Dicas para observar o céu em julho de 2023 pela NASA
Compartilhe
A NASA lançou um guia para o céu noturno em julho deste ano, apontando quais objetos celestes serão proeminentes e destacando que é uma das melhores épocas do ano para capturar a Via Láctea. Por mais que o mês já está chegando pela metade, ainda é possível capturar alguns eventos.
Foto de capa: Mihail Minkov
Capturando a Via Láctea
Julho é o horário nobre para capturar a Via Láctea e os fotógrafos que desejam capturar uma foto épica dos aglomerados de estrelas, gás e poeira em que vivemos, então eles vão querer apontar suas câmeras para o sul por volta das 22:00 e olhar para uma fraca faixa diagonal de luz. A Via Láctea é melhor vista longe das luzes brilhantes da cidade, então qualquer pessoa que esteja de férias em uma área remota pode querer levar uma câmera e um tripé.
Foto do Mihail Minkov
Vênus e Marte no oeste após o pôr do sol
Vênus e Marte serão os protagonistas no céu noturno de julho. Logo após o pôr do sol, dirija seu olhar para o oeste e você encontrará esses dois planetas brilhantes. Inicialmente, eles estarão próximos um do outro, mas ao longo do mês, gradualmente, se separarão, criando uma dança celestial fascinante.
Marte próximo à estrela Regulus e a passagem da Lua
E na segunda semana de julho, o Planeta Vermelho terá uma nova companheira no céu noturno – a estrela Regulus. Atualmente, Marte está o mais longe possível da Terra e isso significa que Regulus e Marte terão aproximadamente o mesmo brilho. Mas o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA diz que deve ser muito fácil detectar o brilho vermelho de Marte versus o brilho azul de Regulus usando um par de binóculos ou mesmo a olho nu.
Nos dias 9 e 10 de julho, Marte estará em proximidade com a estrela, formando uma cena celestial encantadora. Além disso, no dia 20, a Lua passará perto de Marte, proporcionando um espetáculo visual imperdível para os observadores do céu.
Júpiter e Saturno
Para aqueles que preferem ir para a cama depois que o sol se põe, os gigantes gasosos Júpiter e Saturno estarão visíveis antes do nascer do sol. Em 11 de julho, Júpiter brilhará sob uma lua crescente.
Saturno também estará visível no céu ao mesmo tempo, mas Júpiter será muito mais brilhante e isso porque Saturno está significativamente mais longe da Terra e do Sol.
Mas Saturno não estará sozinho, com ele pouco antes do nascer do sol estará a brilhante estrela Fomalhaut. O jovem estalo de uma estrela (tem apenas 440 milhões de anos) foi recentemente capturado pelo Telescópio Espacial James Webb, onde foi revelado que seu cinturão de asteroides possui estruturas mais complexas do que se pensava anteriormente.
NASA
Essas são apenas algumas das maravilhas celestiais que você pode observar em julho de 2023. Esteja preparado para aproveitar esses momentos mágicos e capturar a beleza do universo em suas fotografias. Lembre-se de escolher locais escuros, longe da poluição luminosa, para obter melhores resultados. Não perca a oportunidade de testemunhar esses espetáculos celestes e explorar a fascinante vastidão do espaço.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe