REVIEW Canon SL2 - Vale a pena o investimento?
Compartilhe
Uma das câmeras mais pesquisadas da atualidade, a Canon SL2 está fazendo muito sucesso entre fotógrafos iniciantes e intermediários do mundo inteiro. Alguns fotógrafos a apelidaram de “irmã mais nova da 80D”, mas será? Nós testamos a Canon SL2 e preparamos este review de forma bem didática e prática, em primeira mão, para você.
A EOS Rebel Canon SL2 é uma das câmeras mais pesquisas do momento. Sucessora da SL1, a nova DSLR Rebel da Canon promete um desempenho que compete com o de câmeras superiores, o que lhe rendeu o apelido de “irmã mais nova da Canon 80D”. Tudo isso com um preço de mercado bem competitivo e acessível em termos de custo x benefício, custando a partir de R$ 1.900. Isso devido aos seus componentes e funcionalidades, que segundo muitos usuários, realmente são de primeira qualidade. Mas será que essa compacta da Canon realmente entrega tudo que promete?
Durante a Black Friday 2019 para fotógrafos e videomakers, aproveitei o desconto de 40% da Canon para ver com meus próprios olhos se a Canon SL2 é tudo isso que dizem, mesmo.
Antes de tudo, é necessário esclarecer uma dúvida muito recorrente nos fóruns de fotografia: a Canon SL2 não é a Canon T7i. Embora semelhantes, ambos os modelos possuem especificações e componentes diferentes. E antes de falar sobre minhas experiências pessoais, gostaria de citar algumas features e especificações técnicas que devem ser levadas em consideração sobre a EOS Rebel SL2 da Canon:
• Sensor CMOS APS-C 24,2 megapixels. Este é o mesmo sensor de câmeras DSLR como a Canon 80D, Canon 77D, T7i, ou da Canon Mirrorless M50, entre outras. Então é uma câmera cropada, mas que no quesito qualidade de imagem, entrega o mesmo arquivo .raw do que câmeras consideradas superiores.
• Processador de Imagem DIG!C 7. É um dos últimos lançamentos de processamento da Canon, ficando atrás apenas do processador DIG!C 8 (usado em câmeras full frame). Porém, é a versão atualizada do DIG!C 6, sensor que está presente na Canon 80D.
Leia também: Review Lente Yongnuo 35mm 2.0 para Canon, boa ou não?
• ISO. De 100 a 25.600 para fotos, e de 100 a 12.800 para vídeos. Cabe ressaltar que, justamente por conta da sua capacidade sensorial e de processamento, ela trabalha muito bem com ISO alto, em ambientes de baixa luminosidade, etc.
• Bateria. De acordo com o CIPA, que é um padrão internacional de tecnologia de câmeras, a bateria da Canon SL2 tem capacidade para 650 shots, mas eu comprovei que esse número pode ser bem maior, dependendo de várias circunstâncias, claro, como por exemplo se voce fica muito tempo com o LCD da câmera ligado - 650 cliques seria se você estivesse utilizando todos os recursos a nível máximo. De toda forma, tem uma excelente autonomia.
• Disparos contínuos. Possui capacidade de fazer até 5 fps. Considerado pouco em comparação com suas “irmãs” mais velhas, porém dependendo do seu estilo de fotografia, não é um fator que irá te atrapalhar.
• Foco automático Dual Pixel CMOS AF. Tecnologia que permite uma visualização direta do sensor no visor live-view, além de proporcionar um foco mais rápido e mais preciso. Para videomakers, esse pode ser um diferencial e tanto.
• Vídeos em Full HD. A Canon SL2 grava em 1920 x 1080 (Full HD); 1280 x 720 (HD) e 640 x 480 (SD) - de 24 a 60 fps. Infelizmente ela não grava 4K, mas possui o recurso HDR, e vem com a possibilidade de fazer time lapse embutido, ou seja, sem precisar instalar nenhum framework.
Leia também: três anos para gravar um time lapse?
• LCD touchscreen articulável. Com apenas 3”, um dos mais compactos da marca, a SL2 proporciona a famigerada tela com touch, ou seja, você pode fotografar com apenas um toque na tela, ou com dois toques (um para focar, outro para capturar), bem como operar todos os menus da tela. Essa função pode ser desligada.
• Conectividade. Sim, ela possui conectividade wi-fi e bluetooth, USB 2.0 de alta velocidade; saída AV (NTSC, MP4, áudio estéreo); conector micro-HDMI, e slot para um cartão de memória SD. Também tem conector de 3.5 mm para fones de ouvido e 2 microfones embutidos.
• 9 pontos de foco. Este é um ponto muito discutido nos fóruns e reviews deste modelo, e atesta que de certa forma, foi o que afastou os videomakers profissionais da Canon SL2. Câmeras “rivais” como a T7i têm 45 pontos de foco, e isso faz uma grande diferença na hora de gravar vídeos, ou mesmo para tirar alguns tipos de fotos.
A lista de features e especificações técnicas completa, com absolutamente todos os itens da Canon SL2 pode ser consultado neste link, na página oficial do modelo no site da Canon.
Considerações sobre a Canon SL2 na prática
Não é à toa que a EOS Rebel SL2 da Canon é a nova queridinha dos fotógrafos. Por um preço que varia pela faixa dos R$1.900,00 ela entrega qualidade de câmeras profissionais, proporcionando um excelente custo x benefício. No entanto, é importante ressaltar alguns pontos dela funcionando na prática.
Ergonomia
A SL2 pesa menos de meio quilo. Em 453g, seus comandos precisaram ficar bem próximos, espremidinhos, para que coubesse no rótulo de “ultracompacta da Canon”. Ou seja, os botões são muito próximos uns dos outros. Ela é de fato uma das menores câmeras da Canon! Isso pode ser positivo ou não, depende de qual tipo de fotografia você faz.
Buffer - a dica que ninguém fala!
O buffer de uma câmera determina quantos cliques ela consegue fazer de uma vez, até que precise “respirar”. E nesse sentido, podemos dizer que a Canon SL2 tem “pouco fôlego”, com capacidade de 5 fpspara fotos e um buffer de 21 fotos em .RAW.
Caso esteja fotografando em .RAW + JPEG, a partir do sexto disparo ela começa a engasgar e apresenta uma certa lentidão para voltar. Isso pode ser muito prejudicial para fotografar eventos. Logo, não pense que a Canon SL2 irá te entregar uma sequência de mais que seis fotos perfeitas, pois seu buffer é bem limitado.
Por outro lado, na fotografia de newborn, por exemplo, esse é um fator nulo na hora de escolher a câmera, visto que você não precisa disparar continuamente para fotografar newborn.
Vídeos com a Canon SL2
Podemos dizer que definitivamente, a Canon SL2 caiu nas graças dos youtubers e vloggers. Com um custo muito abaixo do que as almejadas filmadoras da Sony, a compacta da Canon oferece tudo que um produtor de conteúdo para web precisa em termos de qualidade de arquivo bruto.
Por ser leve e fácil de carregar para qualquer lugar (ela quase cabe dentro do bolso!), não cansa os braços ao ser plugada em um Gimbal, e também por ter ótimas conectividades.
E se você é um videomaker, talvez se interesse pelo nosso Review DJI Mavic Mini, o menor drone profissional da DJI. Também trocamos uma ideia com o Gui Coelho, da Rabbit Films sobre esse e outros lançamentos, seus projetos, workshop e muito mais, está animal!
CONCLUSÃO - Canon SL2: vale a pena comprar?
De fato, a Canon SL2 apresenta um dos melhores custo x benefício da categoria Rebel. Isso poderia render-lhe o título de melhor câmera de entrada da Canon atualmente, não fosse alguns pontos. Isso porque a Canon SL3 acaba de ser lançada, e promete chegar ainda melhor que a antecessora, filmando em 4K e com um buffer mais poderoso, por exemplo.
Mas vamos lá, sem mais delongas: a EOS Rebel Canon SL2 é uma excelente opção para iniciantes, sendo assim, vale o investimento para quem está começando. Com ela, um fotógrafo ou videomaker iniciante pode topar qualquer tipo de trabalho, pois ela não deixará ninguém na mão. Entretanto, vale ressaltar um ponto frisado anteriormente: depende do tipo de fotografia que você faz!
Para fotografias de ensaios pessoais, de lifetstyle, newborn, gestantes, a SL2 vale sim, o investimento.
Para eventos como casamentos, aniversários ou esportes, há de se considerar outras opções no mercado, mesmo que um pouco mais caras - afinal, é difícil competir com as funcionalidades da SL2 com sua faixa de preço.
Aos videomakers, youtubers e produtores de conteúdo, é um investimento fantástico que com certeza será retornado, pois os vídeos que a SL2 entrega são compatíveis com câmeras mais robustas e caras do mercado.
Aos fotógrafos profissionais de eventos, penso que a SL2 é hoje a melhor opção para câmera de backup/reserva, e quem sabe a primeira opção para um tipo de fotografia secundária, como ensaios pessoais.
Fato é que a Canon SL2 surpreende pelos atributos presentes em si, pelas tecnologias e principalmente pela qualidade.
VEJA FOTOS FEITAS COM A CANON SL2
Vinícius Franco
Jornalista, pós-graduado em Cinema e produtor de conteúdo para o blog da EPICS.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe