O cliente gostou e isso que importa. Será mesmo?
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Olá pessoal, Anderson Marques aqui.
Quantas vezes não vemos em grupos de fotografia essa famosa frase: “O cliente gostou e isso que importa.” Ou até mesmo nós já pensamos ou falamos essa frase em algum momento da carreira para rebater uma crítica ou sugestão de outros colegas.
Mas, será mesmo que só isso que importa?
Para mim, o cliente gostar do trabalho entregue é a nossa obrigação. Afinal, é a história deles, uma época marcante ou um momento especial e nós como profissionais da fotografia temos a obrigação de entregar imagens que irão agradar aos clientes.
Quando postamos nosso trabalho em grupos de fotografia haverão inúmeros comentários, sejam eles positivos ou negativos.
Mas, como é difícil ouvir uma crítica sobre uma foto nossa, não é mesmo?
Você sabe como foi difícil fazer aquela imagem, como aquele momento foi importante e por consequência, aquela imagem terá um valor muito maior para você que viveu aquele momento.
Só que nem sempre com apenas um clique conseguimos transparecer para outras pessoas todo o impacto e a mensagem que existe para nós e para os clientes que estavam ali.
E na primeira crítica que recebemos daquela foto especial lá vem aquela famosa frase novamente: “O cliente gostou e isso que importa”.
Mas, será que eles não gostariam ainda mais se a composição tivesse valorizado melhor a cena? Ou se a luz tivesse encaixado melhor no rosto dando mais destaque ao momento? Ou se em uma foto dirigida você tivesse feito uma direção melhor deixando mais natural a pose? Ou se você tivesse clicado alguns segundos depois aquele momento tão impactante e esperado a hora do ápice da emoção?
Sim, o cliente gostou, mas poderia ter gostado ainda mais! Afinal, como eu sempre digo: "Não há nenhuma foto que é tão boa que não poderia ser melhor”.
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Foto: Anderson Marques
Ouvir críticas, sejam elas “construtivas” ou "destrutivas" são importantes para saber como as nossas imagens são vistas pelos olhos de outras pessoas que não viveram o momento.
Uma foto incrível não precisa ser explicada, uma foto incrível impacta quem está visualizando e carrega em si diversas leituras e mensagens.
Sempre haverá algo a melhorar em nosso trabalho, e quando você achar que já está tudo perfeito e não precisa estudar ou melhorar nada, tenha muito cuidado! Talvez você está se deixando levar pelos elogios e deixando de se manter em constante busca pela evolução que é tão importante em nossa carreira.
O cliente gostou, isso importa. Mas, que nas próximas eles gostem ainda mais.
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Sobre o Autor
Anderson Marques
Fotógrafo de casamentos em Brasília - DF.
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