Vida útil da Sony A7 III pode ser menor do que você imagina
Compartilhe
Uma notícia pegou os usuários da Sony A7 III de surpresa na última semana de março. O fotógrafo John Guerriero entrou com uma ação coletiva contra a Sony no distrito sul de Nova York, nos Estados Unidos. O motivo: o manual da Sony A7 III garante que a vida útil do obturador é de 200.000 disparos, mas segundo o fotógrafo, vários usuários perceberam falhas entre 10.000 e 50.000 cliques.
O processo ainda relata que as falhas costumam ser apresentadas fora do período de garantia de 1 ano, forçando o consumidor a pagar pelo conserto, que custa em média $500 dólares.
Vale lembrar que no Brasil somente o corpo da Sony Alpha A7 III é vendido por cerca de R$13 mil reais. Um conserto destes significa um custo de mais de R$2.500 ao consumidor.
Além disso, com o atual cenário econômico, a comunidade de fotógrafos e videomakers está se questionando se vale a pena importar equipamentos com o dólar alto.
Fotógrafos relatando defeitos da Sony A7 III pelas redes sociais
Defeito no obturador da Sony A7 III
Mas qual o defeito do obturador da Sony A7 III? De acordo com o processo, o obturador - que devia ficar fechado e travado - se move ao trocar de lente, o que causa uma falha mecânica. Talvez isso explique o fato de que muitos usuários também reclamaram de um barulho estranho do obturador, seguido de uma mensagem de erro e da tela ficando preta, com uma mensagem para desligar e ligar a câmera novamente.
Em alguns casos, a falha mecânica é tão grande que quebra a cortina do obturador.
Uma enquete realizada pelo site Do It Yourself Photography revela que +650 usuários da Sony A7 III perceberam esse mesmo defeito. Além disso, uma petição assinada por mais de 1.300 pessoas exige que a Sony recolha as câmeras para uma espécie de “recall” gratuito.
De acordo com o processo, a Sony está ciente deste defeito na Alpha 7 III desde 2018, mesmo ano em que o produto foi lançado no mercado.
- Leia também: como cuidar melhor da sua câmera
Sony A7 III
Procuramos por um posicionamento da Sony sobre o processo, mas até o momento da publicação deste artigo, não encontramos nenhum comunicado.
Sony não vende mais câmeras no Brasil
Conforme anunciado em setembro de 2020, a Sony Electronics Inc. deixou de atuar no Brasil em março deste ano. A marca “Sony Brasil” deixou de existir, o que significa que as vendas de produtos eletrônicos como TVs, câmeras e equipamentos de áudio foram interrompidas.
Os outros negócios do grupo Sony, como games, soluções empresariais, Music e Pictures seguem atuando no mercado nacional.
Review Sony A7 III
Embora esse modelo da Sony tenha sido alvo de um processo judicial, vale a pena pesquisar por reviews da Sony Alpha 7 III na internet, buscar por feedbacks de profissionais que utilizam a câmera e buscar por tópicos sobre o modelo em fóruns de fotografia.
Pois vale lembrar que esse processo ainda não foi julgado, e não sabemos se esse defeito atinge somente um lote ou toda a linha de produção do modelo Alpha 7 III. Sendo assim, a Sony ainda tem a oportunidade de se defender com relação ao seu produto, considerado um dos mais tecnológicos da última geração.
Veja alguns dos reviews mais populares sobre a Sony A7 III no YouTube:
Review Sony A7 III, por Gui Coelho
Leia também: trocamos uma ideia com Gui Coelho, da Rabbit Films
Review Sony A7 III, por OZI Audiovisual
Review Sony A7 III (em inglês), por Henbu
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe