Os erros mais comuns de fotógrafos iniciantes no empreendedorismo
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Quem decide seguir carreira como fotógrafo tem espírito empreendedor. Geralmente, esse é profissional que traz consigo a mente aberta para as novidades e a forte vontade de aprender. As características mais frequentes que os fotógrafos iniciantes trazem são o desejo de crescer no mercado e conseguir o reconhecimento dos clientes e colegas de profissão.
Esses fatores são importantes para quem começa na carreira da fotografia, mas existem outros que surgem devido à grande necessidade de absorver informação: ter curiosidade, ser receptivo a novas ideias e não ficar satisfeito com o que já sabe.
Continue a leitura e saiba quais são os erros mais comuns cometidos por fotógrafos iniciantes no empreendedorismo.
Uma delas acontecerá quando o cliente ficar insatisfeito com o seu trabalho, exigir o dinheiro de volta e perceber que não foi entregue uma nota fiscal. Apesar de parecer boa a ideia de lucrar mais, saiba que isso atrapalha o crescimento do seu negócio. Sem registro formal e um CNPJ, você fica impossibilitado de abrir conta bancária empresarial, solicitar máquina de crédito e emitir notas fiscais. Essas restrições afastarão alguns clientes.
Atuar no amplo mercado da fotografia sem se dedicar a um nicho o coloca de frente a vários concorrentes de peso — inclusive aqueles que são especializados. Escolha o seu nicho e trabalhe para se tornar autoridade nele, referência neste tipo de fotografia. Ofereça os seus serviços de acordo com as necessidades e expectativas que fazem parte do público que busca por esse estilo específico de registro.
A escolha do nicho, que citamos no tópico anterior, tem muito a ver com o conhecimento sobre o cliente. Toda a estratégia do seu negócio será voltada ao público que faz parte deste nicho. Liste informações como o tamanho do público, faixa etária e gênero, poder de compra, padrão de consumo, preferências, hábitos, rotinas e comportamentos. Saber disso é fundamental para que você consiga dialogar e atrair o público certo.
O objetivo do benchmarking não é copiar — afinal, na fotografia, preza-se pela criatividade e originalidade. Utilize esse processo para identificar quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio. Dessa forma, fica possível fazer escolhas mais seguras e precisas para destacar o seu trabalho no mercado, atraindo e fidelizando clientes. Por esse motivo, jamais ignore o que os seus concorrentes fazem.
Por mais que você seja o negócio, deve existir uma separação entre as duas esferas. A sua carreira fotográfica tem as próprias contas para pagar, então faça um planejamento que direcione o seu faturamento para o ponto em que seja possível retornar uma parte dele para investir no negócio. A outra parte fica para você, como um salário. Se não quiser gastar com a abertura de uma conta empresarial, fique de olho nas oportunidades do mercado.
Existem, atualmente, bancos que abrem contas digitais para quem é Microempreendedor Individual (MEI), não cobrando taxas de manutenção e, em alguns casos, oferecendo uma quantidade limitada de transferências para outras instituições. É o caso do Agipag e do Next.
Em relação aos clientes, saiba qual deve ser o limite para ceder. Evite abrir exceções, pois o cliente beneficiado pode contar a prática para outros que exigirão o mesmo tratamento. Em vez de tentar agradar somente pelo preço baixo ou a oferta, esforce-se para qualificar o seu serviço. Aprimore suas técnicas, utilize materiais de melhor qualidade e apresente um resultado surpreendente para justificar o seu valor.
Do mesmo modo, é importante não ignorar a velocidade com a qual as mudanças estão ocorrendo no mercado. Os consumidores, por exemplo, estão cada vez mais informados sobre os próprios direitos e as opções que têm à disposição. Antes de comprar produtos ou contratar serviços, eles pesquisam bastante na internet. Sendo assim, atualize-se em todos os sentidos. Reforce a sua presença online e seja um fotógrafo atualizado, consciente das atuais práticas de mercado.
Outro erro comum que os fotógrafos iniciantes — ou até mesmo os mais experientes —cometem diz respeito à prospecção de clientes. Por isso, que tal entender um pouco melhor sobre como fazer uma boa prospecção? Assim, você garante que sua margem para erros e imprevistos fica cada vez menor.
Esses fatores são importantes para quem começa na carreira da fotografia, mas existem outros que surgem devido à grande necessidade de absorver informação: ter curiosidade, ser receptivo a novas ideias e não ficar satisfeito com o que já sabe.
Continue a leitura e saiba quais são os erros mais comuns cometidos por fotógrafos iniciantes no empreendedorismo.
Não formalizar o negócio desde o começo
Muitos fotógrafos iniciantes acreditam que basta ter uma câmera na mão para começar a trabalhar. De fato, eles não estão completamente errados. No começo, essa é uma possibilidade bastante válida. O problema vem com o tempo, à medida que o faturamento aumenta e você deixa de recolher os impostos, taxas e tributos junto ao governo. Trabalhar na ilegalidade pode acarretar situações embaraçosas no futuro.Uma delas acontecerá quando o cliente ficar insatisfeito com o seu trabalho, exigir o dinheiro de volta e perceber que não foi entregue uma nota fiscal. Apesar de parecer boa a ideia de lucrar mais, saiba que isso atrapalha o crescimento do seu negócio. Sem registro formal e um CNPJ, você fica impossibilitado de abrir conta bancária empresarial, solicitar máquina de crédito e emitir notas fiscais. Essas restrições afastarão alguns clientes.
Não escolher um nicho de mercado
A empolgação para começar a trabalhar é tão grande que alguns fotógrafos iniciantes acabam topando fotografar qualquer coisa, mesmo sem ter o conhecimento básico sobre o assunto. Esse desespero precisa ser controlado. A fotografia é um segmento composto por diversos nichos, ou seja, recomenda-se escolher aquele que desperta o seu interesse genuíno.Atuar no amplo mercado da fotografia sem se dedicar a um nicho o coloca de frente a vários concorrentes de peso — inclusive aqueles que são especializados. Escolha o seu nicho e trabalhe para se tornar autoridade nele, referência neste tipo de fotografia. Ofereça os seus serviços de acordo com as necessidades e expectativas que fazem parte do público que busca por esse estilo específico de registro.
Desconhecer o cliente
A gestão eficaz de qualquer negócio ocorre somente quando o empreendedor tem conhecimento acerca do seu cliente. Se você está investindo na sua carreira como fotógrafo, sabe que o principal foco do seu empreendimento é o cliente. Desconhecer suas características inviabiliza suas ações, pois você deixa de saber com quem tem que falar e como essa comunicação será feita.A escolha do nicho, que citamos no tópico anterior, tem muito a ver com o conhecimento sobre o cliente. Toda a estratégia do seu negócio será voltada ao público que faz parte deste nicho. Liste informações como o tamanho do público, faixa etária e gênero, poder de compra, padrão de consumo, preferências, hábitos, rotinas e comportamentos. Saber disso é fundamental para que você consiga dialogar e atrair o público certo.
Ignorar o que os seus concorrentes estão fazendo
A gestão da sua carreira como fotógrafo precisa ter aspectos estratégicos para que você consiga sobreviver, se fortalecer e crescer no mercado. O principal aspecto que deve ser considerado é o benchmarking, processo de comparação de produtos, serviços e práticas no segmento e nicho que você atua. Em outras palavras, significa conhecer o que os seus concorrentes estão fazendo.O objetivo do benchmarking não é copiar — afinal, na fotografia, preza-se pela criatividade e originalidade. Utilize esse processo para identificar quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio. Dessa forma, fica possível fazer escolhas mais seguras e precisas para destacar o seu trabalho no mercado, atraindo e fidelizando clientes. Por esse motivo, jamais ignore o que os seus concorrentes fazem.
Misturar as finanças pessoais e profissionais
Finanças é um tema complexo, sobre o qual poderíamos dialogar bastante. Porém, focaremos no erro mais básico que os fotógrafos iniciantes costumam cometer na área: misturar as contas pessoais com as profissionais. Se você faz isso, pare imediatamente! Parece óbvio, mas muitos profissionais no começo de carreira não fazem uma divisão entre o dinheiro do negócio e aquele usado para pagar as contas pessoais.Por mais que você seja o negócio, deve existir uma separação entre as duas esferas. A sua carreira fotográfica tem as próprias contas para pagar, então faça um planejamento que direcione o seu faturamento para o ponto em que seja possível retornar uma parte dele para investir no negócio. A outra parte fica para você, como um salário. Se não quiser gastar com a abertura de uma conta empresarial, fique de olho nas oportunidades do mercado.
Existem, atualmente, bancos que abrem contas digitais para quem é Microempreendedor Individual (MEI), não cobrando taxas de manutenção e, em alguns casos, oferecendo uma quantidade limitada de transferências para outras instituições. É o caso do Agipag e do Next.
Não saber negociar
Se você não quiser que os seus clientes precifiquem o seu trabalho como fotógrafo, trate de aprender a negociar. O seu futuro profissional é baseado nas suas escolhas atuais. Por isso, ao perder nas negociações hoje, daqui a algum tempo você sentirá o impacto negativo no seu faturamento. Com os seus fornecedores, por exemplo, ofereça o pagamento à vista ou a compra de mais unidades para negociar um preço melhor.Em relação aos clientes, saiba qual deve ser o limite para ceder. Evite abrir exceções, pois o cliente beneficiado pode contar a prática para outros que exigirão o mesmo tratamento. Em vez de tentar agradar somente pelo preço baixo ou a oferta, esforce-se para qualificar o seu serviço. Aprimore suas técnicas, utilize materiais de melhor qualidade e apresente um resultado surpreendente para justificar o seu valor.
Não levar em conta a velocidade das mudanças
Uma vez estando no mercado, você deve buscar os meios para diferenciar o seu negócio dos demais. Por isso, é importante inovar. Não deixe aprimorar as suas técnicas e aprender novas — são elas que definirão a qualidade do seu trabalho. Fazer mais do mesmo, principalmente nesse mercado, leva os fotógrafos iniciantes à estagnação.Do mesmo modo, é importante não ignorar a velocidade com a qual as mudanças estão ocorrendo no mercado. Os consumidores, por exemplo, estão cada vez mais informados sobre os próprios direitos e as opções que têm à disposição. Antes de comprar produtos ou contratar serviços, eles pesquisam bastante na internet. Sendo assim, atualize-se em todos os sentidos. Reforce a sua presença online e seja um fotógrafo atualizado, consciente das atuais práticas de mercado.
Outro erro comum que os fotógrafos iniciantes — ou até mesmo os mais experientes —cometem diz respeito à prospecção de clientes. Por isso, que tal entender um pouco melhor sobre como fazer uma boa prospecção? Assim, você garante que sua margem para erros e imprevistos fica cada vez menor.
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