Logo para fotógrafos
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Olá, tudo bem? Meu nome é Higor Riente, e sou designer gráfico, desenhista e ilustrador há 10 anos. Há cinco deles dedico meu talento e minha experiência para uma área incrível: a fotografia, fazendo logotipo para fotógrafos e videomakers, bem como identidade visual.
Percebi que uma área que tem a imagem como objetivo final, não tinha o devido cuidado com a sua própria imagem. Ajudar fotógrafos e videomakers a atingirem um novo patamar e um novo nível se tornou o meu dia a dia.
A primeira impressão que um fotógrafo passa para seu potencial cliente é definitiva. Por isso é imprescindível que sua marca seja impactante, que dê ao cliente uma boa ideia da sua personalidade e até do seu estilo de trabalho.
CRIAR LOGOTIPO PARA FOTÓGRAFOS
Um logo bem pensado e trabalhado pode ser determinante para que o consumidor fique curioso para saber mais sobre você e as suas criações; Enquanto uma boa identidade visual leva em conta seu estilo pessoal, seus gostos e seu estilo de fotografia.
Quando não se sabe por onde começar, a fotografia oferece uma vantagem. Há uma série de elementos ligados à profissão que podem ser utilizados de maneira criativa em um logo.
Câmeras, filmes, lentes, obturador, entre tantos outros. Entretanto, é muito comum ver logos de fotógrafos utilizando esses ícones. Dessa forma, não há um conceito de exclusividade associado à marca.
POR QUE TER UM LOGOTIPO EXCLUSIVO
Sempre costumo questionar: qual é o seu diferencial em relação ao seu concorrente? Ter um trabalho exclusivo é a melhor resposta que você pode dar. E a melhor forma de transmitir isso é por meio de duas coisas: suas fotos (ou vídeos), claro; e sua identidade visual.
Com uma identidade visual marcante, exclusiva, que represente perfeitamente o seu trabalho, você tem tudo para fazer ações de branding incríveis, para que sempre que alguém ver um trabalho pela internet, perceba na hora que é de sua autoria. Isso que é ter identidade, é muito além de ter apenas um logo bonito.
Você deve estar se perguntado: Mas afinal, o que é branding? De forma resumida, branding é a gestão de marca de uma empresa, e isso é um ponto cada vez mais crucial na carreira de um fotógrafo(a) ou videomaker. Segue a lógica: sem uma identidade própria, fica difícil fazer ações de branding. E sem branding, seu trabalho estaria fadado a não ser lembrado pelo seu próprio público. E ninguém aqui quer isso, certo?
Outro ponto que destaco sempre que começo a desenhar a identidade de um fotógrafo, é simplesmente o carinho. Algo feito à mão, desenhado de acordo com todos os detalhes coletados em um longo briefing, com a garantia de será entregue um trabalho que representa 100% a sua obra. É isso que define o primeiro degrau para a construção de uma marca exclusivamente sua, com o seu DNA.
COMO É FEITO UM LOGOTIPO PARA FOTÓGRAFO
Esse é um ponto muito questionados pelos fotógrafos e videomakers que chegam até mim: como será feito o meu logo? Como funciona? Qual o prazo? E se eu não gostar? Vou visualizar o processo ou somente o resultado final? Você faz tudo sozinho?
O que sempre digo é: calma. É muito mais simples do que você pode imaginar.
BRIEFING
Uma identidade visual é feita a partir de um briefing, que sempre faço a partir de um formulário e uma conversa por telefone, ou até videochamada. Coisa rápida, de 20 minutos, para eu absorver a tua essência, seu estilo de vida e de fotografia.
RASCUNHO
O rascunho é desenhado à mão, com lápis no papel. E eu vou te pontuando de como está ficando (hoje em dia tudo mais fácil e prático pelo WhatsApp, né?) para ter certeza que estamos no caminho certo.
FINALIZAÇÃO E ENTREGA
Após isso, o desenho é digitalizado e entra em processo de finalização, com auxílio dos softwares próprios para designers gráficos. Em seguida, monto uma apresentação e envio para o cliente. Se gostou, já pode usar e divulgar a nova marca para todo o mundo. Se não gostou, vamos lapidar até que fique algo 100% agradável aos olhos do cliente.
CONSULTORIA
Não, eu não faço esse trabalho todo sozinho, mas em equipe! Tenho um assistente de arte incrivelmente talentoso, o Carlos Adriel, que me auxilia em todos os processos.
Além disso, todo o processo é supervisionado por três feras da fotografia e do design: Evandro Rocha, Celso Modeneze e Vanuza Amarante. Em 100% dos trabalhos que eu desenvolvo, tem participação efetiva destes três.
Quando usar nome próprio ou nome fantasia?
Trabalhar sozinho no início faz a maioria dos fotógrafos e videomakers optarem pelo nome próprio para o nome da empresa.
Quando a agenda começa a lotar e a empresa crescer, é comum vermos transições de nomes próprios para um nome fantasia, o que traz mais liberdade para não estar pessoalmente em todos os trabalhos e ter uma equipe.
A questão é que não existe melhor ou pior. Você precisa identificar como você quer que sua marca seja percebida pelo seu público.
Um nome fantasia é um nome fictício para representar seu negócio. Ele pode ter características próprias, personalidade e uma história diferente da sua, dando liberdade e flexibilidade para seu negócio.
Por outro lado, usar seu nome próprio ou um apelido te coloca como figura principal do negócio, cria autoridade e o relacionamento fica mais íntimo.
Seu nome, sua história e sua personalidade já estão prontos, é só usar!
Na fotografia, por ser um trabalho artístico, pessoal e trabalhar com famílias, é mais comum fotógrafos manterem seus nomes próprios.
O nome próprio do artista traz mais pessoalidade e relacionamento com o cliente. Já um nome fantasia pode demonstrar que você não é apenas um, mas uma grande empresa.
IDEIAS DE LOGO PARA FOTÓGRAFOS
Para que você possa entender na prática o que escrevi até aqui: não é porque você trabalha com fotografia que a sua identidade visual deve ser toda baseada em imagens comuns à área. Como dito anteriormente, ela deve transmitir a seu cliente o seu estilo e personalidade como um todo.
Para inspirá-los, reunimos alguns exemplos de identidade visual que passeiam por todos os tópicos abordados acima. Enjoy! :)
Logotipo feito à mão para o Revoar Fotografia, que rendeu uma incrível história de lançamento dentro de um balão
Um dos meus primeiros logotipos criados, do fotógrado Danilo Vieira
Logotipo da Liamara Silva - uma identidade visual sempre carrega todos os elementos que significam o seu estilo de vida
Logotipo do Leandro Marttins, que virou até tatuagem
A partir de uma identidade visual, cria-se produtos únicos com seu logotipo, como etiquetas por exemplo
Ícones que formam a identidade visual do fotógrafo Bruno Rosa
Logotipo desenvolvido para o fotógrafo de gestantes e infantil André Castro
Higor Riente
Designer gráfico, desenhista e ilustrador em São José do Rio Preto - SP. E pai do Pedrinho :)
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