Fotografia Analógica
Compartilhe
A fotografia analógica é um mundo inteiramente novo para quem só teve contato com a fotografia digital, por isso entender a história, as câmeras analógicas, os filmes e o processo de revelação é importante não só para quem quer se arriscar nessa técnica, mas também pra quem já é fotógrafo e e vai conseguir enxergar os processos que nasceram na analógica e que usamos na fotografia digital num modo tão automático.
Nesse posts vou dar dicas de qual câmera comprar para quem quer iniciar no universo das analógicas, indico filmes que eu uso para as minhas fotos, onde revelar os filmes e vamos ter um papo sobre a entrada da fotografia digital e o seu impacto financeiro e social para os amantes do analógico.
Fotografia Digital VS Fotografia Analógica
Elas que foram criadas nos final dos anos 70 mas só se popularizaram na década de 90. Ainda que muitos torcessem o nariz para a nova tecnologia, principalmente os profissionais de fotografia daquela época, inevitavelmente as câmeras digitais conquistaram o mercado.
Mas qual a diferença das câmeras analógicas para as digitais?
Bom, como ja dissemos, as câmeras analógicas usam películas banhadas por uma solução fotossensível, já nas digitais o que é sensível são os sensores.
Mas então câmeras digitais são melhores que analógicas?
Bom, essa é uma discussão que não se faz muito sentido hoje. Cada uma tem seus "pros" e "contras", mas a co-existência de ambas é o melhor dos negócios. Muitos fotógrafos usam ambos os tipos de câmeras.
A digital pela praticidade, velocidade e qualidade.
É impensável fotógrafos que trabalham na área de eventos usarem câmeras analógicas como único recurso em um casamento por exemplo.
Imagine, carregar 40 rolos de filmes que fazem volume e peso? Sem contar que daria menos de 2000 fotos, e sem a possibilidade de espiar se o foco ficou correto na entrada da noiva rs…
É nesse contexto que a fotografia digital mudou tudo.
Outro ponto importante foi a inclusão de consumidores comuns. A entrada de um maior público que não eram profissionais de fotografia, ao mundo fotográfico por meio da praticidade das câmeras digitais VS câmeras analógicas.
Com uma câmera digital, lente e um cartão de memória, você pode fazer milhares de fotos e basicamente só com o investimento inicial.
Já o processo analógico depende de alguns outros fatores que são críticos hoje, mas passiveis de serem superados.
Foto: Cícero Lima
Diferentes softwares de escaneamento dão resultados diferentes. #portra400
Como revelar o filme de uma câmera analógica
O filme que é usado em uma câmera analógica precisa ser processado para que a imagem latente seja “mostrada”, revelada. Nesse processo, que usualmente é através de 3 banhos químicos, sendo: revelador, interruptor e fixador os mais usados.
Após esses banhos químicos a imagem passa de latente para visível de forma invertida, ou seja, temos um negativo.
Esse negativo depois é tratado por um scanner que transforma a imagem negativa - invertida - em positiva.
Filmes para foto analógica e número de poses
A fotografia analógica hoje usa basicamente três formatos de filme:
- Filme de médio formato: filmes 120 ou 220
- Filme de grande formato: com chapas de 4x5 pol, 8x10 pol, 11x24 pol
- Filme de 35mm ou filme 135.
Em filmes como 135 ou 35mm você pode ter 36 ou 24 poses.
Para um filme 120 você pode ter 16, 12, 10 fotogramas ou menos.
Depende do formato de câmera que você está usando. Em médio formato, que são os tipos mais comuns de câmeras, os formatos variam entre: 6.45, 6x6, 6x7, que rendem os 16, 12 ou 10 fotogramas que mencionei usando um filme 120.
Esses filmes possuem uma sensibildade nominal no rótulo, que é o quão sensível a luz ele é.
Temos desde filmes ASA/ISO 50, até filmes ASA 3200.
Eu uso quase sempre os filmes Ilford HP5 400, DELTA 400 e FP4+ 125 , todos são filmes preto e branco.
Filmes coloridos costumo usar o Fuji C200 e PRO400h, Kodak Gold 200 e Portra 400.
Mas existem uma grande variedade de filmes coloridos e preto e branco, cada um com caraterísticas próprias de grão, contraste, alcance dinâmico e latitude.
"Então você está me dizendo que a fotrografia com filme no fim e mais cara, mais trabalhosa e menos acessivel?”
Sim.
Foto: Cícero Lima
Entao por que usar filmes ainda hoje?
É aí, que ao menos pra mim, existe um grande diferencial. Eu uso DSLR`s desde 2008, e comecei com as câmeras analógicas em 2015. Foi a partir de 2015 que muita coisa mudou.
Na fotografia analógica você possui uma relação umbilical com cada fotograma, afinal, eles são limitados. Você passa a ter muito mais cuidado na composição, passa a observar muito mais a luz. Clica muito menos e cria muito mais.
Afinal, ainda que as fotografias analógicas permitam ajustes, eles quase sempre são podem ser tão severos como na fotografia digital.
- LEIA TAMBÉM: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ISO E ASA NA FOTOGRAFIA?
O movimento "slow", que prega a desaceleração na vida moderna é algo mais natural para quem usa a fotografia analogica. Você clica menos, mas tem muito prazer.
Se optar por aprender a revelar seus próprios filmes p&b, o processo pode ficar ainda mais valioso.
Você fotografou seu filmes, depois vai colocá-lo num carretel, passar pelos 3 processos químicos, lava, retira o negativo do tanque e olha. Essa parte é marcante. Você vê todas aquelas imagens que estão mentalmente seguras em você ali, na sua frente, no papel.
Parece que num processo mágico as imagens brotaram ali. Quem teve a oportunidade de revelar o seu filme alguma vez sabe bem do que estou falando.
Onde comprar filmes e câmeras analógicas?
Onde comprar filmes analógicos?
Os filmes estão disponiveis mais facilmente em plataformas digitais como Mercado livre, Ebay e grupos de fotografia analógica.
Onde comprar câmera analógica?
No meu processo analogico eu passeo por todas essas fases.
Desde o alerta de que era muito difícil revelar filmes em casa, até comprar equipamentos que podem não funcionar direito, existem lojas que vendem equipamentos revisados, existem pessoas que vendem equipamentos revisados.
Então você pode cuidadosamente garimpar no Mercado Livre ou ir no site da Angel Photo, Portssar e buscar seu equipamento lá.
Os preços inflacionaram bastante nos últimos anos, principamente pelo aumento do interesse pelo processo analógico. Mas ainda é possível encontrar bons equipamentos a preços justos.
Sempre recomendo câmeras analógicas da Nikon e Pentax para quem esta iniciando. Todas com funcionamento manual, ou seja, você precisa de bateria apenas para o fotômetro.
São elas: Pentax K1000, Pentax SP, Pentax MX e Nikon FM, FM2.
Todas usam lentes com foco manual.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe