O que é Landing Page e como fazer?
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A cada dia, mais pessoas estão querendo vender online, e ter uma Landing Page é essencial para isso. Nesse post vamos te explicar o que é e qual o principal motivo de ter uma Landing Page.
Imagine a seguinte situação: Você quer atrair mais clientes, um dos jeitos, é produzir conteúdo de relevância para que as pessoas possam te encontrar na internet e consequentemente se interessar pelo seu conteúdo.
Então, o seu potencial cliente acaba te conhecendo, sabe o que você oferece, se interessa e é convencido a comprar e se transformar em um cliente seu.
Eis que aqui está o desafio: Depende de você estabelecer um contato com o visitante, porque não basta ele dar uma ''olhada'' no seu blog ou nas suas redes sociais e nunca mais voltar.
Esse visitante, precisa se tornar um lead, que é um potencial cliente. Para isso, ele vai precisar fornecer pelo menos o nome e um e-mail, para iniciar o vínculo com você. Mas como fazer isso? Como pegar o contato do visitante e fazer ele se tornar um lead, e quem sabe um cliente de fato?
A resposta está no título do post: Landing Page.
Quer aprender mais sobre marketing digital? Leia: Como fazer marketing digital para fotógrafos.
O que é Landing Page e como fazer?
Landing Page também pode ser chamada de página de vendas, página de destino ou página de aterrissagem. Landing Page pode ter dois significados, no Google Analytics, Landing Page se refere a qualquer página que você acessa ao entrar em um site.
Já o que vamos falar hoje aqui, é sobre sua aplicação nas estratégias de Marketing Digital. Seguindo esse fio, Landing Page é uma página que tem como objetivo gerar conversões. Seja de venda, lead ou uma oportunidade.
O visitante cai na sua página, preenche dados básicos como nome e e-mail, mas o suficiente para se tornar um potencial cliente(lead) e assim iniciar uma relação com você.
A página normalmente deve conter poucos elementos, e principalmente com uma chamada para ação(CTA) em destaque, para indicar a ação que se espera do visitante. Assim o visitante da Landing Page, não se distrai e realiza a conversão antes que abandone a página.
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Para que serve a Landing Page?
Uma Landing Page pode cumprir diferentes finalidades, mas a principal é que ela precisa tirar todas as dúvidas do visitante, ao ponto que ele clique em comprar ou se cadastrar, dependendo da CTA que você colocou.
Então uma Landing Page, serve para que o visitante se transforme em um lead. Assim, faz com que os visitantes, não sejam apenas visitantes, mas em potenciais clientes ou leads.
No momento em que você consegue o contato do seu potencial cliente, pode se relacionar com ele, ou seja, descobrir aqueles que estão suscetíveis a realizar o negócio com você.
Enfim, a Landing Page é uma ferramenta poderosa para otimização de processos, além de estabelecer confiança e empatia do seu cliente.
Estrutura de uma Landing Page
Agora que sabemos tudo sobre uma Landing Page, para o que ela serve, como usá-la. Vamos a algumas estruturas que podem ter, dependendo do seu objetivo, vender, gerar leads, um orçamento, etc.
Mas calma, de inicio parece ser algo muito difícil, usando a ferramenta certa, você vai ver que tudo fica fácil.
Confira a listagem de itens que podem ter em uma Landing Page:
Título e subtítulo
CTA
Uma boa oferta
Autoridade
Conteúdo
Depoimentos de Clientes
Imagens
Vídeo
Formulário
FAQ
Vamos falar um pouco de cada item, bora lá.
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Título e subtítulo
Para muitos profissionais do marketing, o título é a parte mais importante em uma Landing Page, pois há estatísticas que comprovam que a maioria das pessoas só leem o título, seja do que for.
Então logo no primeiro contato precisa entender sobre o que se trata, você precisa ir direto ao ponto, para capturar logo a atenção do visitante. Veja como nosso amigo e parceiro Matheus Granado do @fotograficamemes faz em sua Landing Page.
Portanto, entenda que o título e subtítulo na Landing Page são cruciais para o sucesso dessa página de vendas.
O título precisa transmitir a proposta do seu negócio, assim atrair o visitante a querer saber mais a respeito.
Se o visitante acessar sua Landing Page, ele precisa ter a solução que busca logo de imediato, sem enrolar.
Então entenda: O título da Landing Page precisa ter clareza e ser objetivo.
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CTA
Call to action(CTA) é uma chamada para ação, visual ou em texto, que peça para o visitante realizar uma ação. É fundamental dentro do Marketing Digital.
Um CTA pode ser aplicado de diversas maneiras, em um botão, em uma imagem, dentro do texto.
Uma boa oferta
É aqui onde você vai eliminar objeções do seu possível cliente. Descreva sobre a oferta, elimine as dúvidas e destaque os termos relevantes em negrito.
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Autoridade
Fale um pouco sobre você, relate sua trajetória, prêmios que ganhou, certificações, palestras que participou, números de vendas já realizadas do produto ou serviço que está sendo ofertado.
Conteúdo
O que vai ser aprendido ou qual serviço será vendido ? Crie bullet points, que é organizar em tópicos, enumerar para que fique mais fácil a visualização de tudo que está sendo comprado, além de ajudar na tomada de decisão, elimina mais objeções do que ele vai aprender ou do serviço que irá adquirir.
Depoimentos de Clientes
Nessa parte você pode colocar evidências, incluir depoimentos de outros clientes que compraram, as pessoas tendem a ter mais confiança no que outras pessoas recomendam.
Você poderá fazer isso de algumas formas, alguns prints de depoimentos de quem já comprou, número de pessoas que já compraram.
Imagens
Aqui temos mais um item importante, o título precisa impactar, mas uma boa imagem é um elemento crucial em uma Landing Page, porque desperta interesse.
Use uma imagem que exponha seu trabalho, provas sociais, além de outros elementos de design, setas e banners, que são usados para indicar outros pontos importantes, botões com CTA, formulário, etc.
Vídeo
Use um vídeo que exponha seu trabalho, ou prova social em vídeo de clientes dando um depoimento e mostrando o quanto seu produto/serviço impactou eles.
No caso de fotógrafos e de videomakers, também podem colocar seus melhores vídeos, alguns bastidores interessantes ou slideshow com fotos. Pode também ser um vídeo explicativo que seja de fácil compreensão, sobre o que está sendo ofertado.
Formulário
No formulário é onde acontece o objetivo da sua Landing Page, dedique uma atenção a ele.
Mas, importante: Lembre-se que seu potencial cliente está na internet, tendo milhares de distrações. Não crie um formulário muito grande, pedindo muitos dados, porque isso vai desencorajar e ele não vai realizar a ação.
Então não fuja muito do básico, o formulário da sua Landing Page pode ter: Nome, e-mail e celular/Whatsapp.
FAQ
FAQ são as dúvidas mais frequentes, crie um questionário de possíveis dúvidas que o seu cliente pode ter, como é o pagamento, tem parcelamento? Tem desconto à vista?
Qual o prazo ele vai receber o produto ou serviço que ele adquiriu? Tire essas dúvidas, pois será mais uma quebra de objeções, aqui ele já está no momento antes para a compra.
Viu como uma Landing Page não é nada complicado? Recomendamos muito que implementem a Landing Page no seu negócio. É uma opção extremamente valiosa para te ajudar no aumento dos seus resultados.
Nós podemos te ajudar
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José Alfredo
Criador de conteúdo e assistente de Marketing na EPICS.
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