Fotografia Fine Art
Compartilhe
Você já deve ter visto inúmeros fotógrafos e fotos sendo tituladas como fine arte, sejam elas em redes sociais ou em anúncios para venda de quadros fine arte… a explosão da fotografia fine arte nos últimos anos veio impulsionada com seu lado comercial. Mas será mesmo que toda foto enquadrada pode ser considerada uma fine arte?
Nesse post você vai entender o que faz uma fotografia ser uma fine arte, os conceitos por trás do termo, a impressão de uma fien arte e fotógrafos de inspiração para encontrar mais dessas obras de arte.
Existem muitas acepções de Fine Art no Brasil, ainda que já existam muitos fotógrafos brasileiros fazendo um trabalho de qualidade no conceito de Fine Art, este mercado ainda está em crescimento por aqui.
Foto de Capa: Peter Lik
Neste post você vai encontrar:
- O que é Fine Art
- O que é Fotografia Fine Art
- Como surgiu a Impressão Fine Art
- Como se tornar um fotógrafo Fine Art
- Quadros Fine Art
- Fotógrafos Brasileiros
- Inspiração em Galerias de Art
As fotografias e quadros Fine Artes vem sendo utilizadas por colecionadores, museus, artistas, fotógrafos e pessoas de todo o mundo, seja para exposição ou para acervo pessoal.
Vamos concentrar neste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre fotografia Fine Art, impressão Fine Art e como se tornar um fotógrafo Fine Art.
O que é Fine Art?
Fine Art ou Belas Artes é o termo criado para designar criações puramente artísticas, a arte criada com um nível de excelência estética e perfeição, podendo se encaixar em vários meios, na pintura, música, poesia, arquitetura e na fotografia.
Sendo assim, essas obras podem ser representadas por diferentes meios, mas nossa ênfase será na Fotografia Fine Art.
No início do século 20, a fotografia começa a ser compreendida como arte no mundo.
Isso despertou nos fotógrafos novos desejos para o lado mais autoral dessa arte, enquanto o movimento Fine Art buscava por novas inspirações, enquadrando a fotografia feita por impulso artístico em mais uma vertente do conceito Fine Art.
A ideia de transformar fotografias em belas obras de arte faz muita gente querer entrar no mundo do Fine Art, entretanto, não é tão fácil como se imagina. Há alguns conceitos que em geral, precisam ser seguidos para uma galeria considerar um trabalho de fine arte, por exemplo.
O que é fotografia Fine Arte?
O gênero da fotografia fine arte é confuso - em parte - porque sua definição é muito vaga. Dois dos conceitos mais fortes de fotos consideradas Fine artes são imagens criadas por sua qualidade imaginativa ou estética.
As duas partes que levam uma fotografia ao título de obra de arte são sua raridade e autenticidade. (Raridade em cópias de suas impressoes e autenticidade pelo trabalho único desenvolvido pelo artista)
No geral, as fotografias são facilmente copiadas devido à sua natureza; e ainda mais agora no digital. Com isso em mente vão se acrescentando “regras” ou “ padrões" para uma fotografia ser considerada fine arte, desde o tipo da sua impressão, papeis especiais, impressoras específicas, enquadramentos de alta qualidade e sem contar a historia ou conceito contado por tras da foto ou do conjunto de fotos fine arte.
Além disso, é colocado um mecanismo de controle sobre o número de edições ou cópias, o que faz com o que a valorização da obra seja ainda maior, criando uma escassez e raridade do trabalho.
A fotografia Fine Arte origina da experiência pessoal do fotógrafo Fine Art, do impulso artístico de contar uma história através de imagens, de uma grande reflexão de seu processo criativo da finalização e da materialização das obras.
Com a chegada do NFT (as artes digitais comercializadas via crypto moedas) o termo fica ainda mais abrangente. Em NFT a fotografia também aparece como uma obra de arte, mesmo que digital, seja ela sozinha, em composições, montagens e animações, tirando assim exclusividade de uma fotografia só ser considerada obra de arte se for impressa.
Se há um mercado, colecionadores e galerias que estão dispostos a pagar milhares de dólares por uma fotografia fine arte digital, quem somos nós pra falar que uma foto fine art só deve ser considerada tal se for impressa? rs
Dentre tantas explicações e teorias em cima do que de fato significa o conceito Fine Arte, e da dificuldade de encontrar uma definição clara e concisa, muitos se escondem em falsas narrativas e utilizam o termo apenas para agregar valor às suas obras.
E por ser difícil de encontrar uma definição clara do que é a fotografia Fine Art, diante de tantas teorias e discussões, um fato é claro: o movimento de fotógrafos que desejam partir para a área mais autoral da fotografia vem aumentando, e isso os aproxima cada vez mais do conceito Fine Art.
Como surgiu a Impressão Fine Art?
A primeira impressão com as características de Fine Art foi realizada por Graham Nash utilizando uma impressora Iris modificada e um processo inventado no final dos anos 80.
Essa impressora era usada para fazer provas de pré impressão a nível industrial, foi usado também papel aquarelle de algodão, que costuma ser usado para gravuras, e oito tintas.
Já o termo Giclée, se trata de um neologismo criado nos primeiros anos da década de 90 pelo gravurista Jack Duganne, do estúdio Nash Editions, para impressões digitais de arte feitas em impressoras a jato de tinta.
Como se tornar um Fotógrafo Fine Art?
Você não precisa atuar exclusivamente como fotógrafo de fine art, este pode ser seu segmento a parte do principal. Visto que se tratando de arte, pode ser muito mais difícil você comercializar seu trabalho no inicio e depender financeiramente só dele.
Nossas dicas para iniciar no mercado:
- Pegue muita referência de artistas, mas muiita mesmo! Tanto do Brasil, quanto do exterior.
- Produza suas obras com um olhar conceitual do início ao fim. O termo “conceitual” é bem amplo, mas aqui você precisa dar um significado, seja ele abstrato, protesto, valorização de um tema, sentimentos.. é meus queridos, trabalhar com arte pode ser algo bem amplo e sem regras, mas é bom a arte está ligada com uma história.
- Estude o mercado, veja como os fotógrafos de fine art comercializam suas obras, números de cópias, tipos de impressão… se for o caso até organize uma exposição na cidade para comercializa-las
- Se for partir para o campo do NFT, estude sobre crypto moedas, carteiras de crypto e entre em comunidades desta área, nada melhor do que saber de quem já está dentro do mercado, e as comunidades de artistas em NFT são conhecidas pela ajuda mútua em fóruns.
- Crie uma loja online em seu site para trabalhar com anúncios, você vai se surpreender na maneira como isso se converte. (Nós trabalhamos com sites profissionais há 12 anos se quiser conhecer nossa loja online para fotógrafos é só clicar nesse link
Ler e estudar sempre é fundamental, pois a fotografia, assim como todas as áreas, faz parte da educação continuada, ou seja, não é porque você leu um livro ou se formou em um curso, que você não precisa mais estudar.
Principalmente produzindo arte, o que exige uma reflexão diária, isso faz com que você sinta uma necessidade contínua de estudar, refletir sobre seu trabalho e o trabalho dos artistas que você segue.
Isso fará com que você amadureça profissionalmente, e de repente, conquiste seu espaço dentro do mercado de arte.
Quadros Fine Art
Com o passar do tempo, o desejo de eternizar fotografias em quadros fez com que a tecnologia de impressão avançasse lado a lado com a fotografia. Afinal, é quase impossível manter qualquer coisa nova e intacta perante a ação do tempo.
Com o surgimento das técnicas de impressão de quadros Fine Art, as fotografias e quadros passaram a ser imortalizados em belíssimas obras de arte, esteticamente impecáveis.
Preparamos um post completo, onde você verá quadros fine art incríveis à venda, além de aprender o processo de impressão fine art, desde os melhores papéis, impressoras e tintas, até como divulgar seu portfólio e vender seus quadros online.
Leia mais em: Quadros Fine Art
Fotógrafos brasileiros
Sebastião Salgado
Nascido em Minas Gerais, Sebastião Salgado se tornou fotógrafo em 1973 e teve passagens em importantes veículos e agências. Salgado é o primeiro brasileiro a assumir um lugar na Academia Francesa de Belas-Artes, na cidade de Paris.
Ele tomou posse em uma das quatro cadeiras da seção de fotografia da academia, para a qual foi eleito em 2016, no lugar do francês Lucien Clergue, seu amigo, morto em 2014, aos 80 anos.
Salgado também é membro da Academy of Arts and Sciences dos Estados Unidos. Em 2016 ganhou a medalha da Legião de Honra, a mais prestigiosa da França.
Conhecido pelas imagens em preto e branco que refletem, em sua maioria, problemas sociais, Salgado vive em Paris desde os anos 1960, mas vem ao Brasil com frequência.
O setor de fotografia da Academia foi criado há dez anos e conta com outros três nomes, além de Salgado: Bruno Barbey, do Marrocos, e Jean Gaumy e Yann Arthus-Bertrand, da França.
Criada em 1803, a Academia de Belas Artes é descendente das academias reais francesas do séculos XVII e é composta por 52 cadeiras. A instituição possui o objetivo de promover e desenvolver as heranças artísticas da França, apoiando a criação de seus membros e respeitando a liberdade de expressão.
O fato é que é um enorme orgulho ver um profissional brasileiro obter esse prestígio e reconhecimento mundial. Afinal, é a fotografia brasileira com destaque mundial.
“Lutamos por mais dois fotógrafos para sermos um grupo de seis, o que nos tornaria mais representativos”, diz Salgado.
Continue lendo: Sebastião Salgado, o famoso fotografo brasileiro.
Lutterbach Fotografia
Com mais de 12 anos de experiência no mercado, a Lutterbach Fotografia é uma empresa composta pelo casal de profissionais Carol e Fernando Lutterbach. Veja abaixo algumas Fine Arts de Lutterbach que estão à venda na loja do seu Site EPICS:
Brumadinho, Minas Gerais, 2020 - Fernando Lutterbach
Paris, França, 2011 - Fernando Lutterbach
Confira seu portfólio completo em lutterbachfotografia.com.br/loja
Emerson Lima
Reconhecido internacionalmente, Emerson Lima é um fotógrafo retratista que possui um estilo de coloração diferenciado e fotos autênticas. Veja alguns quadros fine art que estão à venda em seu Site EPICS:
Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Emerson Lima
Filme NYPD (NYC) - Emerson Lima
Confira seu portfólio completo em emersonlima.com.br/loja
Peter Lik (Fotógrafo australiano)
Mais de 35 anos ultrapassando os limites da arte. Pioneiro autodidata no campo da fotografia de paisagem, Peter Lik se tornou sinônimo de imagens imaculadas de cachoeiras, picos etéreos de montanhas e pacíficos cânions do deserto. Veja algumas de suas obras que estão a venda em seu site:
ASPEN MOODS - Peter Lik
MIDTOWN WATERCOLOR - Peter Lik
Atlantic Moods - Peter Lik
Secret Forest - Peter Lik
Natália Castro
Nat Castro é uma fotógrafa profissional que aborda vários segmentos da fotografia. Na loja online do seu Site EPICS, encontramos lindos quadros fine art, confira:
Confira seu portfólio completo em natcastro.com/loja
Planeta em fotos
"Um site que nos aproxima de um universo cheio de paixões, cores e sonhos..." - Regina Botelho.
Criado por 2 apaixonados em viajar e fotografar, Frederico Viana e sua mãe, Regina Botelho. Veja alguns quadros que estão a venda em sua Loja Online, autografados e certificados em vários opções de impressão, molduras e em diferentes tamanhos.
Quadro de Dunas - Deserto do Atacama - Planeta em fotos
Estrada no Deserto do Atacama - Planeta em fotos
Confira seu portfólio completo em planetaemfotos.com.br
Manu Rigoni
Co-fundadora do FDF Brasil, Manu Rigoni é uma fotografa documental, graduada em Comunicação e estudante das Artes Visuais. Ela também possui em seu portfólio, ensaios de gestantes, em família, além de fotografias Fine art.
Impressões Fine Art - Emanuelle Cristina Rigoni
Confira seu portfólio completo em manurigoni.com
Arthur Damasceno
Fotógrafo fine art há mais de 10 anos, Arthur Damasceno traz obras inspiradas na arte renascentista e barroca. Veja algumas de suas obras abaixo:
BAROQUE INSPIRED ART / ARTE INSPIRADA NO BARROCO - Arthur Damasceno
BAROQUE INSPIRED ART / ARTE INSPIRADA NO BARROCO - Arthur Damasceno
Confira seu portfólio completo em arthurdamasceno.com.br
Inspiração em galerias de Arte
Como termo é vago e extenso para uma única definição concreta, principalmente por se tratar de arte, talvez um belo ponto de partida para definirmos o que são fotografias fine art é ver o que as mais renomadas galerias de arte vendem como fotografia fine art:
B. 1955
SHORELINES
"Josef Hoflehner nasceu em 1955 em Wels, na Áustria. Suas imagens assustadoramente belas elevam seu tema terreno a um nível quase mítico, definindo a essência do lugar.
Nesses momentos raros e indescritíveis, o natural e o feito pelo homem são reunidos em um jogo poético de luz e sombra, vazio e estrutura.
Através de suas imagens, somos movidos para um novo nível de observação e expostos a um mundo onde o acaso e uma ordem natural subjacente coexistem com nosso próprio ambiente construído."
Fonte: Benrubi Gallery
Você é fotógrafo Fine Art e quer vender suas fotos?
Na EPICS, você encontra as melhores soluções para conquistar seu espaço no mercado.
Conheça o Site EPICS, que além de servir como exposição para seu portfólio, tem Loja Online com:
- Cálculo de Frete
- Integração com Sacolinha do Instagram
- Pagamento Online (Cartão de Crédito e Boleto)
Saiba mais...
Fala com a Aline no Whats, tire todas suas dúvidas e ative seu e-commerce na melhor plataforma para fotógrafos ;)
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe