História da fotografia digital
Compartilhe
No início dos anos 2000 a fotografia em filme ainda era dominante. Mesmo já tendo passado quase 50 anos da invenção da primeira câmera digital. Carregávamos rolos e rolos de filmes e, ocasionalmente, pensávamos em enviar fotos para parentes distantes. As fotos serviam para documentar nossa história, para enquadrar, para salvar…
Dá pra acreditar que a inventora da primeira câmera digital foi a recém falida Kodak? Contaremos mais abaixo.
Quanta diferença uma década faz! A grande maioria de nós não manipula um rolo de filme há anos, hoje essa atividade é uma tendência considerada retrô. A tecnologia digital mudou a própria natureza da fotografia. As imagens digitais são gratuitas, fáceis e podem ser distribuídas instantaneamente. Como resultado, a grande maioria das fotos não são mais apenas para capturar momentos especiais, elas são usadas para comunicar o comum, o dia-a-dia das pessoas.
O aperfeiçoamento e os avanços tecnológicos nas câmeras tornaram a fotografia uma profissão e um hobby acessível a um número de pessoas cada vez maior. A fotografia digital revolucionou a forma como vivemos, fazemos e vemos a fotografia.
Veremos nesse post:
O que é a fotografia digital?
Vantagens e desvantagens das câmeras digitais
A primeira fotografia digital
A primeira câmera digital
Câmeras digitais nos dias de hoje
O que é a fotografia digital?
Vivemos em um mundo digital, estamos acostumados a gradativamente tudo se tornar digital. Os modos de vida mudaram junto com o crescimento da tecnologia. Agora nos comunicamos, fazemos compras e até trabalhamos digitalmente. A fotografia também é uma das coisas que mudou.
Antes dos dias das redes sociais e da vida na internet, a fotografia já era digital. Vamos adentrar nesse assunto, mas antes vamos entender o que faz uma fotografia ser considerada digital.
A fotografia digital é definida como uma forma de fotografia que utiliza fotodetectores eletrônicos para formar uma imagem.
As imagens são armazenadas digitalmente como arquivos de computador prontos para processamento digital. A diferença mais significativa entre a fotografia digital e a fotografia tradicional é o uso de eletrônicos para capturar e armazenar a imagem em vez do filme.
Vantagens e desvantagens das Câmeras digitais
- As imagens feitas com câmera digital podem ser revistas no local e salvas para depois ou apagadas se não forem satisfatórias. Isso economiza tempo e dá um fluxo melhor para o trabalho.
- As câmeras digitais podem armazenar mais imagens do que as câmeras de filme.
- As câmeras de filme precisam de um novo filme sempre que um antigo é gasto, enquanto os cartões de memória podem durar tanto quanto a câmera digital que o usa.
- As imagens feitas com câmera digital podem ser utilizadas no momento em que são feitas enquanto as imagens feitas com câmera de filme precisam ser reveladas em processos químicos.
Lados ruins das câmeras digitais:
- Se um ISO muito alto for usado, a imagem perde detalhes e ruídos (grãos) aparecem na imagem, principalmente em tons mais escuros. É possível amenizar esse ruído com software de edição, mas isso vai diminuir a qualidade de uma imagem, por isso a importância em entender a relação ISO, Abertura e Velocidade para capturar a imagem com mais qualidade e precisar usar menos os recursos de recuperação na pós-produção
- Maior complexidade, não basta apenas saber fotografar, você também tem que ter noções de softwares de edição.
Entenda como surgiu a primeira fotografia da história: Dia mundial da Fotografia
A primeira fotografia digital
Em 1957, um homem chamado Russell Kirsch levou a ideia da imagem sem filme um passo à frente. Um verdadeiro e ousado avanço tecnológico, tratava-se de um scanner de tambor que detectava as diferenças entre a luz e o escuro em uma imagem, com isso conseguiu reproduzir a primeira imagem digital.
Esta imagem, um retrato de seu filho, Walden, era em preto e branco e era muito pequena, com pixels bem aparentes. Embora seja primitivo para os padrões de hoje. Esse foi o início da história da fotografia digital que mudou todo o mundo fotográfico.
Russel Kirsh
Nas próximas duas décadas, os pesquisadores se desenvolveram na tecnologia digital. Na verdade, o desenvolvimento da fotografia digital estava intrinsecamente ligada à corrida espacial, As câmeras digitais eram muito básicas e pouquíssimas funcionais.
O filme era algo impossível para a fotografia espacial, então os cientistas desenvolveram uma maneira de os satélites enviarem um sinal digital de volta para a Terra.
Em 1969, a tecnologia de imagem digital deu um avanço importante, quando Willard Boyle e George Smith, da Bell Labs, desenvolveram chips CCD (dispositivo acoplado com carga) que podiam ser usados em câmeras de vídeo. À medida que esses chips se refinaram e começaram a se popularizar, em 1975, as primeiras câmeras CCD eram boas o suficiente para que os cinegrafistas as usassem na TV.
A primeira câmera digital
Somente em dezembro de 1975, o engenheiro Steven Sasson da Kodak, produziu a primeira câmera digital usando chips CCD.
A câmera de Sasson era uma verdadeira confusão de componentes. Ele usou a lente e o mecanismo de exposição de uma câmera Kodak XL55 para servir como peça óptica. O CCD capturava a imagem, que seria então executada por meio de um conversor analógico-digital da Motorola, era armazenada temporariamente em uma matriz DRAM de uma dúzia de chips de 4.096 bits e, em seguida, transferida para uma fita de áudio de um gravador portátil. A câmera pesava quase 4kg, funcionava com 16 pilhas AA, demorava 23 segundos para tirar uma foto e tinha o tamanho de uma torradeira.
Primeira câmera digital
O criador da primeira camera digital disse que o chefe dele não ficou impressionado, "Eles estavam convencidos que ninguém nunca ia querer olhar pra fotos numa tela" contou Sasson para o The New York Times.
Foto produzida a partir da câmera de Sasson
Ainda assim, a imagem digital, pelo menos do ponto de vista fotográfico, era impraticável e incapaz de produzir a mesma qualidade do filme. Levaria muito mais anos de descobertas antes que qualquer câmera digital se tornasse mais do que um de um delírio que funcionasse.
Sony Mavica
Um desses avanços foi o Sony Mavica, criada em 1981. Ela usava dois chips CCD para gravar imagens em um disquete. Na época, só era possível armazenar 25 imagens.
Fuji DS-1P
A partir daí, a tecnologia da câmera digital continuou a evoluir ao longo das décadas de 1980 e 1990. Várias câmeras notáveis foram desenvolvidas, incluindo a Fuji DS-1P, que tinha um cartão de armazenamento interno de 16 MB e um dos primeiros sensores CMOS do mundo.
Logitech Fotoman
A Logitech Fotoman também foi desenvolvida nessa época. Esta foi a primeira câmera digital disponível para ser vendida em série. Ela era capaz de produzir imagens que mediam 320 × 240 pixels e tinha um megabyte de memória interna, que só podia ser acessada através de um computador. Isso com um preço altíssimo para época, em torno de $1.000 dólares, e o fato de que ainda estava muito abaixo da qualidade até das câmeras mais simples. Isso culminou que Logitech Fotoman nunca foi um sucesso.
DCS 100
Então, em 1991, a Kodak fez a primeira SLR digital, a DCS100. Este sistema usava uma Nikon F3 com um back digital que baixava as imagens para uma unidade de armazenamento volumosa. Tinha um sensor de 1,3 megapixels, filmado em cores e era comercializado principalmente para fotojornalistas. A unidade de armazenamento tinha 200 MB de espaço, o que significava menos trocas de filmes para fotógrafos em tempo real.
EOS 300D
O desenvolvimento de câmeras digitais continua a partir deste ponto, com as câmeras melhorando continuamente o tempo todo. Com cada vez mais megapixels e custam ainda menos.
O próximo passo significativo na história da fotografia digital é a popularidade das câmeras. As SLRs digitais que estavam disponíveis até agora, eram apenas para uso de profissionais. Os custos eram altos, por isso não se tornaram mainstream como se esperava. Porém em agosto de 2003 a canon mudou tudo isso, com seu modelo EOS 300D.
Esta câmera é de grande importância na história da fotografia digital porque foi a primeira SLR digital acessível, tendo um preço de lançamento inferior aos $800 dólares, sendo algo inimaginável para época.
De repente, os amadores e profissionais com suas câmeras SLR de filme, que havia uma coleção de lentes, podiam simplesmente pegar suas lentes de suas câmeras de filme antigas e anexá-las à nova Canon. A câmera ofereceu tempos de resposta rápidos, ao contrário das câmeras compactas até agora.
Câmeras digitais nos dias de hoje
Hoje, as câmeras digitais estão em toda parte, não apenas câmeras digitais, mas também em nossos telefones, computadores, carros e centenas de outros lugares.
Mas a era digital na verdade começou em 1957, e foram câmeras como a Fotoman, a Fuji DS-1P e a Kodak DCS100 que finalmente colocaram esses dispositivos incríveis nas mãos de fotógrafos de todo o mundo.
E por ironia do destino, a Kodak, que foi a pioneira da câmera digital, anunciou sua falência há alguns anos, muito por teimosia pois nunca acreditaram que a fotografia digital seria uma realidade.
Desde o surgimento da fotografia lá 1826 por Joseph Nicéphore, essa arte vem acompanhando o desenvolvimento da humanidade e nos dias de hoje quase todos possuem uma câmera digital em seu bolso.
Veja também:
José Alfredo
Criador de conteúdo e assistente de Marketing na EPICS.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe