artigo, mostraremos como você deve utilizar o seu perfil em uma das redes sociais mais populares do mundo. Continue a leitura e aprenda a usar o Instagram para divulgar o seu trabalho corretamente!
Preencha corretamente o perfil e avalie o seu nome de usuário
O Instagram permite que você seja encontrado com mais facilidade através do seu nome de usuário. Por isso, faça uma avaliação do nome escolhido e verifique se ele é fácil de ser entendido e digitado. Você pode utilizar somente o seu nome, seu sobrenome e a profissão, separando-os por ponto ou underline. Evite substituir a letra “o” por zero, além de combinações difíceis de digitar.
Depois que você definiu um nome para o seu Instagram, observe como o seu perfil de usuário está preenchido. No topo dele, existe um espaço para que você digite as suas informações pessoais. Aproveite-o para dizer quem é você, onde está localizado e qual é a sua profissão. Para facilitar o entendimento das pessoas, caso seja necessário, utilize emoticons que remetem ao seu trabalho, como a câmera fotográfica. Apenas tome o cuidado necessário para não parecer infantil.
Defina o seu nicho de mercado na rede social
Por mais que o Instagram seja uma única rede social, dentro dela, existem diversos nichos. Você encontra os fotógrafos de casamento, natureza, newborn, ensaios sensuais, viagens, gastronomia e muitos outros. Associe o seu trabalho com o nicho correspondente, evitando que ele seja direcionado para um público diferente daquele que você busca.
Mude o seu perfil para profissional
Recentemente, o Instagram liberou para todos os usuários a possibilidade de mudar os perfis para a versão profissional, sem pagar nada por isso. Para que você mude o seu, crie uma página no Facebook para o seu trabalho e efetue a mudança na área de configurações do Instagram. Lá, eles solicitação o link para a sua página.
A grande vantagem de mudar para o perfil profissional é o fato de você ter acesso ao Analytics do Instagram. Será possível ver o nível de interação dos usuários com o seu conteúdo, os horários em que eles se encontram mais ativos, criar campanhas patrocinadas para gerar engajamento e muito mais.
Saiba qual é o horário nobre do Instagram
Quando estiver fazendo o planejamento dos conteúdos que vai postar, pesquise sobre o horário nobre do Instagram. Existe um estudo, feito pelas empresas Sprinklr e Scup, que aponta os horários em que os usuários, de modo geral, se encontram mais e menos ativos na rede social.
A pesquisa também aponta os segmentos existentes no Instagram, facilitando a sua compreensão em torno do mercado que usa a rede social. Utilize essas informações para saber os melhores horários para postar para o seu público ou até para captar mais clientes.
Evite postar conteúdo sobre a sua vida pessoal
O seu trabalho com fotografia deve ser separado de sua vida pessoal: por isso indicamos a mudança do perfil. Por mais que você queira postar algo do seu dia a dia, pense mais de uma vez se o conteúdo possui a mesma qualidade e relevância das imagens que produz. Foque os esforços na conquista dos clientes e crie uma conta para uso pessoal.
Aprenda a usar corretamente as hashtags
As hashtags possuem uma funcionalidade muito interessante. Elas agem como indexadoras do conteúdo nos mais diversos assuntos. Por meio delas, é possível divulgar suas fotos em grupos onde outras imagens do mesmo nicho aparecem. Isso facilita a busca dos clientes. Por isso, encontre as hashtags que têm a ver com o seu trabalho.
Adicione a geolocalização nos seus conteúdos
Quando você for postar qualquer conteúdo no Instagram, jamais esqueça de apontar o lugar referente à mídia que será compartilhada. Esta é outra maneira de você indexar o conteúdo em galerias. Muitas pessoas pesquisam lugares por meio dos vídeos e imagens relacionados a eles. Sendo assim, aumente as suas chances de ser visto.
Publique vídeos de making of
Quando estiver fazendo o seu trabalho, grave alguns vídeos curtos de making of para valorizá-lo. Capture os melhores momentos para divulgar no Instagram. Se possível, edite-os para transmitir mais profissionalismo. Mostre como são os bastidores das suas sessões de fotos e conquiste clientes com o conteúdo apresentado.
Utilize o Stories para divulgar ainda mais o seu trabalho
O recurso Stories, que mostra vídeos e fotos por até 24h, é muito útil para a divulgação do seu trabalho. Aquele espaço pode ser utilizado para mostrar a preparação de um ensaio fotográfico, dar dicas, compartilhar momentos especiais e até convidar novos clientes para realizarem fotos com você.
Um dos recursos mais interessantes do Stories é a transmissão ao vivo. Além de captar mais clientes, você pode esclarecer as dúvidas de fotógrafos iniciantes e se tornar autoridade na área.
Realize promoções para engajar o público
Por fim, use o Instagram para realizar promoções e engajar o público. Antes das sazonalidades, ou seja, datas especiais como o Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, dos Namorados, Black Friday e Natal, crie um conteúdo que convite o usuário a aproveitar uma oferta com você. Ofereça descontos, brindes e outros atrativos para aumentar a sua base de clientes e, consequentemente, o faturamento.
Usar o Instagram apenas para divulgar algumas imagens do seu trabalho não o tornará tão conhecido o quanto você deseja. Portanto, aproveite as dicas aqui compartilhadas para usar esta rede social com profissionalismo e precisão, alavancando a sua carreira.
Curta e siga a nossa página no Facebook para ter acesso a outras dicas e conteúdos essenciais para o seu crescimento profissional como fotógrafo!
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe