Quais equipamentos fotográficos levar em uma viagem?
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Decidir quais equipamentos levar numa viagem pode facilitar muito o peso da sua mala. E saber escolher as lentes de acordo com o tipo da sua viagem, mantendo um backup das fotos durante o passeio, escolha da mochila correta, do tripé, dos cartões e etc… Tudo isso contribui para o resultado final das suas fotos de viagens.
Quando as viagens são de avião em hipótese alguma deixamos os equipamentos nas malas despachadas. Eles estão sempre com a gente na mala de mão. Por esse motivo é importante não abusar para não passar do limite permitido de bagagem.
(Vôos nacionais 10kg e vôos Internacionais entre 10 e 12kg, dependendo da companhia aérea).
Vamos mostrar à vocês quais equipamentos estão sempre nas nossas viagens:
1- Câmera 5D Mark II ou Mark III
Em viagens estamos a mercê de tudo, o ambiente pode ficar bem imprevisível de uma hora para a outra e por isso é importante escolher uma câmera resistente que na hora do sufoco vai aguentar a pressão e não irá causar prejuízos futuros.
Toda a linha 5D é incrivelmente robusta e resistente, as DSLR em geral já são, mais as 5D's essa são para guerra! rs. Na viagem do Burning Man levamos a 5D Mark II que na época já tinha 8 anos de uso e continuou nos surpreendendo! Enfrentamos tempestades de areia sem proteger nada, tanto o corpo quanto as lentes, ( não estamos recomendando que você faça o mesmo rs) mas não tivemos nenhuma surpresa desagradável, nem durante e nem depois da viagem.
Sempre damos esse exemplo por recentemente ter adotado uma mirrorless Sony A7SII nas viagens e ficar muito claro que ela não aguenta metade do tranco que as DSLR aguentam.
Sobre o peso das Mirrorless VS peso das DSLR, simulamos 3 opções de uso:
Corpo Canon e Lente Canon
Corpo 5D Mark III 950 g
Lente Canon 16-35mm 615gm
Total: 1.530gm
Corpo Sony e Lente Sony
Corpo Sony A7sII 627 g
Lente Sony 16-35mm 680gm
Total: 1.307gm
Corpo Sony e Lente Canon
Corpo Sony A7sII 627 g
Lente Canon 16-35mm 615gm
Metabones (adaptador de lente) 150g
Total: 1.392gm
Na minha humilde opnião, entre ficar com 220gm a menos ou ter uma câmera resistente, eu prefiro a opção 2. Não tiro nenhum mérito da qualidade, rapidez de foco e outros diferenciais que as Mirrorless nos trouxe, mas não vejo o peso como um argumento forte para a troca.
2. Lentes 16-35mm - 50mm - 70-300 e lentes do kit
É muito relativo a escolha das lentes, ela pode variar tanto do seu costume de gostar de usar uma lente "x" para um efeito especifico ou também pode variar quanto ao destino da sua viagem.
Lente 75-300 F/4-5.6
Se você vai fazer um Safari na África, com certeza preferir ter pelo menos uma tele na mochila para fotografar os animais de longe é uma escolha essencial.
Não fomos pra África ainda rs, mas nossa querida para assuntos que estão distante é a lente 75-300 F/4-5.6 da Canon. Ela é uma lente escura (F/4-5.6) por isso tão barata em comparação a outras tele de aberturas mais claras, mas na luz do dia, que é o horário em que mais fotografamos, ela faz o mesmo trabalho que uma lente bem mais cara como a 70-200 f/2.8 e com um ganho de 100mm a mais no seu quadro!
Exif: Lente 75-300 - 1/800 - f/4,5 - ISO 320
Foto: Evandro Rocha
Local: Jericoacoara - CE
Se você vai fotografar na Disney, obviamente quer que a família toda apareça na foto com o Mickey e o castelo de fundo.
Esses momentos que você quer colocar a paisagem inteira na foto ou um grupo grande de pessoas, as lentes do kit são as melhores!
Uma das lentes mais comuns de kit é a 18-55mm e ela é perfeita para essas ocasiões.
Normalmente nas nossas viagens usamos a 16-35mm, que não é uma lente de kit e tem uma abertura mais clara de f/2.8. Por conta dessa abertura além de fotos de dia de cenários mais abertos, essa lente também é a nossa favorita para fotos de estrelas.
Exif: Lente 16-35mm - 1,3s - F/2.0 - ISO 4000 - 24mm
Foto: Fernanda Luna
Local: Imbituba - SC
A lente 50mm é com certeza uma das mais queridinhas pelos fotógrafos, em viagem ela igualmente é uma delicia tanto para fotografar quanto pela praticidade de ser pequena e pau pra toda obra!
Com o desfoque intenso de F/1.4 ou F/1.8 dependendo da sua 50mm, o efeito em retratos e nos detalhes ficam lindos.
Exif: Lente 50mm - 1/80 - F/1.4 - ISO 200
Foto: Fernanda Luna
Local: Gramado - RS
3. Cartões de memória
Não tenha dó de levar uma variedade de cartões de memória, ainda mais se você fotografa em RAW e sabe o quanto isso ocupa muito mais espaço no cartão que fotografar em JPEG.
Não aconselhamos levar um único cartão de 120G, pelo simples fato de que se esse mesmo der problema, senta e chora. Nunca é recomendável guardar todas as memórias de uma viagem num único cartão.
Se sua câmera tem a opção de gravar em 2 cartões separada e simultaneamente, abuse e use desse recurso!
Quais cartões levamos nas viagens:
4 cartões CF de 16g
2 cartões SD de 64G
Basicamente os cartões SD’s servem de backup dos cartões CF.
Usamos a câmera 5DMark III, que nos dá a opção de 2 slots para cartões.
Deixamos a opção de gravar simultaneamente para os dois cartões:
RAW para o CF de 16G
JPEG M para o SD de 64G
Quando nosso cartão de 16G lota, trocamos apenas ele e mantemos o 64G fazendo backup dos cartões seguintes.
Se algo acontecer com algum CF de 16G que grava em RAW, teremos o backup em tamanho M (o suficiente para boas impressões) do SD de 64G.
4. HD externo
Sempre quando o cartão de memória da câmera está para encher, fazemos o backup para algum HD externo. O HD da LaCie se destacada por ser resistente a impactos e a chuva (nao testei e nem quero testar nessa ultima rs). Mas independente da marca do seu HD, levar um HD na viagem, principalmente se essa for à trabalho, é essencial. Você não vai querer contar com a sorte de descarregar apenas no note.Pra quem usa Mac o HD Thunderbolt LaCie faz toda a diferença principalmente se você faz video e edita direto no HD, apesar dele não ser um SSD, o desempenho dele é bem rápido nessas situações.
5.Notebook
Fazemos questão de escolher e editar as fotos com cuidado, e nesse aspecto se transferíssemos da câmera para o celular, via cartão de memória ou até mesmo Wi-Fi que algumas câmeras possuem, não seria nada prático manipular milhares de fotos numa telinha pequena.Levar o notebook em viagem é garantir sim um peso e cuidado a mais com um equipamento caro, mas nas horas de translado ou dias de ócio, deixar as imagens passando para o HD como backup pode ser um belo adianto, além de uma segurança extra para as fotos.
6. Tripé gorila
Prático e mais leve que um tripé convencional, o Gorila Pod te dá mais liberdade por ser flexionavél e mais fácil de guardar na mala. Ele ajuda na estabilidade principalmente para quem quer fazer vlog, ao invés de segurar direto na câmera e não ter o "bração" esticado no video.Segurar no tripé deixa a imagem mais estável, ajuda na hora da selfie e principalmente em vídeos timelapse ou fotos de longa exposição.
7.Mochila para equipamentos
Ahh essa questão vai longe!
Se você ainda não viu, com certeza logo logo aparece ai no seu feed um fotógrafo influencer usando e divulgando algumas marcas de mochilas especializadas em equipamentos fotográficos. São lindas! Na verdade uma mais linda que a outra. Mas na prática é outra história…
Em viagens tenha em mente que você pode andar e muito! Agregar praticidade e leveza em uma mochila cheia de equipamentos pode ser difícil.
Com a nossa experiência, anotamos aqui:
- Não compre bolsas que tem apenas uma alça lateral para viagens
Mochilas de alça lateral para fotógrafos, são lindas, você vai sair estiloso na foto, mas também vai voltar com uma “baita" de uma dor nas costas. Dividir todo o peso nos ombros é muito melhor do que ficar revisando todo o peso para um ombro só. Sofremos e muito usando a bolsa da foto abaixo em Nova Iorque, tínhamos acabado de comprar na B&H, transferimos todos os equipamentos para ela e saímos para fotografar na cidade, resultado: em 2 dias os ombros do Evandro já gritavam de dor.
- Mochilas de couro
Muito mais resistente que as mochilas de pano, divide o peso nas costas, forte e algumas tem resistência até a água, porémas bolsas de couro só tem um problema: peso extra.
Adoramos e temos uma, ela é ótima, discreta, protege super bem os equipamentos, o acabamento de couro da Nordweg é impecável mas temos que aceitar o peso extra que o couro traz para as costas.
- Mochilas de pano
Uma opção mais barata e prática pode ser uma mochila de pano que venha com capa de chuva como a Vanguard Havana, o acabamento dela é ótimo, tem vários compartimentos, tanto para HD, bolsinho a prova dágua para os cartões e obviamente mais leve por ser de pano.
O único conselho mais importante e que não está nessa lista é: Independente de equipamentos, vá viajar! Viajar faz sua fotografia expandir em dimensões imensas e com certeza te traz mais leve para enfrentar os trabalhos quando voltar para a realidade do escritório/estúdio ;)
Foto: Evandro Rocha
Local: Suiça
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