Dicas de SEO para fotógrafos na prática
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A cada dia que passa, mais e mais fotógrafos estão procurando informações de como se posicionar melhor no Google, pois é evidente que um site com um bom conteúdo atrai mais clientes.
Mas como aplicar todas as regras e dicas encontradas de marketing digital e SEO na internet em seu site?
Pois bem, pretendo explicar na prática como o fotógrafo pode distribuir o seu conteúdo de forma simples e eficaz para o Google.
Você já deve ter lido sobre gerar conteúdo (inbound) em forma de blog para obter mais relevância, mas isso não significa, necessariamente, ter muito texto escrito de qualquer maneira. O texto precisa conter os termos corretos do seu segmento.
O Google tenta mostrar sempre o melhor conteúdo para a pesquisa efetuada. Portanto, ao inserir o conteúdo em seu site, descreva exatamente o que são as fotos e não somente o casal. Assim o Google vai entender melhor o seu conteúdo e acertar ao mostrar o mesmo.
Mas antes de começarmos, precisamos fazer um exercício simples e rápido, no qual irá ajudá-lo a distribuir o conteúdo do seu site e, dessa forma, definirá a navegação. A técnica de SITEMAP ajuda você visualizar como seu site ficará depois de pronto.
Então vou montar dois exemplos:
Mas como aplicar todas as regras e dicas encontradas de marketing digital e SEO na internet em seu site?
Pois bem, pretendo explicar na prática como o fotógrafo pode distribuir o seu conteúdo de forma simples e eficaz para o Google.
Você já deve ter lido sobre gerar conteúdo (inbound) em forma de blog para obter mais relevância, mas isso não significa, necessariamente, ter muito texto escrito de qualquer maneira. O texto precisa conter os termos corretos do seu segmento.
O Google tenta mostrar sempre o melhor conteúdo para a pesquisa efetuada. Portanto, ao inserir o conteúdo em seu site, descreva exatamente o que são as fotos e não somente o casal. Assim o Google vai entender melhor o seu conteúdo e acertar ao mostrar o mesmo.
Mas antes de começarmos, precisamos fazer um exercício simples e rápido, no qual irá ajudá-lo a distribuir o conteúdo do seu site e, dessa forma, definirá a navegação. A técnica de SITEMAP ajuda você visualizar como seu site ficará depois de pronto.
Então vou montar dois exemplos:
PS: Se você trabalhar com álbuns folheáveis, não deixe de adicionar seus mostruários. (ÁLBUNS FOLHEÁVEIS COM SEU SITE EPICS)
A partir de agora, vou dar algumas sugestões de como cadastrar o conteúdo para um site e explicar as técnicas aplicadas.
EXEMPLO 1 - As melhores fotos com trabalhos recentes
Essa receita funciona muito bem para o fotógrafo que gosta de impactar com as suas melhores fotos, independente do tempo que elas tenham. (Página Home)
Além de criar um fluxo de acesso com os trabalhos realizados em ordem cronológica.
Veja, impactar logo de cara, pois suas fotos falam mais que qualquer texto.
Mas não deixe de atender aos pedidos dos clientes que queiram mostrar as fotos para os amigos e familiares. Então, a opção de Portfólio junto com as publicações dos trabalhos mais recentes, como uma página de galeria ou posts no blog, se encaixam muito bem.
A partir de agora, vou dar algumas sugestões de como cadastrar o conteúdo para um site e explicar as técnicas aplicadas.
EXEMPLO 1 - As melhores fotos com trabalhos recentes
Essa receita funciona muito bem para o fotógrafo que gosta de impactar com as suas melhores fotos, independente do tempo que elas tenham. (Página Home)
Além de criar um fluxo de acesso com os trabalhos realizados em ordem cronológica.
Veja, impactar logo de cara, pois suas fotos falam mais que qualquer texto.
Mas não deixe de atender aos pedidos dos clientes que queiram mostrar as fotos para os amigos e familiares. Então, a opção de Portfólio junto com as publicações dos trabalhos mais recentes, como uma página de galeria ou posts no blog, se encaixam muito bem.
EXEMPLO 2 - Conteúdo por área
Essa outra receita é indicada para o fotógrafo que atua em mais de uma área ou gosta de publicar todo o trabalho realizado. Assim, ele segmenta bem o seu conteúdo e facilita o acesso direto, gerando um fluxo de acesso por tipo de conteúdo.
Note que, ao abrir o site, que todo o conteúdo e as áreas de atuação, estarão visíveis. A opção de atender os pedidos dos clientes para visualizarem suas fotos, fica por segmento.
Essa outra receita é indicada para o fotógrafo que atua em mais de uma área ou gosta de publicar todo o trabalho realizado. Assim, ele segmenta bem o seu conteúdo e facilita o acesso direto, gerando um fluxo de acesso por tipo de conteúdo.
Note que, ao abrir o site, que todo o conteúdo e as áreas de atuação, estarão visíveis. A opção de atender os pedidos dos clientes para visualizarem suas fotos, fica por segmento.
Bom, agora você já sabe como distribuir o conteúdo e como o site vai ficar depois de pronto; vamos para as técnicas de SEO.
TÉCNICAS DE SEO
Os sites da plataforma da EPICS te ajudam muito nessa parte. Sendo assim, você apenas deve se preocupar em descrever corretamente o conteúdo desejado e adicionar suas fotos.
Deixe a parte técnica de lado, pois o painel do site otimizará suas fotos automaticamente. O sistema renomeará os arquivos, gerará mais de um tamanho para cada foto inserida, além de aplicar os termos; tudo automaticamente.
Você já deve ter lido ou ouvido falar do funil de marketing, mas como aplicar essa técnica em seu site?
Pois bem; nesses últimos anos, eu tenho atendido e conversado com muitos fotógrafos, e o melhor: apliquei, testei, testei, testei e verifiquei os resultados.
Então posso dizer que atualmente o fotógrafo tem focado muito no fundo de funil, mas a maior fatia está acima disso.
O mais importante: lembre-se de pensar como um consumidor e não como um profissional da sua área.
MONTAR O FUNIL
O exemplo que vou usar será de uma noiva e, baseado nisso, vou mostrar como descrever o seu conteúdo para que o Google te posicione em todos os momentos do funil.
Basicamente o funil é divido em três partes: TOPO, MEIO e FUNDO. Sabendo disso, vamos gerar conteúdo para os três e não apenas para o fundo do funil.
Mas então, o que seria um conteúdo para o topo do funil? Uma ideia.
Conteúdo para o meio do funil? A ideia formada.
Fundo de funil seria? O fotógrafo.
Sabendo disso, vamos à prática!
TÉCNICAS DE SEO
Os sites da plataforma da EPICS te ajudam muito nessa parte. Sendo assim, você apenas deve se preocupar em descrever corretamente o conteúdo desejado e adicionar suas fotos.
Deixe a parte técnica de lado, pois o painel do site otimizará suas fotos automaticamente. O sistema renomeará os arquivos, gerará mais de um tamanho para cada foto inserida, além de aplicar os termos; tudo automaticamente.
Você já deve ter lido ou ouvido falar do funil de marketing, mas como aplicar essa técnica em seu site?
Pois bem; nesses últimos anos, eu tenho atendido e conversado com muitos fotógrafos, e o melhor: apliquei, testei, testei, testei e verifiquei os resultados.
Então posso dizer que atualmente o fotógrafo tem focado muito no fundo de funil, mas a maior fatia está acima disso.
O mais importante: lembre-se de pensar como um consumidor e não como um profissional da sua área.
MONTAR O FUNIL
O exemplo que vou usar será de uma noiva e, baseado nisso, vou mostrar como descrever o seu conteúdo para que o Google te posicione em todos os momentos do funil.
Basicamente o funil é divido em três partes: TOPO, MEIO e FUNDO. Sabendo disso, vamos gerar conteúdo para os três e não apenas para o fundo do funil.
Mas então, o que seria um conteúdo para o topo do funil? Uma ideia.
Conteúdo para o meio do funil? A ideia formada.
Fundo de funil seria? O fotógrafo.
Sabendo disso, vamos à prática!
CONTEÚDOS ESTRATÉGICOS
Crie conteúdos que respondam dúvidas ou dê dicas para seu público, seja ele de fotógrafos, noivas, gestantes. Exemplos:Conteúdo para topo de funil: dicas e dúvidas
• fotografia de casamento
• maquiagem para casamento
• vestido de noiva 2019
• escolha do buquê de noiva
Conteúdo para meio de funil: locais
• igreja e cidade
• buffet e cidade
• espaço evento e cidade
Conteúdo para fundo de funil
• fotógrafo, área e cidade
Agora você deve estar pensando: "caramba! Preciso começar a gerar todos esses textos?" - Calma!
Você tem o mais importante em suas mãos, sabe o que é? Suas fotos!
Com as suas fotos, é possível gerar conteúdo para todas as fases do funil.
Prática novamente:
Crie um post em seu blog com o conteúdo que quer abordar e adicione as fotos.
Exemplos:
Topo de funil
Título: Modelos de buquê de noiva
Texto: Eu, fotógrafo de casamento, após ter fotografado diversos casamentos, consegui reunir vários modelos de buquê de noiva.
Essa peça tão importante para a noiva, pode variar muito, pois existem alguns fatores que devem ser levados em consideração: altura da noiva, tipo e cor do vestido, além da personalidade da noiva.
Vejas alguns dos modelos de buquê de noiva:
Fotos: As suas fotos de buquê.
Meio de funil
Título: Buffet Afrikan House
Texto: O buffet Afrikan House de São Paulo, é ótima opção para eventos com um número grande de convidados. Além de ter ótimas opções de cardápio.
Fotos: As suas fotos deste buffet
Fundo de funil
É a primeira página do seu site, de maior peso e relevância para o Google. Simples assim, pois todos os sites da EPICS são desenvolvidos e preparados para ter os termos corretos. Portanto, você só precisa preencher o Wizard da compra e adicionar o seu conteúdo.
Não tem blog? Tudo bem!
Crie uma galeria em sua página, com as fotos e a história delas.
Exemplo:
Meio de funil
Título: Casamento no Igreja Basílica de Rio Preto - Maria e João
Texto: O casamento da Maria e do João realizado no espaço Afrikan House teve uma energia incrível! Até eu, fotógrafo de casamento, fui contagiado por essa energia. Uma decoração linda e a união de duas famílias cheias de energia e disposição.
Fotos: As suas fotos deste casamento
DICA IMPORTANTÍSSIMA
• Não saia criando conteúdo por conta, antes pesquise no Google. Sempre!
Exemplo, comece digitando uma palavra e dê um espaço, aguarde o Google indicar sugestões das pesquisas efetuadas. Utilize essa consulta como título do seu conteúdo.
• Tome cuidado com o nome dos locais, escreva de forma correta com acentos e espaços. Pois é nome próprio e o Google precisa identificar esse local.
Mais importante ainda, se for algo como "Igreja Basílica", informe o nome da cidade. Pois nomes como esses são comuns em quase toda cidade.
Seguindo essa linha de pensamento, você vai ajudar a divulgar o trabalho do buffet, o que é super legal, e vai estar divulgando o seu trabalho antes mesmo da noiva pensar em contratar um fotógrafo.
Então você pode usar essa técnica para diversas situações e locais. Isso sim é topo e meio de funil.
Ative o recurso de WhatsApp que o EPICS Site tem. É a melhor CTA (Call To Action - Chamada para ação) que existe na atualidade.
Se você se posiciona perante ao Google como fotógrafo de casamento, o primeiro conteúdo que deve ser exibido são fotos de casamento. Não coloque um ensaio ou alguma outra foto de outra área.
Também não deixe de disponibilizar seus contatos facilmente; telefone, e-mail e endereço. *Se tiver um local onde receber os clientes.
Lembre-se, nome das páginas são super importantes, então a página com o formulário de contato, deve ter o nome de "Orçamento" ou "Solicite um orçamento". Não use o nome de contato.
Mais importante ainda, se for algo como "Igreja Basílica", informe o nome da cidade. Pois nomes como esses são comuns em quase toda cidade.
DICA BÔNUS
• Você deve ter notado que citei o exemplo de ter uma galeria ou um post com as fotos de um determinado buffet. Por quê? Simples, quando a noiva for procurar saber como é o buffet, ela vai encontrar o seu site.Seguindo essa linha de pensamento, você vai ajudar a divulgar o trabalho do buffet, o que é super legal, e vai estar divulgando o seu trabalho antes mesmo da noiva pensar em contratar um fotógrafo.
Então você pode usar essa técnica para diversas situações e locais. Isso sim é topo e meio de funil.
O PRINCIPAL: VENDER!
Não deixe de adicionar os depoimentos dos seus clientes. Nada de editar ou querer inventar. Simplesmente adicione os elogios e carinhos que você recebe por WhatsApp, pelo Facebook e pelo Google Meu Negócio.Ative o recurso de WhatsApp que o EPICS Site tem. É a melhor CTA (Call To Action - Chamada para ação) que existe na atualidade.
Se você se posiciona perante ao Google como fotógrafo de casamento, o primeiro conteúdo que deve ser exibido são fotos de casamento. Não coloque um ensaio ou alguma outra foto de outra área.
Também não deixe de disponibilizar seus contatos facilmente; telefone, e-mail e endereço. *Se tiver um local onde receber os clientes.
Lembre-se, nome das páginas são super importantes, então a página com o formulário de contato, deve ter o nome de "Orçamento" ou "Solicite um orçamento". Não use o nome de contato.
Sobre o Autor
Marnei Pinheiro
Especialista em SEO, gerente de sucesso e trabalha na EPICS desde 2011.
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