Fotógrafo Freelancer: Portfólio, Experiência e Segurança.
Compartilhe
Iniciar uma profissão nova não é fácil, e na profissão de fotógrafo não é diferente, por isso hoje quero falar da minha vivência como fotógrafo e freelancer, e como isso tem me ajudado e pode ajudar a outros fotógrafos iniciantes a crescer e se desenvolver no mercado da fotografia.
Alguns pontos essenciais que são analisados pelos clientes quando buscam por um fotógrafo para seu evento são:
Você que está iniciando na fotografia, não tenha medo, estude, se esforce, procure parceiros que vão lhe ajudar nesta caminhada de crescimento e aprendizado, não tenha medo de pedir ajuda e de se expor, seja também parceiro dos outros, e principalmente seja perseverante que com o tempo o resultado vem.
Portfólio
Ter fotos bonitas e de qualidade.
Quando você é fotógrafo freelancer, normalmente você entrega todas as fotos cruas para o fotógrafo que te contratou e ele vai editar na identidade dele e entregar para os clientes.
Depois de entregar pro fotógrafo, você pode aproveitar esse material e começar a criar sua própria identidade de edição de foto, isso vai te ajudar muito na experiência com o tratamento de imagem, principalmente no Lightroom.
Atenção: Combine com o profissional que te contratou quando não haverá problema você postar essas fotos no seu site ou nas suas redes sociais, pra não ficar chato com o colega… vai que a noiva vê primeiro no seu feed do que no fotógrafo que ela contratou? Não seria legal né? Respeite o combinado ;)
Temos um post completinho aqui sobre:
Os Direitos do Fotógrafo Freelancer
Foto da capa: Wood Kelly
Experiência
Isso normalmente ocorre em todas as profissões, quanto mais prática você tiver, melhor será tanto para o resultado das fotos quanto para sua apresentação pessoal. E aqui englobamos um pouco de tudo:
- Como falar com os clientes
- Como não atrapalhar a cerimônia ou fluxo do estúdio e ainda conseguir ótimas fotos
- Como se vestir (existem casamentos por exemplo, que pedem dress code, eventos na praia podem pedir roupas claras, eventos a noite podem pedir roupas pretas…
Vá anotando as dicas do que você for experienciando como fotógrafo freelancer.
Dica bônus: Seja o fotógrafo freelancer que você gostaria de ter. Não foque só no seu aprendizado, lembre-se que você está ali primeiramente pra ajudar o fotógrafo que te contratou.
Ser prestativo e focar no sucesso do trabalho, com certeza vai te trazer + freelas pra fechar e consequentemente + experiência e portfólio 😉
Segurança
Acredite se quiser, mas sim, o cliente pode notar na voz e no falar do profissional quão seguro e entendido ele é do que está falando e quanta segurança ele passa.
A segurança é uma consequência do seu tempo de experiência como fotógrafo freelancer.
Segurança para lidar com quem você vai fotografar, como na direção de poses, e também segurança para realizar aquele clique que você ou o cliente deseja.
Quando você for acompanhar um fotógrafo profissional, não vá só para trabalhar, vá principalmente para aprender. Cada situação num evento é uma lição que você pode tirar e anotar pra quando o trabalho for seu ;)
Os três pontos citados acima são importantes e são adquiridos com a prática, infelizmente, por melhor e importantes que eles sejam, nenhum curso vai conseguir ensinar e proporcionar total segurança em tudo que deve ser feito e fotografado.
Fotógrafo Freelancer em Casamento
Pegando o nicho de casamentos como exemplo, por mais que normalmente sigam um roteiro “parecido”, cada evento é único, cada casal tem sua particularidade, suas histórias, cada evento terá suas próprias características, seu local, sua decoração, suas emoções e nós fotógrafos precisamos estar atentos e em prontidão para conseguir captar tudo isso.
Neste sentido trabalhar como freelancer, ajudando outro fotógrafo que está a mais tempo no mercado e que já tem mais experiência, é uma ferramenta de aprendizado perfeita para quem está começando.
O fotógrafo iniciante vai ter a oportunidade de treinar seu olhar, vai entender e viver na prática o que realmente é fotografar um casamento, observando e conversando com o fotógrafo principal vai ganhar mais segurança para poder, quando necessário, fazer seus próprios trabalhos com mais tranquilidade e propriedade.
Por último mas não menos importante, conseguirá portfólio para divulgar para seus futuros clientes seu trabalho.
Você que está iniciando na fotografia, não tenha medo, estude, se esforce, procure parceiros que vão lhe ajudar nesta caminhada de crescimento e aprendizado, não tenha medo de pedir ajuda e de se expor, seja também parceiro dos outros, e principalmente seja perseverante que com o tempo o resultado vem.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe