Fotos de drones em ensaios fotográficos, vale a pena?
Compartilhe
Como fotógrafo, quero entregar sempre um pouco a mais aos meus clientes e pensando nisso acabei adquirindo um drone. Foram meses de pesquisas para, enfim, escolher o melhor custo benefício que coubesse no meu orçamento. Será que valeu a pena?
O céu literalmente não é mais o limite. Muitos fotógrafos e videomakers já se renderam a essas pequenas máquinas voadoras. Imagens aéreas chamam atenção. Poder ver o mundo “do alto” é quase que divino. Assim como qualquer outro equipamento de fotografia e vídeo, coloquei na balança os prós, os contras e a real necessidade de se fazer um investimento elevado em algo que não seria tão usado nos ensaios.
Phantom Pro 4 ou Mavic Pro?
Pensei na compra no início de 2018, alguns colegas de profissão já possuíam os mais top do mercado que, na época, eram Phatom Pro 4 e Mavic Pro, sendo o último o meu escolhido. No fim de 2018, já tinha o valor certo para o adquirir algo em torno de R$ 6.000,00.
Antes de finalizar a compra, voltei a analisar o retorno do investimento. Fotografando apenas ensaios fotográficos seria inviável, pois não se fotografa um ensaio completo apenas com drone e o valor eu poderia investir em lentes, equipamentos para edição e etc.
Tutorial: COMO CADASTRAR MEU DRONE NA ANAC
DJI Spark
Mas a vontade de voar e fotografar o que muitos não conseguem ver foi maior. Voltei minha pesquisa para um drone mais viável. Foi aí que fiz minha escolha pelo pequeno Spark. Sim, meus amigos, tenho um drone que é do tamanho de uma saboneteira e conseguir comprar por R$ 2.500,00 através de um amigo que trouxe dos EUA.
Minha previsão se concretizou, o utilizo pouco nos ensaios, apenas para algumas tomadas, porém algo surpreendente aconteceu. Consegui muitos clientes através dessas imagens aéreas. Com o drone, fiz pequenos vídeos para usar no meu marketing, além de captar imagens para gerar conteúdos para meu blog o que gerou mais visitas em meu site de fotógrafo.
VEJA TAMBÉM: Dicas para fazer boas imagens aéreas com drone
Pós-edição, lente e acessórios
Embora as fotos sejam feitas todas em JPG, faço edição para correção de cor e melhoria das imagens. A lente é composta de cinco elementos, tem a abertura de 2.6. e para ajudar na pós produção comprei, a baixo custo, um filtro.
Se você estava com dúvidas quanto a adquirir seu drone, espero o ter ajudado.
Um forte abraço e até o próximo post!
Kdu Oliveira
Kdu Oliveira é fotógrafo desde 2008 atuando na área de eventos sociais e ensaios fotográficos. Tem fotos publicadas em revistas nacionais como a Revista Sexy e Aerovisão. Formado em jornalismo, hoje, além da fotografia, se dedica a ajudar profissionais autônomos e pequenos negócios na área de marketing e comunicação.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe