Elementos para melhorar sua fotografia
Compartilhe
Dominar os elementos básicos da composição é um dos pilares para se tornar um excelente fotógrafo.
Ponto, linha, figuras geométricas e texturas na fotografia.
A linguagem visual é constituída por uma gramática, tendo em si elementos que configuram a mensagem recebida pelo receptor.
Por exemplo, para escrevermos em qualquer idioma é necessário dominar a estrutura da língua, regras gramaticais e as estruturas textuais, letras formam palavras, palavras formam frases e frases formam textos.
A fotografia também é um texto que pode ser analisado e lido de acordo com a composição e o momento capturado.
Elementos e Composição da Fotografia
Ponto - Elemento básico na geometria é definido pela união de duas retas.
Linha - É compreendida como uma sequência de pontos, para a geometria é um elemento infinito.
Figuras geométricas - São o formato simplificado que cada elemento possui, são formadas através da ideia de pontos, linhas, superfície e volume.
Textura - É o aspecto de uma superfície.
Cada elemento presente na composição pode produzir interpretações variadas.
Toda comunicação é subjetiva, seja visual, textual ou imaterial.
Portanto tudo que está presente naquele espaço retangular onde você decide o que manter ou eliminar importa... Seja o alinhamento das linhas mais fortes, as expressões faciais dos “personagens” presentes na composição, a utilização das regras de proporção e a repetição e peso de elementos gráficos. Tudo conta para criar uma representação harmoniosa.
Bem, falando assim parece quase uma missão impossível realizar uma fotografia de impacto e realmente é mais complicado do que parece, dominar e aprender a enxergar esses elementos na fotografia entendendo que a representação visual do local, precisa estar equilibrada dentro de determinados parâmetros matemáticos para ser efetiva.
Criando um estilo fotográfico
À partir do domínio dessas simbologias que se torna possível definir um estilo fotográfico, alguns fotógrafos seguem uma linha mais clássica e estética enquanto outros tendem a ter um traço mais jornalístico sincero... Um estilo não anula o outro, pelo contrário quando trabalham juntos se complementam.
Fazer uma foto pode ser comparado a cozinhar, você escolhe os ingredientes, organiza tudo nas proporções certas, considerando os espaços positivos e negativos, o contexto, a história, esperar o momento certo de agir e dispõe de todos esses elementos dentro de um retângulo, então tempera tudo na edição eliminando os incidentes que são alheios a nossa vontade ou ressaltando eles dependendo da audiência, padroniza como se fosse um produto criando uma harmonia que quando está em equilíbrio, funciona como música para os olhos!
Então o cliente olha para aquela obra prima e pensa: “Nossa, como eu sou perfeito!!!”
E segue com esse pensamento... (Muitas clientes relataram sentir-se melhores com sua autoimagem após serem fotografadas profissionalmente; tanto noivas quanto clientes de ensaios).
Na realidade todos sabemos que somos imperfeitos e a fotografia compreendida como obra de arte é uma fuga em que os artistas manipulam para produzir harmonia e conseguir propagar aquele olhar peculiar que só uma pessoa de sensibilidade inata é capaz de captar, resultando em um retângulo que é apenas um pedacinho das sinapses cerebrais de um artista, mas que carrega dentro de si, emoções, saudade, sonhos, verdade e encanta ou provoca ao público, nem sempre é esteticamente agradável mas sempre é intrigante quando bem executada, todo fotógrafo é artista.
Fotografia por Juliane Garbes
A ideia em realizar essa fotografia sem interferir no cenário que a maquiadora havia montado foi utilizar as figuras geométricas circulares que funcionam como peso e contra-peso ao centro a nas extremidades da imagem, além disso o ringlight posicionado acima da cabeça da noiva faz alusão ao pedido que ela fez a maquiadora "Gostaria de uma make bem angelical" que me remete as obras renascentistas onde os artistas frequentemente colocavam auréolas acima da cabeça dos personagens para criar essa ideia de "santidade".
Junto com tudo isso aproveitei e satirizei o som ambiente que era pra variar Boyce Avenue cantando Perfect do Ed Sheeran. No momento que vi essa cena na minha frente já sabia que seria premiada, principalmente por ser uma imagem que trás também o elemento sonoro, gosto muito de realizar imagens sonoras, primeiro subi em uma cadeira próxima ao rosto da noiva e fiz as fotos da maquiagem em plano detalhe e depois me afastei e esperei que algo "louco" acontecesse e não é que aconteceu!?
Na hora que a maquiadora virou as costas e noivas pegou o espelho que estava na bancada lateral e simplesmente deu um berro. (As pessoas aqui na minha cidade são absurdamente expressivas).
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe