Google Ads e SEO: saiba como aparecer no Google
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Quem nunca fez uma busca no Google e viu imediatamente quem ocupava as primeiras posições na página de resultados? Isso também acontece com quem procura por fotógrafos e por serviços de filmagem. Por isso, anunciar no Google pode ser interessante para que você esteja em evidência quando alguém da sua região buscar pelos seus serviços.
Neste post, preparamos um mega conteúdo para que você entenda como funciona o mecanismo de pesquisa mais popular do mundo especificamente para o ramo da fotografia e vídeo, e como você pode aparecer nele quando buscarem pelas palavras-chave que correspondem ao seu trabalho próximo da sua localização, tanto nos modos orgânicos por meio do SEO quanto pagos, pelo Google Ads.
Nesse post você vai ver, em sequência:
- A importância do SEO e visibilidade no Google
- Anunciando no Google Ads
- Aparecendo no Google de forma orgânica
- Google Meu Negócio
- Ferramentas que te ajudam a aparecer no Google
Esteja confortável, pegue um café, um bloquinho de anotações, e vamos aprender:
A importância do SEO e visibilidade no Google
Se você é um dos +60 mil leitores do blog da EPICS, sabe que uma das nossas missões é fazer com que fotógrafos e videomakers ganhem visibilidade de modo orgânico no Google, usando técnicas de SEO para fotógrafos na prática. Mas você sabe por que? Simples: o Google é a ferramenta que mais de 80% das pessoas usam quando estão buscando por um serviço profissional - inclusive fotógrafos e profissionais de filmagem. E não somos nós que estamos dizendo isso, mas um estudo realizado pela Content Trends em 2019, uma pesquisa que mapeia comportamentos digitais do público em geral.
Um exemplo de SEO na prática
Vamos transformar a teoria em prática. Imagine uma noiva que mora em Florianópolis (SC) e que irá se casar em breve. Certamente, ela irá pesquisar por fornecedores, buffet, decoração, cerimonialista, e claro… Fotógrafo para registrar o evento. Ela irá ouvir recomendações, receber indicações, mas também vai fazer uma pesquisa online antes de fechar negócio. É nesse momento que, muito provavelmente, ela irá pesquisar por “fotógrafo de casamento em Florianópolis”, ou “melhores fotógrafos de casamento em florianópolis” no Google (e não nas redes sociais).
Com certeza ela irá notar quem são os profissionais que estão em destaque na primeira página do Google, pois estar ranqueado nas primeiras posições é sinônimo de credibilidade.
Clique aqui e veja o resultado real dessa pesquisa. Observe as primeiras posições em anúncio, os diretórios, e os primeiros colocados de modo orgânico:
Primeiros resultados: fotógrafos que anunciam no Google
Fotógrafos que o Google exibe por meio do Google Meu Negócio
Resultados orgânicos pela procura de 'fotógrafo de 'casamento em florianópolis'
Os profissionais que aparecem ali estão “no lugar certo, e na hora certa”, pois a pesquisa por profissionais no Google é uma etapa de meio para fundo de funil, quando o cliente está próximo da tomada de decisão de compra, e por consequência do momento de fechar com seus fornecedores para o casamento.
Como profissional, você concorda que é interessante para você aparecer para o cliente nesse momento, em que ele está tão propenso a fechar negócio, certo? Para isso você precisa aparecer no Google. E não há somente uma, mas algumas formas de aparecer no Google no momento e na hora certos. Uma delas é…
Anunciando no Google Ads
Criar anúncios no Google Ads é um dos caminhos para aparecer nos resultados de pesquisas do Google. Não de qualquer pesquisa, mas de buscas que envolvem o seu negócio, ou os seus serviços.
Google Ads é a ferramenta do Google para fazer anúncios personalizados em toda plataforma Google: nos resultados de pesquisa, rede de display (banners) , Google Shopping (para produtos físicos), entre outros. É pelo Google Ads (antigo Google Adwords) que você poderá configurar seu anúncio e por fim montar toda a estratégia da sua campanha, como orçamento, duração, região (estado, cidade), formato e palavra-chave para ranqueamento, aparecendo assim nas primeiras posições para quem busca pelas suas palavras-chave.
Escolhendo as palavras-chave certas
Vamos falar sobre o item que irá servir de base para toda estratégia de anúncios no Google Ads: a palavra-chave! Para qual pesquisa você quer aparecer? É importante se colocar no lugar do seu cliente para se basear na dúvida que ele teria antes de escolher suas palavras-chave para ranquear.
Uma ferramenta que você pode usar é o Google Trends, para pesquisar se um termo de pesquisa está tendo volume de pesquisa no seu Estado e nas principais cidades. Entretanto, precisamos dizer que o Google Trends não mede com precisão o número de pesquisas, mas fornece apenas uma prévia. A ferramenta do Google que mostra exatamente o número de pesquisas que determinada palavra-chave já teve (e qual o nível de sua concorrência) é o Planejador de Palavras-Chave, que você só têm acesso depois de ter uma conta ativa no Google Ads, ou seja, para ter acesso, é preciso investir em anúncios no Google.
Algumas dicas que damos aos nossos clientes é apostar em palavras-chave como:
Palavras-chave para fotógrafos
- Fotógrafo de [tipo de evento] em [nome da cidade]. Por exemplo “fotógrafo de casamento em joão pessoa”, ou “fotógrafo de aniversário em manaus”.
- Melhores fotógrafos de casamento em [nome da cidade]. Por exemplo “melhores fotógrafos de casamento em Brasília - DF”, ou “melhores fotógrafos de casamento em curitiba”.
- Fotógrafa de bebês em [nome da cidade], ou fotógrafo de recém nascido em [nome da cidade]. Isso porque muitas mães e pais desconhecem o termo “newborn”, por isso recomendamos que profissionais desse tipo também ranqueie pelo termo ‘fotógrafo(a) de bebê em Ribeirão Preto’. por exemplo.
- Fotógrafa de sensual, ou fotografa feminina em [nome da cidade]. Isso porque muitas mulheres buscam pelo termo ‘feminina’ além do ‘sensual’. Para esta área, recomendamos apostar nestas duas palavras-chave.
O mesmo vale para fotógrafos de outra áreas, como de esportes, de espetáculos, de gastronomia, de moda lifestyle, etc. Lembre-se: o importante é se colocar no lugar do cliente, e se perguntar o que ele pesquisaria no Google para te encontrar.
Palavras-chave para videomakers
É importante saber que a maior parte das pessoas quando busca por um profissional de vídeo, não busca (ou apenas desconhece) a palavra ‘videomaker’, portanto esse termo pode estar no título do seu site, mas seria mais apropriado ranquear pela palavra ‘filmagem’, ‘gravação’, ‘produtora’, etc. Pois as pessoas costumam buscar mais por:
- Filmagem de casamento em [nome da cidade]. Exemplo: “filmagem de casamento em porto alegre”, ou “filmagem casamento sp”. Clique e veja o resultado real dessa pesquisa, onde o Hope Produções é o primeiro profissional orgânico da busca!
- Filmagem 15 anos [nome da cidade]. Exemplo: “filmagem 15 anos chapecó”, ou “filmagem 15 anos sp”. Assim como no exemplo anterior, clique e veja o resultado: o primeiro profissional orgânico da busca é o Criativy Studio.
- Gravação (ou filmagem) de aniversário [nome da cidade]. Exemplo: “gravação de aniversário em angra dos reis”, ou “filmagem aniversário em recife”.
- Produtora de vídeos em [nome da cidade]. Se você possui uma produtora, pode ser interessante apostar nessa palavra-chave, pois agências, empresas e marcas costumam optar pelo modelo de negócio B2B (business to business), buscando por uma produtora propriamente dita no Google.
Enfim, agora que você sabe quais são as ferramentas necessárias para pesquisas quais palavras-chave deve ranquear, e uma série de exemplos em mãos, vamos à prática! Vamos utilizar de exemplo o modelo citado no início do post, imaginando que nosso público-alvo esteja buscando por “fotógrafo de casamento em florianópolis”.
Por dia, são realizadas cerca de 5,5 bilhões de pesquisas no Google
Como anunciar no Google Ads
Separamos um tutorial básico, dividido em 20 passos para você sair do zero e ver seu anúncio aparecendo na rede de pesquisas do Google. No entanto, precisamos reforçar que este é apenas um modelo de anúncio, baseado em um exemplo de procura.
Dependendo da sua área de atuação ou da sua localização, uma configuração ou outra deverá ser preenchida de forma diferente, por isso é importante ter este tutorial apenas como um guia, e não como um roteiro absoluto para seus anúncios.
Lembre-se: não existe fórmula, anúncios devem ser otimizados cada vez mais, até se enquadrarem no modelo essencial para cada tipo de negócio. É tentativa e erro, até o momento do acerto.
Tutorial como anunciar no Google Ads em 20 passos
1. Acesse o site oficial do Google Ads, clique em Começar agora. Para isso, você deverá ter e estar logado em sua conta Google;
2. Na tela seguinte, clique em Alternar para o modo especialista, pois lá teremos opções de anúncio mais específicas, fazendo com que o orçamento seja distribuído de forma otimizada;
3. Em seguida, clique em Tráfego do site;
4. Depois, selecione em tipo de campanha: Rede de Pesquisa;
5. A seguir, insira o site da sua empresa. Sim, é necessário ter um site para anunciar no Google. Caso você ainda não tenha um site, clique aqui e conheça uma solução que te ajuda a criar um site em poucos minutos, ou tire dúvidas no WhatsApp com um representante da nossa equipe;
6. Em seguida, você terá a opção de configurar uma ação de conversão no seu site. Isso é uma etapa opcional e mais avançada, então para seguir o nosso exemplo, vamos deixar essa opção de lado no momento. Sendo assim, após preencher seu site, clique em Continuar;
A seguir, vamos programar as Configurações gerais da campanha:
7. Dê um nome para sua campanha, exemplo: “Campanha - rede de pesquisa - joão carlos fotografia - abril 2020”;
8. Em Redes, desmarque a opção Rede de display, pois no momento, vamos disputar apenas para rede de pesquisas;
9. Clique em Mais configurações, e determine a data de início e fim da campanha;
Depois vamos configurar a segmentação e público-alvo da campanha:
10. Em Locais, clique em Inserir outro local, e adicione a sua cidade de atuação. Caso more em uma cidade pequena, pode adicionar as cidades satélites mais próximas, bem como cidades vizinhas também;
11. Em Idiomas, as opções Português e Inglês vem marcadas por padrão. Recomendamos excluir a opção Inglês;
Definindo o público-alvo:
12. Em Pesquisa, você deve colocar um comportamento do seu público-alvo, por exemplo: “procurando fotógrafos”. Você verá uma série de sugestões, veja no quadro que escolhemos três: serviços de foto e vídeo, planejamento de casamentos, estúdios e fotógrafos de eventos.
Ao passar o mouse por cima, você verá a exatamente para quem o seu anúncio vai aparecer - exemplo: “pessoas procurando por serviços de foto e vídeo”. E o algoritmo do Google se encarrega de cumprir isso para você;
13. Em configuração de segmentação, mantenha a opção Observação ativada;
Agora é hora de configurar o orçamento da campanha:
14. Comece com um valor baixo, nada exorbitante, no exemplo vamos começar com R$10,00 - lembrando que o valor é diário, sendo cobrado até o dia de término da campanha, que você definiu na etapa 9;
15. No campo Em qual métrica você quer focar, vamos selecionar Cliques, assim o anúncio será mostrado para pessoas que têm maior probabilidade de clicar em nosso anúncio;
16. Em Mais Configurações, você verá a opção programação de anúncios. Inicialmente, vamos deixar marcada para todos os dias. Em seguida, clique em Salvar e Continuar;
Em Extensões do Anúncio, você poderá fazer algumas configurações adicionais, com base no nosso exemplo, vamos descartar essas configurações. Agora, vamos configurar os grupos de anúncios! Como é um exemplo, vamos configurar apenas um grupo - investir em mais grupos faria sentido caso você queira fazer testes A/B.
17. No primeiro quadro, adicione as palavras-chave que melhor correspondem ao seu negócio, como ensinamos anteriormente. No nosso caso, vamos colocar “fotógrafo casamento florianópolis”;
18. No quadro ao lado, você pode inserir seu produto ou serviço, e o Google vai sugerir "ideias" automaticamente para você. Vale a pena selecionar algumas sugestões do Google para o primeiro quadro. Após isso, clique em Salvar e continuar.
19. Na configuração de anúncios, insira a URL do seu site, em seguida você poderá criar até três títulos, uma descrição e personalização da URL.
20. Você pode criar mais anúncios posteriormente. Então clique Salvar e Continuar, e finalmente pronto!
Após criarmos nossa campanha, nosso grupo de anúncios, e os anúncios propriamente ditos, agora é hora de inserir as informações de pagamento.
Você deverá informar se é uma pessoa física ou jurídica, acrescentar alguns dados pessoais, e por fim informar os dados do cartão.
Após uma análise, seu anúncio por fim começará a vigorar na rede de pesquisas do Google.
Como aparecer no Google de forma orgânica
Agora que você sabe como configurar anúncios na rede de pesquisas do Google, vale a pena saber que existem técnicas para aparecer no buscador mais popular do mundo de forma orgânica, ou seja, sem gastar nada, apenas com técnicas de SEO. Pois não basta apenas pagar para estar lá, o ideal é galgar um bom posicionamento de forma natural e orgânica, o que proporciona ainda mais autoridade.
Leia também: Afinal, como funciona o posicionamento do Google?
Isso porque a missão do Google, segundo o próprio, é “organizar as informações do mundo todo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”. Ou seja, de forma gratuita, a missão do Google é entregar a solução, serviço, profissional ou resposta que você procura em segundos. Sendo assim, é possível que quem procura pelos seus serviços te encontre nos resultados, mas para isso você pode aplicar algumas técnicas online para aparecer com mais credibilidade, ou seja, melhor ranqueado.
Um dos recursos gratuitos que queremos destacar é o Google Meu Negócio.
Aparecendo com o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma espécie de “ficha” da sua empresa que é disponibilizada para o Google. Assim, o Google vai mostrar sua ficha para quem procurar pelos seus serviços, baseado nas suas informações e na sua geolocalização.
Veja um exemplo do que o Google mostra para quem busca por “fotógrafo em rio preto”, que é a cidade sede da EPICS :)
Fotógrafos Leandro Marttins e Estúdio Regiane Pavan são exibidos na pesquisa
O Google mostra
Vinícius Franco
Jornalista, pós-graduado em Cinema e produtor de conteúdo para o blog da EPICS.
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