Como um fotógrafo pode se destacar nas redes sociais?
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As redes sociais são praticamente obrigatórias na carreira de um fotógrafo e de um videomaker, isso não é mais novidade. Com milhões de usuários espalhados pelo mundo, um perfil aberto em uma rede social se tornou um ambiente interessante e complementar para os negócios. Dito isso, vamos a algumas dicas que podem fazer toda diferença para conquistar espaço, engajamento (e não seguidores), e claro, contratos fechados.
Já havíamos publicado dicas do Instagram para fotógrafos de forma mais específica, então neste post vamos dar dicas valiosas, que podem te ajudar a alavancar seu trabalho por meio das redes sociais, e consequentemente ter resultados reais, como fechar mais contratos, conquistar mais clientes, obter mais interatividade com as suas postagens! Vamos lá?
1. PERFIL
Mantenha seu perfil focado no conteúdo fotográfico e em tudo que envolve este mercado. Além de utilizar o seu perfil para divulgar os seus trabalhos, compartilhe conteúdos relevantes sobre fotografia, curiosidades, indicações de outros profissionais que possam ajudar o seu cliente na organização do evento dele por exemplo.
A principal dica para quando for utilizar as redes sociais é ter sempre em mente ajudar as pessoas. As redes sociais foram criadas primeiramente com a intenção de fortalecer o relacionamento. Haverá o momento certo de promover o seu serviço, ninguém entra nas redes sociais para ver propagandas o tempo todo.
Existe o famoso Princípio de Pareto dos 80/20. Trazendo este princípio para as redes sociais, entendemos que 80% do conteúdo deve ser conteúdo informativo, de ajuda, divertido, etc, e os outros 20% devem ser focados em vendas.
Evite comentários sobre política, futebol, religião, e assuntos que podem vincular seu perfil a discussões desnecessárias. Quanto mais usar o seu perfil focado no seu serviço, mais resultados positivos terá.
Alguns fotógrafos optam por ter um perfil pessoal fechado para amigos e familiares, e um perfil profissional aberto para não misturarem as coisas. De repente pode ser uma boa ideia, mas o ideal é concentrar todo seu público em um perfil só.
Atualmente, o Instagram implementou a ferramenta de Melhores Amigos, que na verdade serve para segmentar o conteúdo dos Stories. Assim aquele storie do churrasco com os brothers ou da balada com as amigas, com o copo de cerveja na mão, não precisa ser visto pelo seu potencial cliente, rs.
+ LEIA TAMBÉM: 5 apps para criar conteúdo no Instagram Stories
2. PLANEJAMENTO
Adoraria que fosse, mas rede social não é brincadeira. É um braço complementar do seu negócio.
Por isso faça testes, crie uma programação e uma rotina de postagens. Se você postar um storie de manhã, ele é visualizado por quantas pessoas? E se você postar na hora do almoço? E no final da tarde? E no horário nobre? E à meia-noite? E de madrugada? Da mesma forma, observe a quantidade de engajamento com posts no feed.
Depois observe o conteúdo. Foto de portfólio, foto de bastidores, foto do seu cachorro, do seu filho, o que impacta mais o seu público? O que traz mais comentários? Comece a testar e a anotar os resultados hoje mesmo. Pode usar plataformas de relatórios que eu indico, como o mLabs, ou pode usar um método muito eficiente chamado "caneta e papel" também.
Nunca vamos esquecer de mensurar os resultados ao final de um mês. A cereja do bolo, no entanto, é o feeling sobre o feedback do seu público, tendo assim a real noção de qual o tipo de conteúdo traz mais interação e pedidos de orçamento, por exemplo.
Não deixe para planejar e pensar nos posts de última hora, para não se perder, reserve um tempo e programe o conteúdo da semana, e lembre-se de entregar e gerar conteúdo de valor. Quando você descobrir as necessidade do seu público atrairá muitos cliques, compartilhamentos e novos clientes.
3. LIVES
"Fulano(a) está ao vivo! Assista antes que termine!". Quem não recebe essa notificação diariamente nos dias atuais? As lives do Instagram estão fazendo um sucesso considerável entre os profissionais da fotografia.
Elas fazem parte de uma estratégia fantástica para criar autoridade no mercado e com elas, você pode fazer atrair potenciais clientes de workshops online, abrir espaço para perguntas, criar algum tipo de sorteio ou brinde. O que importa é: criar engajamento!
Sigam a fotógrafa Dai Lourenço no Instagram para entender do que estou falando: @dailourenco_.
Hoje em dia, o número de seguidores não quer dizer absolutamente nada. Não é garantia de retorno. Pense em porcentagem de engajamento: se você tem 100 seguidores e 10 te assistem (ou comentam suas fotos), pode comemorar!
Hoje em dia, ter 10% de taxa de engajamento é considerado surrealmente positivo.
+ Leia mais: Como conseguir engajamento no Facebook
4. VOCÊ PRECISA DE UM SITE
As redes sociais são incríveis para que você possa criar autoridade, conexão com o público, entregar conteúdo de valor, atrair novos leads, pessoas interessadas nos seus serviços, etc. Porém falta um detalhe: nenhuma rede social é mostrada quando uma noiva de Florianópolis, procura por "fotógrafo de casamento em Florianópolis" no Google, por exemplo.
Faça a busca e veja: o fotógrafo Dalmo Ouriques está na primeira página do Google, e é por isso que recebe dezenas de pedidos de orçamento por mês, porque ele é mostrado para um potencial cliente no momento em que ele está querendo contratar.
O mesmo fato é confirmado pelo fotógrafo Rodrigo Lana, que conversou com a gente e afirmou que a EPICS revolucionou a forma de um fotoógrafo usar site.
Na rede social isso não acontece, ninguém busca por um serviço ou um profissional na busca do Instagram ou do Facebook.
Enfim, o mesmo acontece quando alguém busca por fotógrafo de ensaios, fotógrafo de produtos, fotógrafo newborn, etc. Esses potenciais clientes entram em contato e solicitam orçamento para quem aparece no Google no momento mais propenso a fechamentos.
Por isso disse que as redes sociais são um complemento, um braço do seu site, mas não deve ser o canal principal de vendas, isso estaria limando uma série de clientes que não chegam até você apenas pelas redes, que convenhamos, podem mudar ou desaparecer a qualquer momento (lembram do Snapchat?).
Um site específico para fotógrafos é imprescindível para fortalecer sua marca e sua autoridade, ainda mais quando é fácil configurá-lo.
Em poucos minutos, basta preencher algumas informações e inserir algumas fotos, e a plataforma da EPICS já te proporciona um site pronto, dentro de um modelo escolhido por você. E caso queira alterar alguma coisa em termos de Design, é com apenas alguns cliques, sem precisar ficar arrastando e decidindo detalhe por detalhe de uma página.
Tudo fica ainda mais interessante se o site for integrado com e-commerce, Instagram, WhatsApp e blog.
O que achou? Comente abaixo!
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