Narrativa Fotográfica: O Desafio de Contar uma História Coesa
Compartilhe
Fotógrafos são contadores de histórias. Afinal, você foi contratado pra registrar o dia na vida de alguém e essas imagens precisam contar o que aconteceu com uma narrativa fotográfica. Suas fotos de casamento contam sem palavras o que aconteceu naquele dia tão importante para os noivos? Nesse texto, o fotógrafo Rivalcir Baluta, nos explica como forma de maneira coerente uma narrativa com suas fotos, passa várias dicas e apresenta uma narrativa feita por ele. Desfrutem :)
Se alguém te falar: "Vamos Fotografar um casamento sem fazer fotos posadas?"
Parece um sonho né? Mas tem tudo para se tornar um pesadelo.
Eu tenho diversos casamentos aqui no Uruguai onde os noivos dizem que não querem fotos posadas, que buscam o espontâneo. Acreditem, pode ser mais difícil do que parece. Esses eventos exigem uma NARRATIVA FOTOGRÁFICA forte.
Querer apenas as fotos espontâneas não quer dizer que a noiva não busca aquela foto linda dela com a mãe, pai ou com amiga. Querer só as fotos espontâneas não quer dizer que os noivos não querem fotos românticas, que querem somente fotos “mucho doidas”. Muito pelo contrário. Isso exige um grau de comprometimento e organização do fotógrafo para não acabar com um casal arrependido da contratação. É difícil fotografar quando você tem liberdade para criar o que quiser. É difícil controlar a ansiedade de fazer tudo e acabar não fazendo nada consistente.
Tudo está em torno da construção da narrativa adequada e do fotógrafo atento.
Antes de tudo: uma narrativa é diferente dos "Fotões" que vemos por ai. A narrativa envolve todo o trabalho de fotografia e não apenas de uma foto bem dirigida, iluminada. Todos queremos aquela foto que impressiona, mas precisamos pensar também na narrativa como um todo.
COMO CRIAR UMA NARRATIVA FOTOGRÁFICA
Entenda quem são os personagens do casamento
Primeiro de tudo, voce precisa saber quais são os objetos e personagens principais do evento. Isso vai acontecendo aos poucos ao longo do dia de fotos, diante da percepção e dos sentidos do profissional. Mas pra te ajudar, você pode fazer um briefing com os clientes antes do dia evento.
Separe por grupos
Procure descobrir quais são as pessoas mais importantes. Pode parecer "Ah! Todos são importantes". Mas sabemos que não é bem assim. Sempre tem o grupo dos melhores amigos, o grupo dos familiares mais próximos. Você também pode identificar isso antes do evento, mas durante o dia podes ir observando as interações e tirando suas próprias conclusões.
Storytelling: Obejtos + personagens
Agora você já pode começar a contar a história mesclando os objetos importantes com as pessoas importantes.
Quando fotografar objetos importantes para os noivos procure incluir uma interação humana junto ao objeto. Mas, tome cuidado nessa hora para esse personagem humano não ser o funcionário do hotel, ou o motorista do aplicativo ou ainda alguém do buffet, resumindo: pessoas que não estejam na história do casal. Não existe problema em ser eles, mas a foto deve valer muita a pena para clicar com eles. Procure as interações que sejam de familiares, amigos e pessoas significativas para o casal.
Conte história e organize o Storytelling do casamento
Descoberto pessoas e objetos importantes outras informações são necessárias:
Como estava o clima no dia do casamento? Tinha vento? Sol? Chuva?
Que momento do dia aconteceu? Manhã, tarde ou noite?
Como era o local?
Tinha muita gente?
Que horas esta acontecendo? (essa é mais difícil, mas dá pra tentar).
No jornalismo existem algumas perguntas que costumam facilitar o profissional a montar a história da forma mais coesa possível. Se utilizamos essas perguntas e se elas estiverem bem estruturadas em sua cabeça, a sua narrativa fotográfica poderá ser mais forte.
As perguntas são:
Quem?
O que?
Quando?
Onde?
Por quê?
A história de um Casamento Civil
Vamos usar como exemplo o Casamento Civil da Ana e do Santi realizado no Uruguai.
Esse Casal não queria nenhuma foto posada, apenas fotos espontâneas. A dificuldade aumenta quando o noivo é Designer e Publicitário.
É possível ver diante das miniaturas uma unidade em cor e a sequência coerente, além de mostrar o horário, pessoas importantes, ânimo da festa, clima. É possível verificar os movimentos de transição do casal.
Como unir tudo isso para que a narrativa fotográfica seja coerente?
Uma narrativa não precisa apenas responder aquelas perguntas. As respostas precisam ter ligação visual. É fácil fotografar o horário do dia que está acontecendo, o local, quem e quando acontece. No entanto o difícil é manter a mesma identidade visual, como: Conexão de luz + Emoções + Cores +Movimentos.
Não adianta você fotografar cada momento de uma forma diferente. Parece que são dezenas de fotógrafos distintos em um único casamento.
Uma narrativa coesa possui uma identidade visual.
DICAS:
- Se possível use o mesmo esquema de luz em todo o evento.
- Procure cores e texturas que unam os momentos.
- Procure pessoas que estejam presentes de forma intensa em cada etapa.
- Fotografe objetos que caminham junto aos noivos e que possam unir as fotos de uma forma única.
- Fotografe de forma que possa se identificar bem o começo, o meio e o fim.
- Fotografe os meios da história. Os "entre" momentos, aqueles que as pessoas estão indo para algum lugar no evento, saindo ou entrando. Eles contam muito sobre o evento.
Fotografe muito. Esteja com a câmera armada, pronta, sempre. Não deixe de fazer aquelas fotos que causam o efeito "uau!' Todos queremos essas fotos. Mas quando estiver fotografando para criar uma narrativa, busque se concentrar na coesão de todo evento.
Como é fotografar um evento que os noivos não querem fotos posadas?
É pensar em todos esses elementos o tempo todo. É fotografar quase sem parar. Ë estar sempre atento as conversar, seus ouvidos mostraram a você a próxima foto.
Vamos fazer um exercício nas suas fotos:
1. Você encontra uma identidade visual nas fotos dos eventos que fotografa além dos noivos (que estão ali ligando foto a foto), algo mais, e menos esperado está fazendo esse serviço de conexão?
2. Você possui fotos que mostram todo ambiente e situam as pessoas onde está acontecendo o evento?
3. Tem a mesma edição de cores em todas as fotos causando uma unidade de cor? Existe Identidade Visual?
4.Fotos de pessoas indo de um lugar para o outro?
5. É possível contar em 10 ou 20 fotos toda a história do seu evento?
As perguntas "O que" "Como" "Por quê" "Onde" "Quem" estão respondidas?
Apliquem a Narrativa Fotográfica no trabalho de vocês e entregue além do que belas imagens. Conte uma história através delas :)
Rivalcir Baluta
Primeiro lugar em 2019 com maior número de casamentos inteiros premiados pela Inspirations Photographers Ganhador da Lente de Ouro 2019 Na lista dos fotógrafos mais premiados do mundo. Sou um louco por gatos; Amo o fim do dia e o início também. Essas luzes são incríveis. Sou parceiro para uma boa aventura. Maluco por tudo que é diferente. Apaixonado pelo tradicional e isso é uma ambiguidade. Mas sou assim.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe