Como usar cupom de desconto para vender mais
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Como aumentar as vendas da minha loja virtual? Existem inúmeras formas de responder a essa questão, mas hoje vamos falar sobre como usar o cupom de desconto de forma estratégica, para aumentar os resultados do seu e-commerce.
Em primeiro lugar, se você ainda não vende online e tem dúvidas sobre as vantagens de se ter uma loja virtual otimizada, está perdendo dinheiro.
O e-commerce brasileiro cresceu 73,88% no ano de 2020 e bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, atingindo o faturamento de R$ 53,4 bilhões, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano de 2019.
Fonte: Webshoppers e Mcc-Enet.
Em segundo lugar, se você possui uma loja virtual, mas não encontra a opção de criar cupons de desconto, está na plataforma errada.
O uso correto de cupons de desconto na sua loja online pode aumentar suas vendas e incentivar o seu cliente a tomar a decisão de compra.
Em um e-commerce, um Cupom de Desconto bem aplicado tem o potencial de aumentar em até 70% as suas vendas.
Neste post você vai aprender como usar o cupom de desconto de forma estratégica para faturar mais com seu e-commerce.
Além de entender os benefícios da sua aplicação correta, tanto para você quanto para seus clientes.
Como usar cupom de desconto
Primeira compra
Uma forma muito utilizada pelos grandes e-commerces e marketplaces é oferecer um cupom de desconto para o usuário logo após seu cadastro ou no primeiro acesso.
Dessa forma, você incentiva seu possível cliente a realizar a primeira compra, deixando uma boa impressão e fazendo com que ele volte a procurar por produtos/serviços em sua loja online.
Recompensa
Você também pode criar um cupom de desconto para entregar como uma recompensa, um presente para seu cliente, em troca de uma ação dele em prol da sua loja virtual.
Ações como: responder uma pesquisa, onde seu objetivo seria colher informações do seu público para lançar um novo produto, por exemplo, ou saber como está seu atendimento.
Você também pode pedir para seu cliente recomendar sua loja online para os amigos, ou pedir para ele fazer um post na rede social dele usando o produto que comprou marcando sua loja.
Outra ação que pode ser solicitada é um depoimento do seu cliente na página do produto/serviço ou até mesmo em sua rede social, em troca do cupom de desconto.
Todas essas ações que seu cliente faz beneficia você, pois depoimentos gera mais prova social e aumenta a autoridade da sua loja online.
Ao mesmo tempo, quando você oferece um cupom em troca desta ação, você faz com que ele volte em sua loja virtual para comprar novamente.
Uma vez que ele possui um cupom de desconto para ser usado na próxima compra, a probabilidade dele entrar na sua loja online e realizar uma compra aumenta muito.
Além de aumentar suas chances de vender, você terá uma divulgação da sua loja virtual, ou estará colhendo informações úteis para aprimorar seu e-commerce.
Parceria
Sabe aquela profissional influente que você conhece e tem tudo a ver com seus produtos/serviços? Faz uma parceria com ela e cria um cupom de desconto para divulgar entre seus seguidores.
Exemplo: Você vende ensaio fotográfico em sua loja online e conhece uma ótima maquiadora influente na sua região?
Cria um produto em sua loja online de Ensaio + Make, em seguida, crie um cupom de desconto e envia para ela divulgar entre os seguidores.
Atraindo novos clientes e incentivando quem já te conhece a finalizar a compra, consequentemente aumentando suas vendas.
Grupos
Uma boa estratégia para aumentar as vendas da sua loja online e fidelizar seus clientes é selecionar grupos de clientes para oferecer cupons de desconto somente para eles.
Exemplo: Você pode selecionar os aniversariantes do mês e oferecer um cupom de desconto para eles realizarem uma compra naquele mês de aniversário, como um presente.
Você também pode identificar os clientes de uma determinada região do país e oferecer um cupom só para aquela região (pode dar um frete grátis também, que é outro tipo de incentivo).
Pode pegar os seus melhores clientes, aqueles mais fiéis, que mais compram na sua loja virtual e direcionar um cupom de desconto só pra eles, como forma de premiação ou bônus.
Pode identificar aqueles clientes que já compraram na sua loja online, mas não compram há algum tempo e entregar um cupom de desconto para eles.
Criando cupons em grupos para determinados perfis de clientes, você consegue movimentar muito as vendas da sua loja virtual com pessoas que não necessariamente estavam pensando em comprar naquele momento…
Mas quando elas recebem um incentivo do cupom de desconto, elas acabam tomando a ação de compra pelo fato de você ter oferecido o cupom.
Compras acima de R$ X
Uma estratégia que pode aumentar o ticket médio (valor médio gasto nos pedidos) da sua loja virtual é a entrega de um cupom de desconto em compras acima de um determinado valor.
Grandes marketplaces oferecem este tipo de cupom de desconto, por isso pode ter certeza de que é uma ótima estratégia e vale a pena testar em sua loja online.
Recuperação
Este tipo de cupom de desconto pode ser aplicado quando o cliente abandona o carrinho na sua loja online, quando isso acontecer você envia um cupom para ele voltar e fechar a compra.
Mas cuidado para não "educar mal" o seu cliente. Se ele perceber que sempre que abandona o carrinho ele ganha um cupom de desconto, ele sempre vai abandonar o carrinho e esperar esse cupom para concluir a compra.
Por isso, faça isso de forma estratégica, e use este tipo de cupom algumas vezes, quando fizer sentido naquele tipo de compra que o cliente está fazendo.
Um outro exemplo para esse tipo de cupom é enviar para pessoas que geraram um boleto e não pagaram. Quando o cliente finaliza a compra gerando um boleto, mas não paga.
Neste caso, para você não perder essa venda, você pode entrar em contato com este cliente entregando um cupom de desconto para ele finalizar aquela compra.
Ou simplesmente, emitir um novo boleto com o cupom de desconto aplicado para que isso incentive ele a concluir a compra.
Uma terceira forma de usar esse tipo de cupom de desconto é configurando um pop-up de saída da loja online, por exemplo:
O cliente acessou e está navegando em sua loja virtual, antes dele sair, aparece sobre o conteúdo da página um pop-up entregando um cupom de desconto para ele.
Fatores importantes na criação de cupons de desconto
Humanize a venda com cupom personalizado
Todo mundo gosta de se sentir especial, e isso não é diferente com seus clientes, por isso humanize seu processo de venda com um cupom de desconto.
Se o cliente não finalizar a compra, envie um e-mail para ele ou, se possível, chame-o no WhatsApp, entregue um desconto especial para ele e crie um cupom de desconto personalizado.
Exemplo: Se você estiver falando com o Jorge e entregar um cupom de 20% de desconto para ele, crie um cupom: JORGE20
Dessa forma, seu cliente vai sentir que aquele desconto foi realmente para ele.
Porcentagem ou Valor
Geralmente, grandes plataformas de e-commerce permitem que você crie dois tipos de cupons de desconto para oferecer em sua loja online: porcentagem ou valor.
Ambos funcionam muito bem, mas procure diversificar sua aplicação de acordo com a estratégia usada, ou de modo que faça sentido para você.
Na loja online em seu Site EPICS você pode gerar cupons de desconto em porcentagem ou valor e personalizá-lo como preferir.
Como criar um cupom de desconto no seu Site EPICS
Em seu painel da Loja, clique no Menu -> Cupons de Desconto.
Clique no Botão: Cadastrar Cupom
Valores
- Definir desconto em porcentagem ou valor fixo
- Valor mínimo da compra
Quantidades
- Número de utilizações total
- Limite de uso por cliente
Configurações
- Data do início da validade
- Data limite
- Forma de pagamento a ser aplicado
Defina as configurações de seu cupom e clique em Cadastrar Cupom.
Descubra todos os benefícios que a Loja EPICS pode proporcionar para seu negócio clicando aqui.
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