Comunicação com clientes: por que é tão importante investir?
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Comunicação é a base para qualquer bom relacionamento, podemos dizer isso principalmente entre fotógrafos e clientes. E, como tal, ela tem um papel fundamental na aquisição e fidelização de clientes dentro de qualquer negócio.
A comunicação com clientes é o que assegura a qualidade no atendimento, assim como futuras indicações. Além disso, a percepção que as pessoas têm sobre o produto ou serviço é proporcional à forma como é feita a comunicação. Ou seja: sua marca é percebida da forma como você se comunica com seu cliente.
Achou interessante o assunto? Então vamos ver como esse conceito se aplica ao fotógrafo profissional!
Indicações e seu impacto no trabalho do fotógrafo
Quando pensamos no campo de atuação do fotógrafo é preciso considerar que sua clientela se restringe à sua "fama". Isso significa que no início da carreira um profissional terá como possíveis clientes, pessoas que já atendeu e suas respectivas indicações.
Assim, a comunicação com clientes é essencial por dois motivos:
- o cliente precisa lembrar de você para poder lhe indicar;
- só se ganha indicações oferecendo um serviço de qualidade, inclusive na comunicação.
Entendendo quem é o seu cliente e o que ele realmente quer
Podemos dizer, então, que para uma comunicação efetiva com os clientes é preciso conhecê-los. Saber o perfil de quem estamos atendendo é o primeiro passo para escolher a forma de ofertar o serviço, a linguagem correta e até as propostas de trabalho mais relevantes.
Então, antes de definir como se comunicar, defina quem é seu cliente. É a partir desta definição que todo o trabalho de pesquisa será feito.
Entenda a “dor” de cada cliente, na fotografia a "expectativa" de cada cliente.
No marketing há um termo interessante que pode também ser trabalhado pelo profissional da fotografia: a “dor” do cliente. Esta expressão significa, basicamente, aquilo que incomoda a pessoa e que precisa ser solucionado.
Ao ofertar um serviço você precisa buscar uma solução para suprir alguma necessidade ou desejo do cliente, ou seja: um conforto para a sua dor.
Mas no caso da fotografia não há um incômodo ou dor a ser solucionado, mas sim uma expectativa, uma lacuna a ser preenchida por este trabalho artístico.
Isto significa que, além de ter um bom trabalho, é preciso saber “embalá-lo” da maneira correta para vender. Assim, a comunicação tem que ser uma embalagem feita sob medida para cada cliente, saber lidar com a expectativa e apresentar o foco do seu trabalho é fundamental.
Reconheça oportunidades para trabalhar novamente com o mesmo cliente
Como a fotografia é algo que grava o momento, transforma em imagens as lembranças de alguém, podemos dizer que sempre é necessário que ocorra um novo ensaio, uma nova foto e, com isso, ter clientes que precisam novamente dos serviços de um fotógrafo.
Ao registrar um casamento, por exemplo, e manter contato com os noivos, é provável que o profissional seja requisitado para fotografar mais momentos. Alguns exemplos são as comemorações de bodas, gestantes e o nascimento dos filhos, 15 anos e até mesmo o casamento dos filhos.
Acompanhe os clientes mesmo após entregar o serviço
Para que exista a chance de ser contratado novamente pelo mesmo cliente é preciso criar uma relação sólida. Para fazer isso é necessário manter um contato regular com o cliente atendido, além de saber como se comunicar com ele.
Inicialmente os contatos podem ser relacionados ao serviço contratado, perguntando se o resultado agradou, se faltou alguma coisa para melhorar a entrega etc.
Depois disso a relação varia de acordo com cada cliente. No exemplo acima seria uma ideia interessante dar os parabéns pelo aniversário de casamento do casal.
Seja objetivo na comunicação com clientes
Um cliente, ao buscar o serviço de fotografia, não quer conversar com um vendedor, afinal a fotografia é mais que um simples produto. Ele quer preencher sua expectativa, sua decisão de compra vai ser com base na recompensa ao olhar suas fotos.
Neste sentido, entender o cliente é fundamental. Com isso pode-se fazer uma argumentação mais clara e objetiva, mostrando apenas os pontos de interesse dele.
Isto facilita para que a pessoa tome sua decisão, afinal, existem muito menos informações para serem analisadas e consideradas. Podemos dizer que uma boa comunicação precisa facilitar a relação, não dificultá-la.
Saiba sobre seu trabalho, mas fale na linguagem do cliente
É importante ter o domínio completo de diferentes estilos de fotografia, tendências, saber trabalhar com composição, recursos e efeitos diversos. Entretanto, quem precisa estar atento a essas coisas, às terminologias e ao objetivo principal é o fotógrafo.
O cliente não sabe, nem quer saber, sobre a parte técnica do serviço que está sendo contratado. Caso ele tenha interesse, haverá uma pergunta para avisar o profissional. Logo, falar disso é um erro grave de comunicação.
Então, antes de falar, é preciso entender: o que o cliente quer saber? Como posso explicar isso de uma forma objetiva? É preciso só falar ou é mais interessante mostrar exemplos?
Mantenha um fluxo de comunicação ativa
A comunicação com clientes precisa sempre estar em movimento. Não podendo existir grandes espaços em branco entre um contato e outro, cabe ao fotógrafo o trabalho de manter os canais de comunicação abertos.
Isto significa dar sugestões, enviar pesquisas e o que mais for interessante, visando manter o canal de comunicação ativo. Entretanto, é preciso encontrar um equilíbrio para não exagerar na quantidade de informações e gerar algum incômodo.
É necessário se comunicar, mas também é importante respeitar os limites do cliente.
Utilize ferramentas de automação da comunicação com clientes
Existe um problema que acontece à medida que o profissional ganha renome: se torna cada vez mais difícil entrar em contato com todos os clientes, lembrar das datas especiais e manter um fluxo de comunicação ativa.
Porém, atualmente existem várias ferramentas que possibilitam a automação desse trabalho. Um bom exemplo são as ferramentas de e-mail marketing.
Com elas é possível programar vários e-mails para serem enviados em datas específicas. Assim, você pode escrever um texto de base e a ferramenta completará com o nome das pessoas e enviará o e-mail, por exemplo, na data de aniversário do cliente.
Basicamente, podemos dizer que é importante manter a comunicação em um nível saudável e em dia. Ela é a base de qualquer negócio, ainda mais de profissionais liberais que dependem, unicamente, da qualidade dos seus serviços e da relação que têm com os clientes.
Logo, a comunicação com clientes precisa ser trabalhada e melhorada diariamente até que seja encontrado um equilíbrio que os agrade e, ao mesmo tempo, ajude a manter o fotógrafo na mente da clientela.
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