A trajetória de Erika Muniz, referência em fotografia newborn
Compartilhe
Erika Muniz é fotógrafa em Brasília-DF, reconhecida por ser pioneira em fotografia newborn no Brasil. Seu trabalho já foi destaque em rede nacional de TV, já ministrou palestras ao redor do país e no exterior. Conversamos com a fotógrafa sobre sua trajetória profissional, seus planos para a carreira e sobre a recente migração de seu site para a EPICS.
Como tudo começou
Mais que referência, a fotógrafa Erika Muniz foi uma das primeiras a fazer fotografia newborn no Brasil. Se dedica a área desde 2009 - mesmo ano em que a EPICS foi fundada. Tudo começou ao fazer um intercâmbio entre Estados Unidos e Canadá, onde realizou alguns cursos e se deparou com a fotografia de bebês pela primeira vez. E então, em outubro daquele mesmo ano, Erika fotografou seu primeiro bebê.
Desde então, nunca mais parou de fotografar recém-nascidos. Passou a procurar mais informações sobre esse tipo de fotografia, até se dar conta de que no Brasil não existia - ou desconhecia a existência de - algum fotógrafo especializado em newborn. >
Foto retirada do portfólio do site de Erika Muniz
De quase 11 anos para cá, Erika afirma que muita coisa mudou na fotografia newborn. “A fotografia em geral está muito mais acessível e tem muuuuito mais fotógrafos no mercado, não só na minha cidade mas em todo Brasil, muito disso devido ao avanço da tecnologia. Tem até fotógrafo newborn de celular”, brinca.
Entretanto, na visão da fotógrafa, a fotografia newborn já teve o seu ápice. “Houve uma época em que muita gente entrou no ramo pelo modismo, achando que fotografar bebês era ‘tranquilo’, mas viram que não é tão simples assim”. Erika afirma que consequência disso foi o mercado ficar mais afunilado. “Quem contrata um ensaio newborn, contrata porque realmente gosta desse tipo de trabalho, e não mais pelo modismo. Teve época em que muito cliente surgia porque todo mundo fazia ensaio dos filhos. Mas hoje em dia só contrata quem realmente quem gosta do estilo”.
Foto retirada do portfólio do site de Erika Muniz
“Fotografia de newborn é minha terapia”
Erika não vê o ato de fotografar propriamente dito como um trabalho. “Trabalho mesmo é a parte de editar fotos (risos)”. Mas a parte de estar com o cliente no estúdio é uma terapia para a fotógrafa. “Amo estar com os bebês, é um momento meu, por mais que seja trabalhoso, é um momento de descanso meu, é um momento de me desligar de tudo”.
E vai além: “o momento que estou com aquele milagre, é o momento em que eu passo a acreditar um pouco mais no ser humano. É algo especial o que eu faço”.
Próximos passos da carreira
“O céu é o limite”. Assim define a fotógrafa, que diz: “Por mais que o momento da fotografia newborn tenha passado, ainda há coisas para criar e reinventar. Sinto que há outros caminhos para seguir. O que eu mais desejo não é simplesmente crescer, mas sim deixar um legado. É deixar escrito que eu fiz parte dessa história. Isso é mais importante que qualquer outra coisa”.
O mais importante, na visão de Erika, é continuar trabalhando para se manter como referência. “Isso não quer dizer que meus sonhos acabaram (risos)”, brinca.
Foto retirada do portfólio do site de Erika Muniz
A importância da presença online
“Se a gente não está no Google, a gente não existe”. Essa é a definição de Erika Muniz sobre a importância da presença online para um fotógrafo. Esse assunto sempre foi tratado com muita importância na carreira de Erika.
Segundo ela, desde a época em que fazia ensaios de graça para portfólio, já existia a preocupação de ter um portfólio profissional para divulgar online.
Além disso, Erika sempre foi adepta de tecnologias que facilitam o fluxo de trabalho na fotografia, por isso é uma das clientes mais antigas do Select. Já vamos falar sobre isso.
Recentemente, Erika Muniz realizou a migração do seu site para a EPICS. Isso se deu porque a fotógrafa notou que seu nome estava perdendo destaque no ranking de pesquisas sobre fotografia newborn no Google, tanto a nível nacional como regional. Mas, depois da migração, as coisas já começaram a mudar. “Foi uma coisa que mudou muito rapidamente com a publicação do novo site. Dependendo da pesquisa, eu já voltei a aparecer em primeiro lugar”, afirma.
Ouça as próprias palavras de Érika sobre suas primeiras impressões com o EPICS Site.
As mudanças não param por aí. “Sempre fui muito fã da EPICS, e quando a gente concentra tudo em um só lugar, tudo fica mais fácil. O design ficou lindo, tem tudo a ver com a nossa fotografia, nosso estilo”. Mas o principal de tudo para Erika é o posicionamento no Google, que já recuperou e aparece em primeiro lugar em várias pesquisas e localizações.
Leia mais: saiba como aparecer no Google
E os resultados já são visíveis…
Com a migração, Erika notou um aumento repentino no número de solicitações de orçamentos, graças à integração entre site e WhatsApp. “Antes eu recebia um pedido a cada 3 dias (...) Hoje o site, que está só no começo, já me proporciona 3 ou 4 solicitações por dia”, conta.
Ouça as considerações de Érika sobre sua nova experiência com a EPICS:
Uma das primeiras clientes do Select
Erika é cliente do EPICS Select desde 2011, o ano em que foi lançada a solução de escolha e aprovação de fotos e álbuns.
“Pra mim, a facilidade desse sistema é muito grande. Tanto para o cliente selecionar, pois é tudo muito fácil e intuitivo; quanto para mim (...) Realmente o sistema é muito mais fácil, eu sou fã de verdade”.
Érika ainda destaca a possibilidade de integrar o Site ao Select, criando uma “área para o cliente” dentro do seu site, o que também é conhecido por ser um impulsionador de acessos, já que o cliente passa pelo seu site para visualizar galerias.
Falando nisso, o EPICS Select está passando por uma atualização fantástica, e em breve será possível realizar venda de fotos online dentro da plataforma.
Acompanhe-nos no Instagram para ficar sabendo das novidades do EPICS Select, e se você quiser, pode fazer um teste de 14 dias grátis para conhecer o nosso sistema de seleção e aprovação de fotos e álbuns online! :)
Foto retirada do portfólio do site de Erika Muniz
Vinícius Franco
Jornalista, pós-graduado em Cinema e produtor de conteúdo para o blog da EPICS.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe