Imagem feita por I.A. vence o primeiro concurso fotográfico
Compartilhe
Com o avanço constante da tecnologia, as fronteiras entre o que é produzido por humanos e o que é produzido por máquinas estão se tornando cada vez mais tênues. Em diversas áreas, as IAs (Inteligências Artificiais) já são capazes de realizar tarefas que antes eram exclusivas dos seres humanos, como compor músicas, escrever textos e até mesmo produzir obras de arte. No entanto, esse progresso também tem gerado debates sobre o papel das máquinas na criação de arte e, mais recentemente, sobre a validade da participação de imagens geradas por IA em competições de fotografia.
SAIBA COMO IDENTIFICAR SE A UMA IMAGEM FOI FEITA POR IA
Foto I.A. engana juízes e ganha concurso de fotografia
Imagem criada por I.A. vencedora do concurso
O recente caso da imagem vencedora de um concurso de fotografia australiano, gerada por IA, desperta questionamentos sobre a relação entre arte e tecnologia, e sobre como devemos avaliar a autoria e a originalidade de uma obra.
Recentemente, uma fotografia impressionante de dois surfistas remando no mar à luz do sol, tirada por um estúdio de inteligência artificial localizado em Sydney, ganhou o primeiro lugar em uma competição fotográfica australiana organizada pela empresa de eletrônicos digiDirect.
A empresa Absolutely AI, responsável pela imagem, admitiu que inseriu a imagem na competição sob falsos pretextos, mas devolveu o prêmio em dinheiro após o anúncio da vitória. A empresa afirmou que o objetivo era demonstrar o poder da I.A. (inteligência artificial) em criar imagens impressionantes e realistas.
Veja a declaração da Absolutely AI:
"Esta semana, ganhamos um popular concurso de fotografia @digidirect entrando numa foto de drone de um par de surfistas ao nascer do sol.
É uma imagem bonita, mas não é real. É a primeira fotografia premiada com I.A. gerada pelo mundo.
Depois de sabermos que ganhamos, confessamos a verdade à empresa que dirige a competição e devolvemos o prémio em dinheiro. Então, porque é que o fizemos?
Fizemos para provar que estamos num ponto de viragem com tecnologia artificialmente inteligente ao passarmos no teste final. Poderia uma imagem gerada por I.A. não só passar despercebida (nem uma pessoa que viu a imagem sentiu algo fora do comum) mas, na verdade, receber o prémio principal por um especialista em fotografia?
A resposta é retumbantemente sim."
Embora a imagem não seja uma fotografia tradicional, ela ainda é uma obra de arte impressionante que reflete a habilidade e a capacidade da inteligência artificial de criar imagens visualmente cativantes.
"A fotografia mais roubada - Jan van Eyck"
Declaração da organizadora do concurso- digiDirect:
"Sim, a I.A. ganhou nosso concurso de foto
O DigiDirect está no noticiário desde 3 de fevereiro de 2023, quando o news.com.au publicou um artigo intitulado 'Homem ou máquina: esta é a foto mais controversa da Austrália', que revelou que uma imagem criada pela I.A. venceu a mais recente edição do concurso fotográfico da nossa empresa.
A empresa que criou a imagem, Absolutely AI, também divulgou uma declaração sobre suas façanhas ao enviar a imagem para a competição, explicando que era “para provar que estamos em um ponto de virada com a tecnologia artificialmente inteligente, passando no teste final”.
Em primeiro lugar, devemos parabenizar Absolutely AI pela merecida publicidade habilmente gerada para seus negócios e, embora nos sintamos humilhados, nossa competição de fotos foi seu "teste final", digiDirect está prestes a aumentar as apostas para garantir o debate Man vs Machine ou Photo vs Image I.A em um campo de jogo mais nivelado.
Antes de detalhar nosso novo concurso, gostaríamos de pedir desculpas a todos aqueles que participaram do concurso fotográfico que não foi ganho por uma foto. Assumimos total responsabilidade por isso. Anunciamos um novo vencedor em nossa conta do Instagram e introduzimos medidas que irão forçar os futuros vencedores a enviar a imagem bruta de suas fotografias editadas, o que revelará os principais metadados sobre a câmera usada para filmar suas inscrições."
Leia também - Como criar texto com Inteligência artificial?
Humano ou Máquina?
A empresa organizadora do concurso, digiDirect, aproveitou a onda e decidiu criar um novo campeonato, intitulado "Man Vs Machine Image Contest", que desafiará fotógrafos e criadores de inteligência artificial a submeterem suas fotos.
A competição começou em 20 de fev e vai até 26 de fev de 2023, e as imagens serão avaliadas por um painel de juízes especializados em fotografia, que escolherão um vencedor sem saber se a imagem foi criada por um ser humano ou gerada por IA.
O vencedor receberá um cartão presente de $1.000 da digiDirect, e a empresa divulgará detalhes sobre a pessoa ou empresa que criou a imagem vencedora.
O objetivo da competição é resolver o debate entre "Man vs Machine" ou "Photo vs Image A.I" em um campo de jogo justo.
Leia também: Como ampliar a resolução de uma imagem usando I.A.
O que esperar para o futuro?
A inteligência artificial tem evoluído bastante, mas ainda está longe de ser tão flexível e adaptável quanto o ser humano, há também questões éticas e sociais que precisam ser consideradas, como viés algorítmico e privacidade. Apesar disso, a IA pode ser muito útil se utilizada de forma consciente e benéfica para a humanidade.
Acreditamos que o uso dessas novas I.A. no meio fotográfico, pode ser um grande aliado no processo criativo para novos ensaios e inspirações..
E você, o que acha? Conte aqui qual sua opinião sobre o futuro da fotografia e da Inteligência artificial! Ah, fique ligado para mais novidades das I.A. nos próximos posts
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe