Tudo sobre site responsivo e versão mobile
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Cada vez mais as pessoas estão conectadas em todos os tipos de dispositivos. Estamos falando de computadores, notebooks, tablets e smartphones, com telas dos mais variados tamanhos. Mas essa flexibilidade só é possível se um site for responsivo. Como uma página da web se adapta a todos esses dispositivos, em diferentes tamanhos de telas? Isso mesmo: sendo responsivo. Siga a leitura até o final para entender o que é um site responsivo e porque isso é tão importante para o seu público na internet.
De acordo com o Instituto Ipsos, mais de 40% dos brasileiros acessa a internet pelo celular. Isso significa que quase 90 milhões de pessoas se conectam na internet diariamente pela tela do smartphone, isso sem contar os usuários de tablets, smartwatches (relógios inteligentes), smart TV’s e óculos de realidade virtual que têm conexão com a internet. O dado bate com os números reais da EPICS. Para se ter uma base, 45,7% do tráfego no site da EPICS na última semana é de origem mobile.
Print do tráfego da EPICS no Google Analytics: 45,7% do tráfego tem origem mobile
Com a popularização dos dispositivos mobile, se tornou essencial adaptar seu site para que sua navegação seja otimizada para todas essas novas plataformas, ou seja, torná-lo responsivo. Por fim, site responsivo é aquele que se adapta a telas de qualquer tamanho, de qualquer dispositivo móvel.
Como é um site responsivo na prática?
Você está lendo esse post de um computador, de um tablet ou celular? Faça um teste agora mesmo: abra o mesmo post em um dispositivo diferente. Se estiver em um computador, abra-o no celular, ou vice-versa.
Você verá que mesmo de outro lugar, o layout do post se adapta ao novo tamanho de tela automaticamente, sem precisar que o usuário (você) altere nenhuma configuração. E o mais importante: o conteúdo não fica pequeno. Antigamente, sites comprimiam o conteúdo para caber na tela do celular, mas hoje em dia ajustamos o conteúdo para a tela, deixando com uma boa leitura e acesso aos botões.
Ou seja, o blog da EPICS (bem como todas as outras páginas do nosso site) é 100% responsivo, tendo uma versão exclusiva para exibição em dispositivos móveis.
Além disso, sites responsivos também se adaptam rapidamente quando o usuário gira a tela do celular horizontal ou verticalmente, bem como respondem ao chamado “movimento de pinça”, quando o usuário utiliza o zoom com touchscreen do celular.
Hoje em dia é cada vez mais comum consumir conteúdos telas menores
Vantagens de ter um site responsivo
Agora que sabemos o que é site responsivo, vamos explicar porque ele é tão importante para a sua presença na web, e claro, também para o seu público.
Experiência do usuário
Um site responsivo facilita e muito a navegação da sua audiência, ou seja, otimiza uma das premissas básicas da internet atualmente: a boa experiência do usuário. Isso porque é muito importante que um site tenha:
• Textos no tamanho adequado para uma boa leitura;
• Botões acessíveis e fáceis de serem clicados;
• Fotos redimensionadas para o tamanho ideal;
• Menu adaptado para o formato mobile;
Quando um leitor navega facilmente pelo seu site, com fontes, links e botões bem distribuídos - independente do tamanho da tela - certamente seu leitor atribui um ponto para você.
Além disso, como diz Celso Modeneze, autoridade máxima em diagramação de álbuns no Brasil (e cliente EPICS): “nosso site é como nossa casa”. Portanto temos que estar sempre prontos para impressionar e cativar as visitas, para que elas queiram voltar. Nesse sentido, um site com visual clean e totalmente amigável para dispositivos móveis se torna crucial.
Maior velocidade, melhor SEO
Um site responsivo também é sinônimo de maior velocidade de navegação. Em termos técnicos, uma coisa leva a outra: quanto melhor a responsividade, maior a velocidade de carregamento de página, independente do dispositivo.
E velocidade de navegação, como explicamos no post com dicas de SEO para fotógrafos na prática, é um dos critérios para o Google ranquear melhor o seu site. E não só a velocidade: a própria responsividade é um critério fundamental para o Google mostrar seu site em alguma busca. Logo, se você não tem um site responsivo, será muito difícil ser descoberto na maior rede de pesquisas do mundo.
Leia também: como fazer anúncios no Google
Você já sabe que um site com bom posicionamento no Google proporciona credibilidade, autoridade, tráfego, o que nos leva ao próximo tópico que é...
Aumentar as vendas e conquistar mais clientes
Atrair, encantar e vender. Esse é o princípio básico do inbound marketing, e também funciona para o ramo da fotografia e vídeo. Todas as vantagens de um site responsivo citadas acima contribuem para o fluxo do funil de vendas. Um site bem estruturado é o primeiro passo para chamar sua audiência.
Mas como atrair uma audiência? A premissa básica para isso é o bom e velho marketing de conteúdo, seguindo as etapas:
• Um bom conteúdo em seu blog;
• Começa a atrair leitores, formando uma audiência;
• Com bom conteúdo + uma boa experiência de usuário, esses leitores se encantam;
• Depois de encantandos, podem receber uma oferta irresistível. Uma boa dica é um post voltado para vendas, disponibiliando CTA's para o leitor entrar em contato direto com você.
Leia mais: 6 dicas para escrever um post daora no seu blog
Ou seja, um site responsivo vai muito além de ser apenas bom para navegar, é bom para o seu marketing, é ótimo para sua empresa.
Por isso é muito importante não abrir mão de um site que além de responsivo proporcione uma boa experiência do usuário, seja rápido, preparado para se posicionar bem no Google, tudo para que o resultado final seja mais leitores convertidos em clientes.
Como ter um site responsivo?
Enfim você já sabe o que é um site responsivo e porque ele é tão importante, seja para gerar audiência, cativar seu público, aumentar sua porcentagem de conversões, e por aí vai.
Para ter um site responsivo, hoje em dia, existem algumas opções.
1. Uma opção é você pedir para uma empresa de desenvolvimento web criar um site para você. A desvantagem é que essa opção costuma ser cara, demora para ficar pronta e nem sempre a configuração “por trás” do site está de acordo com os critérios mais novos de otimização responsiva, muito menos com as regras de ranqueamento do Google.
2. Já outra opção é você adquirir um site de uma plataforma especializada em sites, com modelos pré-formatados onde você só deve inserir algumas informações e pronto: o site já está preparado para captar visitas e gerar vendas. Para essa opção, vale a pena conhecer os sites da EPICS, que são 100% responsivos, mobile friendly e otimizados para o Google, e ainda disponibiliza uma equipe de suporte para te ajudar em qualquer etapa citada acima.
Se você chegou até aqui, clique neste link para conhecer as vantagens de ter um EPICS Site ou abaixo para falar com um representante por WhatsApp.
Cite que leu o post sobre site responsivo, o que automaticamente vale um cupom de 10% de desconto na adesão de um novo site em qualquer plano.
Vinícius Franco
Jornalista, pós-graduado em Cinema e produtor de conteúdo para o blog da EPICS.
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