Experiência do usuário: como seu cliente aprova seus álbuns?
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Engana-se o fotógrafo que pensa que seu trabalho acaba ao encerrar uma sessão de fotos, ou que essa seria a única parte realmente importante do serviço. A experiência do usuário, na fotografia, compreende atentar às necessidades e demandas do cliente durante todo o processo — seja na sessão, no tratamento, durante a entrega, e até mesmo depois dela.
Um fotógrafo que pretende se destacar no mercado deve saber aliar a arte da fotografia com conhecimentos de gestão.
Após a sessão de fotos, tem a outra parte do trabalho
Além de conseguir administrar seus recursos adequadamente, o fotógrafo deve buscar sua máxima satisfação do cliente.
Neste post, abordaremos uma parte importantíssima sobre a interface entre o fotógrafo e o cliente, que é a aplicação de conceitos da experiência do usuário no negócio da fotografia.
Confira e comece a se destacar o quanto antes!
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM FOTOGRAFIA
A maioria dos fotógrafos que compõem o mercado profissional da área são profissionais liberais, que dependem dos próprios esforços na atração e manutenção de clientes. Portanto, vivem a luta diária de se consolidar no mercado. Uma parte importante dessa consolidação é a manutenção dos clientes já alcançados, ainda mais até que sua captação. Isso porque de nada adianta captar vários clientes e deixá-los insatisfeitos com o serviço prestado: isso coloca o negócio em uma trajetória decadente.
Por outro lado, negócios que demonstram um serviço bem prestado e atento ao que foi contratado são capazes de criar laços de confiança com os clientes conquistados. Isso gera um potencial relevante de nova contratação — e, melhor ainda, de indicação e bons conceitos para conhecidos desse cliente.
O momento decisivo em que o cliente analisa a qualidade do serviço prestado é a entrega.
Durante a sessão, não é possível ter uma noção suficiente do resultado final, pois grande parte dele depende de processos posteriores e do conceito em que o fotógrafo está se baseando para trabalhar. Assim, primeiramente, comunicação e feedback são essenciais para que esse conceito esteja bem alinhado à pretensão do cliente. Essa comunicação deve se estender ao longo de todo o processo de pós-produção:
- Selecionando fotos que mais agradem ao cliente;
- Adaptando o tratamento ao estilo próprio do fotógrafo;
- Respeitando prazos;
- Atendendo a solicitações e críticas.
Agir dessa forma é o básico da experiência do usuário, e todo fotógrafo que pretende conquistar a confiança de seus clientes e um lugar no mercado deve se atentar a isso.
A ENTREGA DO SERVIÇO: COMO ISSO AFETA SEU NEGÓCIO NA FOTOGRAFIA
Entregar o serviço não diz respeito apenas à aparência das fotos. Ela envolve todas as pequenas ações que compõem esse processo.
Assim, para garantir a satisfação do cliente, devem ser considerados:
- A transparência do fotógrafo quanto a prazos e detalhes do serviço;
- O modo de entrega;
- A disponibilidade para realizar alterações;
- Comodidade e conforto do cliente.
A ideia é que não haja qualquer desencontro entre o desejo do cliente e a visão do fotógrafo — e que qualquer modificação seja devidamente discutida.
Entregar um serviço adequado às especificidades do cliente, em que ele sinta que, de fato, foi atendido, é um passo importante para a criação de um vínculo de confiança entre o fotógrafo e seu contratante.
DICAS PARA INOVAR E ENCANTAR NA ENTREGA
Primeiramente, é uma clara demonstração de profissionalismo estabelecer prazos. Se o ensaio é no dia X, a entrega das fotos tratadas será dali a 5 dias, por exemplo. Entregues as fotos, o cliente terá mais 5 dias para escolher um número definido de fotos.
Dito isso, vamos abrir um parêntese para uma dica muito básica, mas que muitos fotógrafos abrem mão de seguir: todo e qualquer trabalho pós-fotos exige, além de um computador razoável em termos de processamento, uma conexão estável com a internet.
Para o primeiro, você conferir nosso post com 7 dicas para otimizar a rotina de trabalho dos fotógrafos, e para a segunda, indicamos o SpeedCheck para checar se está tudo bem com a sua internet.
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Após, se for o caso, o fotógrafo em 10 dias entregará uma prévia do álbum de fotos, e o cliente terá um prazo para aprová-lo e/ou apontar ajustes.
O exemplo acima reflete uma prestação de serviços bem organizada e que permite encontrar o ponto máximo de satisfação do cliente com o trabalho prestado.
O tratamento de fotos faz parte do serviço. Uma prestação de serviços completa compreende a entrega ao cliente de imagens previamente escolhidas e tratadas. Há um filtro duplo, em que o fotógrafo escolhe e trata as imagens tecnicamente mais bem-feitas, e o cliente escolhe suas favoritas.
+ LEIA MAIS: Tratar fotos: os melhores apps e softwares
Durante esse processo, seja em suas fases intermediárias de aprovação ou na entrega final, é importante considerar a conveniência do cliente. Um sistema como o EPICS Select proporciona todo conforto e praticidade ao cliente na escolhada das fotos em qualquer horário e dispositivo. Além de garantir uma entrega rápida das imagens mesmo via Download.
Sim, é interessante — caso se trabalhe com um estúdio ou escritório — convidar o cliente para visitá-lo no momento da entrega do trabalho final. O contato pessoal é um degrau importante na construção da confiança do contratante na pessoa do fotógrafo, porém como a internet vence cada vez mais a barreira geográfica na contratação, realizar a entrega a distância com um sistema atraente pode preencher essa lacuna.
Tendência é que a aprovação, apontamento de ajustes e entrega de álbuns seja 100% online
A TENDÊNCIA É DIGITALIZAR
Assim como toda a comunicação pode ser feita pelo meio digital, a própria entrega do serviço também pode sê-lo. Álbuns e fotos físicas têm caído em desuso e sendo na maioria dos casos inviável, sendo substituídas por registros em redes sociais, armazenamento no próprio HD ou álbuns virtuais, veja esse modelo de galeria do Select.
+ LEIA MAIS: Como faço para ter todo meu backup em apenas 3TB de HD?
Oferecer ao cliente uma ferramenta com a própria marca é o caminho para uma excelência na entrega.
Assim, o fotógrafo pode entregar ao seu cliente as fotos adequadas com recursos para o próprio cliente divulgar em redes sociais como Facebook e Instagram.
É IMPORTANTE PERGUNTAR A OPINIÃO APÓS A ENTREGA?
Uma pesquisa de satisfação é o último ponto para garantir a melhor experiência do usuário possível de um cliente de fotografia.
Manter o contato com o cliente após a entrega do produto — especialmente para pedir feedback — ajuda a extrair pontos úteis a respeito da prestação de serviços: pode ser que o cliente apresente uma crítica construtiva ou um elogio que oriente um maior foco em alguma parte.
Depoimentos de clientes satisfeitos no seu site, por exemplo, são ótimos atrativos para potenciais contratantes em fase de pesquisa.
Além disso, manter o canal de comunicação aberto com o cliente após a conclusão do serviço contribui com sua fidelização. Havendo outro serviço semelhante, o mesmo fotógrafo tende a ser considerado — além de ser uma preferência nas indicações feitas por esse cliente.
Portanto, garantir uma boa experiência do usuário em fotografia não se limita a fazer o cliente se sentir confortável na sessão. A parte em que essa experiência melhor se expressa é:
- Na entrega do serviço;
- Na forma que ele é feito;
- Na transparência que o profissional demonstra;
- No ajuste do resultado às expectativas do contratante.
NÃO ESQUEÇA DE CONHECER o EPICS Select, a ferramenta que revoluciona a entrega e seleção de fotos e álbuns.
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