Fotos Históricas
Compartilhe
Desde que a fotografia foi inventada, por volta de 1830, a fotografia tem se mostrado um equipamento importantíssimo para investigar e registrar a história.
Nesse post vamos começar em 1918 reunindo as imagens mais marcantes dos últimos 103 anos, século marcado por grandes avanços cientificos, guerras e relações culturais em massa.
A maioria de nós, humanos, somos criaturas visuais, e não há dúvida de que ver fotos históricas de eventos do passado nos faz parecer muito mais reais do que simplesmente ouvir a história. Para entender como era a vida 100 anos atrás, essas imagens não podem passar despercebidas.
Fotos históricas mais famosas
1918: Pandemia gripe espanhola
Fótografo: Desconhecido
Durante a epidemia de gripe de 1918, centros de quarentena e hospitais militares de emergência como este em Camp Funston, Kansas, foram construídos em vários postos avançados nos Estados Unidos.
Um terço da população mundial foi infectada e pelo menos 50 milhões morreram (675.000 nos Estados Unidos sozinho) - tornando a gripe espanhola um dos surtos mais mortíferos da história da humanidade.
1922: Abertura da tumba do Rei Tutankhamon
Fotógrafo: Desconhecido
Howard Carter examina a múmia do Rei Tut em 1922, o arqueólogo britânico descobriu a tumba do Rei Tut, uma grande abóbada egípcia antiga contendo um menino faraó que antes estava envolto em mistério.
A tumba, que continha os restos mumificados de Tutankhamon (Rei Tut), revelou novos mistérios arqueológicos ao mesmo tempo que resolvia outros.
1927: Charles Lindbergh
Fótografo: Desconhecido
Em 1927, Charles Lindbergh fez história quando voou em um monoplano sobre Nova York a Paris, tornando-se a primeira pessoa a fazer um vôo solo sem escalas através do Atlântico.
1931: Construção do Empire State Building
Fótografo: Desconhecido
O Empire State Building, que se eleva a 1.250 pés sobre Manhattan, foi construído entre 1930 e 1931 ao longo de 7 milhões de horas de trabalho.
Durante a construção, o esqueleto tinha uma estrutura vertical composta por 210 colunas de aço, que só podiam ser erguidas 30 andares por vez. Multidões se reuniam para assistir enquanto os trabalhadores sem segurança se moviam livremente em torno dos guindastes e vigas. Cinco trabalhadores morreram durante a construção do prédio, atribuídos à falta de precauções de segurança.
1933: Hitler na multidão de apoiadores
Fótografo: Desconhecido
De 1933 a 1938, o partido nazista realizou eventos de propaganda todos os anos na Baviera, conhecidos coletivamente como os Comícios de Nuremberg.
Eles foram marcados por procissões com tochas e discursos apaixonados de líderes nazistas, incluindo Adolf Hitler, que recentemente havia se tornado chanceler alemão. Nesta foto em 1933, Hitler pode ser visto cumprimentando apoiadores durante um comício.
1934: Concentração do Partida Nazista
Fótografo: Desconhecido
Os infames Ralis de Nuremberg onde aconteciam encontros do Partido Nazista, uma propriedade em estilo anfiteatro de 11 quilômetros quadrados projetada pelo arquiteto nazista Albert Speer.
Hoje, o terreno foi convertido em um centro de visitantes, onde os turistas podem ver o espaço e aprender mais sobre a vida sob o regime nazista.
1936: Mãe imigrante
Fotógrafa: Dorothea Lange
Um ícone da Grande Depressão americana, momento de declínio econômico crônico no mundo durante a década de 1930. É uma das fotos mais famosas dos Estados Unidos.
A fotografia de Dorothea Lange expressa um profundo impacto emocional. As rugas no rosto da mãe demonstram desespero e angústia. Florence Owens Thompson, 32 anos, aparece desolada por não ter comida para alimentar os filhos.
1937: Desastre de Hindenburg
Fotógrafo: Desconhecido
Em 1937, 36 passageiros e membros da tripulação morreram quando o dirigível Hindenburg, o maior já construído, pegou fogo no ar.
O evento serviu de origem para a frase "Oh, a humanidade", depois que o locutor da rádio NBC Herb Morrison gritou no ar. Esta foto icônica foi tirada quando a aeronave foi engolida pelas chamas.
1944: Libertação de Paris
Fotógrafo: Desconhecido
Em 25 de agosto de 1944, a 2ª Divisão Blindada francesa e a 4ª Divisão de Infantaria dos EUA libertaram Paris do domínio nazista após quatro anos de ocupação alemã.
Pouco antes de a cidade ser libertada, Adolf Hitler ordenou ao general Dietrich von Choltitz que destruísse os marcos da cidade e queimasse a cidade. O comandante alemão recusou-se a cumprir a ordem. Esta foto, tirada por Jack Downey, mostra multidões alinhando-se na Champs-Élysées enquanto tanques aliados passam pelo Arco do Triunfo.
1945: O beijo na Times Square
Em 14 de agosto de 1945, o Japão se rendeu às forças aliadas, marcando o fim da Segunda Guerra Mundial. Conforme a notícia da rendição se espalhou, os americanos foram às ruas para comemorar.
O fotógrafo Alfred Eisenstaedt tirou a imagem icônica de um marinheiro beijando uma mulher na Times Square, que apareceu pela primeira vez na revista Life e instantaneamente se tornou uma das fotos mais reconhecidas do mundo.
1953: Coroação Rainha Elizabeth II
Fotógrafo: Desconhecido
Em 2 de junho de 1953, a princesa Elizabeth foi coroada Rainha Elizabeth II em uma cerimônia transmitida publicamente pela televisão na Abadia de Westminster. A monarca sucedeu a seu pai, o rei George VI, que morreu aos 56 anos.
1954: Marilyn Monroe
Fotógrafo: Baron
A atriz nascida Norma Jeane Mortenson e conhecida como Marilyn Monroe seria imortalizada em muitas fotos icônicas e stills de filmes em sua curta vida. Esta imagem foi filmada em 1954, mesmo ano em que estrelou o filme "O pecado mora ao lado".
1969: Missão Apollo 11
Fótografo: Desconhecido
A espaçonave Apollo 11 atingiu a órbita lunar em 19 de julho de 1969. Quando Neil Armstrong pisou na superfície da lua, o astronauta declarou: "É um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade".
Nesta foto da NASA, o colega astronauta Buzz Aldrin caminha na superfície durante a missão.
1969: Beatles atravessando Abey road
Fotógrafo: Iain Macmillan
Uma das fotografias mais famosas da história foi feita no dia 8 de agosto de 1969, imortalizando não só os Beatles, como também o fotógrafo escocês Iain Macmillan, que capturou o momento do lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres.
Foram feitas seis fotos. Fontes da época relatam que o Macmillan só teve apenas dez minutos para clicar os músicos atravessando a faixa de pedestres. Contam também que Lennon teria dito: “Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”.
1979: Margaret Thatcher tornando-se primeira ministra
Fotógrafo: Desconhecido
Em 3 de maio de 1979, Margaret Thatcher fez história ao se tornar a primeira mulher primeira-ministra da Grã-Bretanha.
Seu sucesso foi auxiliado por contínuas greves trabalhistas conhecidas como o inverno do descontentamento. Uma vez no poder, Thatcher reduziu os programas sociais e promulgou uma ampla privatização da habitação pública e das indústrias de mineração.
1981: Casamento princesa Diana com príncipe Charles
Fotógrafo: Desconhecido
O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, casou-se com Diana Spencer em uma cerimônia luxuosa em 1981.
Estima-se que 750 milhões de pessoas em todo o mundo assistiram ao evento televisionado. O casal real se divorciou em 1996, apenas um ano antes da morte prematura de Diana em Paris.
1984: Menina Afegã
Fotógrafo: Steve McCurry
Em 1984, o fotógrafo Steve McCurry registrou Sharbat Gula de 12 anos em uma reportagem sobre a ocupação soviética no Afeganistão feita pela “National Geographic”.
Com isso, essa se tornou uma das fotografias famosas mais conhecidas do mundo. No ano de 2002, Steve McCurry reencontrou Sharbat, que possuía 30 anos na ocasião, e alegava não ter ideia sobre o impacto que a sua imagem havia causado no mundo ocidental.
1986: Acidente ônibus espacial Challenger
Fotógrafo: Desconhecido
Em 28 de janeiro de 1986, o Shuttle Challenger da NASA explodiu 73 segundos após o lançamento.
A tragédia tirou a vida de todos os sete astronautas a bordo. Se a missão tivesse sido bem-sucedida, a professora Christa McAuliffe teria sido a primeira civil no espaço.
1989: O rebelde desconhecido
Fotógrafo: Desconhecido
Também conhecido como o homem dos tanques, ele foi um misterioso rapaz que ficou de pé em frente a uma coluna de tanques chineses, forçando-os a parar, durante os protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim, em 5 de junho de 1989.
1989: Queda do muro de Berlim
Fotógrafo: Gerard Malie
Em 9 de novembro de 1989, após 28 anos, o Partido Comunista de Berlim Oriental anunciou que os cidadãos da Alemanha Oriental poderiam cruzar o muro da fronteira.
Os residentes desceram naquela noite, gritando "Abra o portão!".
2001: Atentado do dia 11 de setembro
Fotógrafo: Anthony Correia
O fotógrafo da Reuters, Anthony Correia, começou sua rotina de locomoção de metrô para o trabalho na baixa Manhattan na terça-feira, 11 de setembro de 2001. Seu trem estava subterrâneo quando os aviões atingiram as Torres Gêmeas e depois de 45 minutos, redirecionado para a 14th Street. De lá, ele emergiu na paisagem alterada de uma cidade em meio ao horror e ao trauma. Sua fotografia de um bombeiro não identificado da cidade de Nova York saindo do Ground Zero após o colapso das Torres Gêmeas do World Trade Center captura a sensação generalizada de choque, devastação e incerteza.
2003: Invasões ao Iraque
Fotógrafo: Desconhecido
Depois que o líder iraquiano Saddam Hussein falhou em cumprir o prazo imposto pelos EUA para deixar o país, as forças armadas dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e outras nações aliadas invadiram Bagdá em 19 de março de 2003.
O presidente George W. Bush anunciou posteriormente o início da Operação Liberdade iraquiana. A Guerra do Iraque durou quatro anos, matando mais de 3.000 soldados dos EUA, ferindo mais de 23.000 e causando mais de 50.000 vítimas civis.
2005: Furacão Katrina
Fotógrafo: Desconhecido
Em agosto de 2005, o furacão Katrina atingiu a costa do Golfo dos Estados Unidos por oito dias, deixando um rastro de destruição devastador em seu rastro.
O furacão de categoria 5, que continua sendo o desastre natural mais caro da história dos Estados Unidos, matou mais de 1.800 pessoas e causou danos de US $ 125 bilhões.
2007: Steve Jobs apresentando primeiro Iphone ao mundo
Fotógrafo: Shaun Curry
Em 9 de janeiro de 2007, a Apple revelou o iPhone, a nova tecnologia móvel que a revista Time apelidou de "invenção do ano".
O primeiro telefone com tela sensível ao toque apresentava um reprodutor de música, câmera e navegador da Web. Dezenas de milhares fizeram fila do lado de fora das lojas para comprar o novo dispositivo.
2008: Crise financeira
Fotógrafo: Chris Hondros
A crise das hipotecas subprime que começou no ano anterior atingiu o auge em 2008, causando o colapso de alguns dos maiores credores e instituições financeiras do mundo.
Os eventos lançaram uma recessão global, e a crise financeira, que acabou levando a uma série de pacotes de resgate, foi a maior desaceleração econômica desde a Grande Depressão.
2009: Obama se torna primeiro presidente negro dos EUA
Fotógrafo: Ron Sachs Pool
Barack Obama tomou posse em 20 de janeiro de 2009, tornando-se o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Estima-se que 1,8 milhão de pessoas compareceram à inauguração para assistir ao desenrolar do momento histórico.
2013: Cardeal Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, se torna Papa.
Fotógrafo: Franco Origlia
O papa Bento XVI renunciou em 28 de fevereiro de 2013, tornando-se o primeiro papa a renunciar desde 1415. Bento XVI recebeu o título de "Papa emérito". O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa em 13 de março, tornando-se o primeiro latino-americano a deter o título.
2015: Ataque terrorista em Paris
Fotógrafo: Mstyslav Chernov
Em 13 de novembro de 2015, terroristas lançaram uma série coordenada de ataques em Paris. Primeiro, os homens-bomba explodiram em um estádio durante uma partida de futebol.
Um grupo de tiroteios em massa e uma explosão foram relatados em vários cafés. Finalmente, outro tiroteio em massa resultou em um confronto sangrento com reféns em uma sala de concertos.
2020: Distanciamento social
Fotógrafo: Johannes Eisele
O distanciamento social tornou-se o novo normal em 2020, conforme os cidadãos se ajustaram à vida na pandemia COVID-19, que infectou milhões e matou centenas de milhares, quarentenas começaram a surgir, cidades de Paris a Brooklyn e San Francisco pintaram esses círculos de distanciamento social para atividades seguras ao ar livre.
As fotos cada vez mais tem sido importantíssimas para registrar nossa História e nos fazer entender como chegamos aqui. Espero que esse post tenha te causado essa sensação
José Alfredo
Analista de Marketing na EPICS.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe