Dicas para dirigir noivos em ensaios de casamento
Compartilhe
Um dos grandes problemas que os fotógrafos enfrentam quando estão fazendo ensaios de pré-casamento é a dificuldade para dirigir o noivo e a noiva. Esta tarefa, em alguns casos, fica a cargo de um produtor profissional, porém, em situações em que este produtor não esteja presente, é apenas você, fotógrafo, com o casal. Por isso, saber sobre direção é fundamental para conseguir criar imagens espontâneas e deixar o casal mais tranquilo e à vontade, evitando noivos “engessados” nas fotos.
Direção de noivos não se resume apenas ao posicionamento do corpo: direção significa conseguir extrair o melhor daquela pessoa, seja em um sorriso, seja em uma mudança do lado do cabelo, seja em um movimento ou num olhar.
Direção de noivos não se resume apenas ao posicionamento do corpo: direção significa conseguir extrair o melhor daquela pessoa, seja em um sorriso, seja em uma mudança do lado do cabelo, seja em um movimento ou num olhar.
1 - Analisar estilo dos noivos
Um passo muito importante para se conseguir chegar à direção ideal é identificar locais que se aproximam do estilo do casal. Pode ser que você tenha uma mata maravilhosa, com um verde intenso, folhas, árvores e horizontes, mas pode ser que seus clientes não se identifiquem com natureza. Ou, pode ser que você crie uma ideia de ensaio street, aproveitando paredes e espaços urbanos, mas o casal prefira espaços repletos de árvores. Por isso, converse com seus clientes!
Procure saber qual cenário eles gostam mais e qual espaço combina mais com eles. Lembre-se que os noivos não são modelos profissionais ou atores, logo, não são eles que precisam pensar em como se adaptar a um ambiente: é seu papel saber como se adaptar ao ambiente e estilo deles. O profissional na história é você.
Antes de fazer um ensaio, procure saber que estilo de fotografia seus clientes gostam. Claro que, se escolheram você, é porque gostam do seu estilo, mas peça sempre referências. Peça para que lhe mostrem fotos de outros profissionais na hora do ensaio. Isso fará com que eles comentem sobre a fotografia que estão analisando. Tente extrair deles o que mais os agrada e incomoda naquela foto. Mesmo que o casal seja leigo no assunto, você conseguirá identificar o gosto do casal.
2 - Extrair o melhor de cada casal
Tendo uma ideia sobre o local mais adequado para fotografar e o gosto dos seus clientes, será mais fácil pensar na direção deles. Um erro recorrente de fotógrafos é ver o casal como modelos profissionais e tentar forçar caras e bocas. A não ser que seja um casal de modelos profissionais, é necessário saber como trabalhar com ‘pessoas comuns’, que não sabem técnicas sobre posicionamento do rosto e desenvoltura do corpo. Noivos não sabem fazer ‘carão’ de modelo. Se souberem, sorte sua! Por isso, não busque isso no casal que você está fotografando. Exigir poses forçadas, caras e bocas pode fazer com que os noivos fiquem desconfortáveis. Aproveite bastante os momentos de espontaneidade, sorrisos, risadas, rostos bem próximos e, claro, o beijo.
Além disso, piadas e comentários pontuais podem fazer com que seus clientes se sintam mais à vontade. Isso ajuda a deixar o ambiente descontraído, logo, é o momento certo para clicá-los. Mas tome cuidado com as piadas! Procure entender os limites dos seus clientes. Há casais mais sérios, mais alegres, mais engraçados ou mais conservados. O importante é entender o estilo do casal e fazer um ensaio que seja a cara deles, sem perder a essência do seu trabalho.
Elogie seus clientes, mas isso não quer dizer que você precise bajulá-los. Você não precisa mostrar as fotos para os clientes no dia do ensaio, mas você pode transmitir para eles como está ficando o resultado. Elogie o sorriso deles, a forma como eles se olham; elogie uma foto, diga que eles estão ‘mandando muito bem’. Isso fará com que o casal se sinta mais confiante e a confiança os deixará mais relaxados, o que facilitará sua direção.
Peça para os noivos contarem histórias deles, de como se conheceram, por exemplo. Isso fará com que eles criem mais intimidade naquele momento. É comum, quando apontamos uma câmera para os noivos, que eles fiquem tímidos até mesmo para beijar e se tocar. Contar histórias fará com que reativem a memória. A lembrança é extremamente importante quando queremos contar histórias por meio de fotografias.
Música ajuda muito. Se você estiver em um local que é possível colocar músicas para tocar, faça isso! E mais: pergunte para o casal qual é o estilo musical que eles mais gostam. Isso fará com que eles se sintam ainda mais à vontade, sem contar que te ajudará a definir o estilo do casal. Se não tiver como tocar músicas durante o ensaio, isso não será motivo para o casal não conseguir se sentir à vontade - a música apenas ajuda no todo.
Uma excelente tática que ajuda na hora de dirigir casais é utilizar acessórios. Balões, letras ou qualquer outro objeto ajuda na composição de uma imagem quando o casal está um pouco sem jeito para fotografar. Mas tome cuidado com a cor dos objetos e tamanho. Lembre-se que o destaque da fotografia precisa ser o casal. Acessório é apenas um acessório.
3 - Feeling para registrar os melhores momentos
Por fim, não jogue suas melhores ideias para o começo do ensaio. É comum que o casal fique tenso no começo, mesmo que você faça piadas, coloque músicas que eles gostem e esteja em um ambiente que é a cara deles. Quem não está acostumado com o dia a dia da fotografia acaba estranhando uma máquina gigante apontada para si exigindo sorrisos. Use o começo do ensaio para fazer algumas fotos mais simples, alguns retratos mais abertos com mais informações. A composição do cenário não deixará transparecer a tensão dos noivos e você estará mais distante deles. No começo, como não estão acostumados a ficar se beijando na frente de qualquer pessoa, ficar afastado por um tempo fará com que o casal converse intimamente e se adapte com aquela situação. Depois, quando o casal estiver entrosado e você estiver satisfeito com sua direção, explore fotos mais fechadas e utilize suas melhores ideias.
É importante, no entanto, não iniciar um ensaio tendo a ideia de que todos ensaios começam com fotos ruins e terminam com fotos excelentes. O quanto antes você conseguir deixar seu casal tranquilo, mais fácil será para dirigi-los e obter fotos ainda mais incríveis. Sem contar que, quanto mais tempo o casal permanece se sentindo desconfortável, mais difícil vai ser deixá-lo tranquilo depois. Ter a consciência de que eles começarão o ensaio tensos é importante, mas ter a ideia de que você precisa buscar meios para deixá-los tranquilos é mais importante ainda.
4 - Transparência e comunicação
Organização e comunicação são coisas que ajudam a deixar sua direção mais simples, além do mais, direção é comunicação pura. Se você não estiver satisfeito com a pose feita pela noiva, fale que não está bom. Se o noivo estiver muito sério, fale que ele precisa sorrir mais. Se você utilizou todas as técnicas ao seu alcance e, ainda assim, o casal segue tenso, fale que eles estão tensos e que isso pode prejudicar o ensaio. Tente usar a transparência para fazê-los entender que você precisa da colaboração deles para fazer os melhores retratos.
Cores, luz, o vestido da noiva no ensaio, a roupa do noivo e o local são fatores essenciais para um ensaio, mas uma boa direção somada a tudo isso fará com que seu trabalho seja diferenciado. Não menospreze a direção. Encontre fórmulas próprias para dirigir seus clientes e você se destacará no mercado fotográfico.
(foto por: Memória de Elefante)
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe