Como mensurar resultados de anúncios no Facebook e Instagram
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Antes de começar, você já deve ter lido: O que é pixel do facebook? Aprenda nesse passo a passo de como integrá-lo ao seu site, depois veja como anunciar no Facebook e Instagram de forma correta.
Se você já configurou sua Conta de Anúncios no gerenciador de anúncios do Facebook, já criou uma campanha, configurou o conjunto de anúncios e criou diferentes anúncios, é hora de ver as métricas ver o que está dando resultados para o seu negócio.
Passo 1: acesse o Gerenciador de Anúncios
-No menu lateral no seu perfil do Facebook, pode estar escrito Gerenciador de anúncios ou Anúncios.
Dentro do Gerenciador de Anúncios com as suas campanhas, é importante observar algumas colunas e o que elas nos informam.
Orçamento
É a quantia em dinheiro que você demandou para determinada campanha. Lembrando que o orçamento pode ser Diário (um valor X por dia) ou Vitalício (um valor X para um período inteiro).
Cliques no link/Cadastros/Custo por lead.
É possível verificar diversas métricas dentro do gerenciador de anúncios, dependendo do objetivo da sua campanha, mas algumas métricas sempre são boas para serem consultadas, quantas pessoas clicaram no anúncio, quantos cadastros foram feitos e qual foi o custo por lead.
Alcance
É o número de usuários que foram atingidos pelos seus anúncios de acordo com o Posicionamento escolhido para sua campanha.
Impressões
Esse número mostra quantas vezes o anúncio foi visto pelas pessoas. Este número pode ser maior que o número de pessoas alcançadas, pois uma pessoa pode ver o mesmo anúncio mais de uma vez.
Resultados
Existem dezenas de outras métricas dentro do Gerenciador de Anúncios. Em personalizar Colunas, pode inserir, retirar e combinar diversas métricas. Mas de início estas são as métricas mais importantes (e simples) a serem analisadas.
NOTA: O Gerenciador de Anúncios do Facebook passa por constantes atualizações mensalmente. Frequentemente, alguns recursos, botões e informações são movidos de um lugar para o outro, bem como algumas funcionalidades são inseridas enquanto outras são removidas.
COMO SABER QUAIS ANÚNCIOS ESTÃO FUNCIONANDO MELHOR? VEJA UM EXEMPLO REAL:
Para analisar os anúncios que estão sendo veiculados dentro de uma campanha. Selecione a campanha a ser analisada em Campanha > Conjunto de Anúncios > Anúncios e você verá uma tela como esta abaixo:
Novamente, será necessário analisar algumas colunas. Aqui, vamos às colunas, porém por cada anúncio.
Assim, você pode ver qual anúncio está te gerando mais cliques, mais cadastros e custo por lead, entre outras métricas que forem importantes para você.
DICA: Por recomendação do Facebook, inclua pelo menos 4 anúncios por conjunto de anúncio, isso serve para o Facebook consiga fazer os testes de qual anúncio pode gerar mais resultados.
PONTOS A SEREM OBSERVADOS:
Esta é uma campanha real. Dentro dessa campanha, criamos diversos anúncios - em foto, e em vídeo.
Ficou nítido, por meio das colunas de resultados, que alguns anúncios foram melhores que os outros, gerando mais resultados, por isso é importante ter vários anúncios por conjunto de anúncio, nunca tenha apenas um anúncio, pois será muito difícil obter melhores resultados se não tiver outro ponto de comparação.
Sendo assim, durante a campanha, desativamos anúncios que não estão sendo eficientes, e deixamos somente os melhores ativos. Para desativar um anúncio, basta clicar no módulo "on/off" ao lado da foto do anúncio, que você vê na imagem acima.
COMO SABER SE O CUSTO BENEFÍCIO ESTÁ SENDO BOM?
Como você viu, é muito vantajoso investir em Anúncios, pois o público dos fotógrafos navega bastante por essas redes, e aliando seu site com anúncios nas redes sociais o resultado tende a ser muito positivo. Mas como saber se realmente está valendo a pena?
A coluna de Custo Por Lead já lhe dá um bom parâmetro se está sendo positivo investir em anúncios. Mas para ser mais preciso, podemos fazer um cálculo simples chamado ROI - Retorno Sobre Investimento.
A fórmula é: (valor ganho - valor investido ÷ 50 x 100)
ou
(500 - 50 ÷ 50 x 100) = 900
NA PRÁTICA:
Se você investiu R$50 em anúncios, e conseguiu fechar um ensaio por R$500, você teve um ROI de R$450, ou seja, um aproveitamento de 900%.
Se a cada R$50 investidos você fechar um ensaio de R$500, significa que, na teoria, ao investir R$200, você teria R$1800 de retorno.
Caso haja dúvida, há um link para calcular o ROI online.
IMPORTANTE: Esta não é uma projeção 100% precisa, pois existem diversas variáveis. Não há como afirmar que este cálculo tem 100% de precisão, mas tem um jeito de saber: se você tentar.
LEIA TAMBÉM: Dicas de SEO para fotógrafos na prática
INDO MAIS FUNDO
O Facebook disponibiliza uma plataforma de estudos para quem quiser aprofundar os conhecimentos em anúncios: o Facebook Blueprint, onde você consegue acessar cursos em qualquer idioma, gratuitamente.
Comente se você tem interesse em saber mais sobre Pixel do Facebook, ou se ficou alguma dúvida durante o processo de analisar os resultados das suas campanhas. Estamos aqui para ajudar, e esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
O que achou? Comente abaixo!
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