Melhores lugares para fotografar em Bonito - MS
Compartilhe
Detalhe importante sobre Bonito: Todos os passeios tem que ser agendados por meio de uma agência de turismo. Essa iniciativa faz do turismo da cidade ser exemplo no Brasil e no mundo.
A agência que sempre indicamos é a Agência Ygarapé. Já fomos mais de 3x para a cidade, e sempre com eles.
Flutuação e Mergulho na Lagoa Misteriosa
A Lagoa Misteriosa fica dentro do Recanto Ecológico Rio da Prata, apenas 30min do centro da cidade de Bonito, é o passeio ideal pra quem gosta de contemplação na água. Lá é possível fazer flutuação (snorkel) e mergulho com cilindro, a paisagem que é vista abaixo d'água do enorme buraco para o fundo da lagoa é de impressionar. Com uma visibilidade de até 60 metros de alcance, olhando debaixo da água você consegue observar a outra borda da lagoa.
Até hoje não encontraram o fundo dela, e é esse um dos motivos do nome “MISTERIOSA".
Importante: A Lagoa Misteriosa fecha todos os anos de outubro à abril, devido a condições climáticas que durante essa época a água não fica cristalina e sim verde com bastante musgo por proliferação de microalgas.
Dicas de foto:
- Tire uma foto na escada submersa da Lagoa Misteriosa
- Leve equipamento fotográfico com proteção a prova d’água (Leia também: Como tirar fotos embaixo d’água?)
Foto: Evandro Rocha
Gruta do Lago Azul
Um dos passeios (se não, o mais) famosos de Bonito-MS, é sem dúvida a Gruta do Lago Azul. Comandada pelo governo, a visita na gruta também precisa ser agendada por intermédio de uma agência de turismo de Bonito. Lá são cerca de 300 degraus para descer até a plataforma de observação, podendo ficar cerca de 15 minutos com grupos de tamanho limitados.
Nesse lago já foram encontrados fósseis de preguiça gigante e tigre dente de sabre! A prática de mergulho e de flutuação não são permitidas no local, por questões de preservação. Mas a vista de fora continua sendo impressionante.
Dicas:
- A luz na caverna é bem baixa, e não há apoio de luzes artificiais para ajudar naquela selfie rsrs e nem serviço de fotografia profissional durante o passeio. Pode ser bastante complicado fazer a fotometria no azul da lagoa sem deixar as pessoas claras demais, então esteja preparado para tirar fotos em baixíssima qualidade de luz.
- Saiba que é obrigatório o uso de capacete e sapatos fechados (então se tiver pensando num look para fotos, combine com o capacete rsrs)
- Em meados de novembro à dezembro, é o único período do ano que a luz entra pela caverna e atinge o lago. Isso rende fotos incriveis!
Gruta de São Mateus
A Gruta de São Mateus fica apenas 15minutos do centro e é um ótimo lugar para tirar fotos em Bonito! Após uma caminhada de 30 minutos em uma trilha inclinada morro acima, você chega na entrada da caverna. O clima dentro costuma ser mais agradável que fora. Na gruta existem iluminações próprias que ajudam na hora de fazer aquele clique, porém aconselhamos ao fotógrafo levar uma lanterna para composições mais elaboradas de luz.
Dicas:
- Use lentes grande angulares. A lente do celular também dá conta ;)
- Aproveite o primeiro salão para tirar fotos, ele é o maior e um dos pontos mais lindos, porém guarde cartucho para a escadaria do final!
- Vá de sapato fechado, há pontos na trilha e na gruta que ficam um pouco escorregadias.
Cachoeiras Rio do Peixe
Um lugar maravilhoso para tirar fotos em Bonito é sem dúvida o parque Rio do Peixe, lá é um dos lugares que você verá a presença frequente de araras voando bem pertinho, araras azuis, araras vermelhas… É possível vê-las até pelo chão caminhando! Mas o grande charme do Rio do Peixe em Bonito são suas cachoeiras! São mais de 7 cachoeiras, é um passeio para o dia todo! Nossa preferida é a Cachoeira do Luar e a cachoeira poço do arco-iris, onde há até uma fenda, que rende fotos meia água, fotos com dome, lindas!
Flutuação no Áquário Natural
Tirar fotos em Bonito, é se preparar para muitas fotos embaixo d’água! Prepara sua GoPro e seja feliz! Lá foi a nascente com o maior número de peixes combinado com a maior visibilidade embaixo da água. O lugar é ideal para tirar fotos, seja você com seu celular e capinha a prova d'água ou com uma GoPro.
Dica:Fotos com dome também são uma ótima ideia na nascente ;D
Rapel, Mergulho e Flutuação no Abismo Anhumas
Abismo Anhumas é pra quem curte aventura, mesmo! Fizemos até um post dedicado a esse passeio, leia aqui: Abismo Anhumas - Mergulho no Escuro.
Lá embaixo não chega muita luz do sol ( a não ser no período de novembro/dezembro, que entra um feixe de luz incrível), tirando essa época a luminosidade é bem baixa. Aconselhamos um celular com um bom modo noturno, e sempre que possível aquele truque de ligar a lanterna do celular do amigo para fazer uma boa selfie ou um retrato. Já ara as fotos de mergulho, o assunto fica mais sério. É possível mergulhar até 18 metros no lago que há dentro da caverna, considere um bom equipamento subaquático, com auxilio de lanternas, veja mais nesse post: Como Tirar Fotos Embaixo D'água.
Contratando o mergulho no Abismo Anhumas com a Bonito Scuba, você também pode incluir o serviço de foto, fizemos e recomendamos muito!
Rapel e cachoeira no parque Boca da Onça
Pra todos que querem tirar muitas fotos em Bonito aconselhamos levar uma GoPro, ainda mais se for visitar o Parque Boca da Onça, um complexo com mais de 8 cachoeiras espalhadas pela mata, com trilhas bem levinhas para seguir. Lá é possível fazer um rapel de 92m para chegar nas cachoeiras, ou seja para ambas as opções ter equipamentos leves como uma GoPro, vai super bem!Flutuação no Rio da Prata
Com 1km e 600m de flutuação, tirar fotos na flutuação do Rio da Prata é necessário! Há muita vida no inicio da flutuação, na nascente. Com muita vegetação, abuse dos cliques no inicio da flutuação e depois no “vulcão" de nascentes, onde se pode fazer apneia e tentar garantir aquelas fotos lindas de dome (fotos meia água).O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe