Renato dPaula dá dicas de como fotografar parto
Compartilhe
A responsabilidade de fotografar um parto, o registro de cada emoção, detalhes desde a ansiedade e dos riscos de não conseguir chegar a tempo, até dicas de quais equipamentos usar para fotografar o nascimento da melhor maneira. Entrevistamos o especialista em fotografia de parto documental: Renato dPaula.
Renato dPaula, fotógrafo com prêmios nas principais associações de fotografia mundialmente reconhecidas como: ISPWP, WPJA, AG|WPJA, Inspiration photographers e Wedding Awards. Palestrante nos principais eventos de fotografia do Brasil, e também no maior da América Latina: o Wedding Brasil. Renato é hoje um dos melhores na fotografia de parto documental. A sensibilidade de captar as emoções nos momentos mais espontâneos são os elementos principais da sua fotografia. Ver as fotos do Renato é estar imerso na sala da maternidade e quase se sentir membro da família por tanta emoção que é transmitida nas imagens. Sabe aquelas fotos que não precisam de legendas e já contam história? :’D
Conheça mais sobre o trabalho dele:
Site do fotógrafo
Instagram
Vimeo
Pedimos que o Renato nos contasse um pouquinho mais sobre algumas das principais curiosidades que nós como fotógrafos temos quando recebemos um convite para fotografar um parto e ele, como profissional de excelência na área, já tira tudo de letra ;).
O parto não tem dia exato para acontecer, como ficar alerta, programar a agenda, e colocar tudo isso no contrato?
A fotografia de parto, diferente da fotografia de casamento que tem data e horário certo para acontecer, é uma surpresa. A data do parto é sempre aproximada mas nunca exata e para o fotógrafo não ter de fechar 2 finais de semanas da sua agenda e se privar de outros trabalhos ou compromissos na espera do dia do nascimento, há maneiras de não perder o trabalho e nem causar frustrações ao cliente, caso não consiga chegar a tempo para fotografar o parto.
Pensando nessas possibilidades o fotógrafo explica:
Renato dPaula - Caso eu não consiga fotografar o parto, eu tenho outro fotógrafo que vai no meu lugar, com uma linguagem fotográfica bem próxima a minha. Mas isso é uma escolha do meu cliente, entre devolver 100% do valor ou ir outro fotógrafo.
- Coloque no seu contrato um “Plano B”, caso não chegue a tempo para fotografar o parto
- Tenha fotógrafos amigos de backup
- Sempre especifique sobre os riscos para o cliente e se ele concorda com o "Plano B"
Como o fotógrafo deve se comportar ao clicar um parto?
Como em todo tipo de fotografia há uma etiqueta para como se comportar, ou pelo menos como não ser inconveniente. Já comentamos aqui no blog sobre como o fotógrafo deve se comportar nos casamentos, mas e na hora de fotografar o parto?
Blog Epics - Renato, o que fazer e o que nunca fazer?
Renato dPaula - Nunca encoste em nada, nunca pegue em nada, nós somos a coisa menos importante dentro de uma sala de parto, se tiver que perder alguma coisa ali vai ser a fotografia. Eu não tenho preferência de ficar em nenhum lugar, eu fico onde permitem que eu fique, não fico conversando, nem perguntando nada. Quero poder voltar lá sempre e não quero atrapalhar.
Renato comenta que em parto normal você não pode emitir nenhum som, a mãe fica em concentração total.
- Seja o mais invisível e silencioso possível
- Não toque em nada
- Não exija um determinado espaço na sala para fotografar, fique onde permitirem que você fique.
Equipamentos para fotografar o parto
Flash
Blog Epics - Devemos usar flash na fotografia de parto?
Renato dPaula - Sempre não usar, eu não uso em hipótese alguma. Primeiro por que na fotografia documental o flash é um problema, uma vez que ele mostra que você é fotógrafo e lembra para aquelas pessoas que você está ali, o lance é você passar o mais despercebido possível. O flash é um incômodo para todas as pessoas e falando no parto em si você tem um bebezinho ali, ele mal consegue abrir os olhos na luz da maternidade e quem dirá na luz de flash que incomoda até os adultos.
Melhores lentes
A dúvida cruel da escolha dos equipamentos certos! Quais lentes levar para fotografar um parto? Renato dPaula explica o porquê você tem que dar preferência para as lentes grande-angulares.
Renato dPaula - Eu uso uma grande angular equivalente a uma 28mm e minha outra opção é uma lente 50mm, mais para fotografar detalhes. Em 99% do tempo eu uso grande angular - no meu caso é uma 28mm mas poderia ser também uma 35mm ou uma 24mm. Não tem porque ser uma lente mais longa que uma 50mm já que você não terá espaço para isso.
"A mãe entrou em trabalho de parto e eu estava a 5 horas do hospital!"
Sabe aquele medo de não dar tempo? Fotógrafos de parto tem que estar preparados para uma ligação a qualquer horário. Renato conta que como era dia de Natal ele não conseguiu nenhum amigo para substitui-lo no hospital , ele decidiu mesmo com a incerteza de não chegar a tempo, dirigir 5 horas até São Paulo. Por sorte e atendendo as orações do fotógrafo, ele chegou bem na hora que a mãe estava indo para a sala do parto! Rs Que sufoco!
Renato dPaula - No parto não temos controle de nada, é sempre uma caixinha de surpresa para todo mundo. Já fotografei parto onde o obstetra não chegou e eu cheguei, era dia de natal e eu estava a 5 horas de viagem. O pai do bebê me ligou avisando que a esposa estava entrando em trabalho de parto e eu estava de bermuda na piscina no interior a 5 horas de distância de São Paulo! Na mesma hora eu me troquei, juntei o equipamento e peguei a estrada. São riscos, e você tem que deixar tudo bem claro para o cliente que ele vai ter esse risco.
Nesse mesmo parto o obstetra que estava escalado não chegou a tempo, mas o fotógrafo sim rs.
Como criar relação com o cliente ao fotografar algo tão íntimo?
Blog Epics - Renato, como estamos falando de fotografia documental, como criar essa relação com o cliente que permita fotografias tão expressivamente intimas da família? O primeiro contato é feito como?
Renato dPaula - Eu já começo um contato prévio com meus clientes antes por telefone, email, ou skype isso ajuda para nos conhecermos. Também chego com muita antecedência na maternidade, geralmente quando estão entrando para internação, exatamente para ter um tempo maior junto com eles e eles ficarem mais a vontades comigo, daí sim capturar esses momentos mais importantes.
Primeiro trabalho multimídia do fotógrafo
Um ato simples de gravar pequenos momentos dos familiares na sala de pré-parto, ou os gritos de alegria na hora que o neném é visto pela primeira vez… Combine isso com fotos e garanta uma chuva de emoção na hora de entregar seu trabalho para o cliente.
Benício o nascimento, foi o primeiro trabalho multimídia do Renato, de uma sensibilidade incrível, os aúdios reais dos momentos ajudam as fotografias a contar melhor a história desse nascimento.
Assista abaixo:
Benício, o Nascimento | Benício, the Birth from Renato DPaula on Vimeo.
Participe do curso online e gratuito de fotografia documental do fotógrafo :)
Quer tirar mais dúvidas e aprender mais com o fotógrafo Renato dPaula?
Se inscreva no curso online que ele ministrará entre os dias 5 à 12 de março de 2018.
As inscrições para o curso podem ser feitas no site oficial do fotógrafo.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe