COMO TIRAR ÓTIMAS FOTOS NA NEVE
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Dependendo de onde você mora, a oportunidade de fotografar na neve pode ser uma ocorrência cotidiana ou, talvez, uma chance única na vida.
Como no Brasil, é difícil nevar e, quando acontece, este fenômeno se limita ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina, você não pode perder a oportunidade quando surgir.
Contratar fotógrafos que tenham experiência com a neve não é fácil e, por isso, aprender a lidar com esta situação pode ser um grande diferencial.
Se você tiver esta oportunidade, lembre-se de que fotografar objetos na neve tem alguns desafios. Confira:
O clima do inverno pode ser extremamente imprevisível. No entanto, é importante que você tome o tempo necessário para os seguintes itens:
Prepare-se para mudanças de iluminação com os acessórios certos: A luz dourada quente ao amanhecer, combinada com os tons azuis e frios da neve, produz efeitos mágicos. Alternativamente, você poderia disparar no pôr do sol para imagens igualmente dramáticas. Além disso, a neve será relativamente intocada pelas pegadas se você se levantar cedo!
Baterias extras: Do ponto de vista puramente prático, alguns lembretes de equipamentos podem ser úteis. Em primeiro lugar, as baterias descarregam mais rápido no frio, então certifique-se de trazer extras. Além disso, mantenha essas baterias extras quentes colocando-as perto do calor do seu corpo. Uma boa ideia é guardá-las num bolso interno.
Proteção: Lembre-se de que neve é água e, como tal, não é amiga dos equipamentos eletrônicos. Se estiver nevando, embrulhe a câmera com algum material impermeável ou, então, traga um pano seco e macio com o qual, você possa freqüentemente limpar a câmera.
Condensação: Um grande problema ocorre quando você volta da neve para uma área aquecida. O ar frio é muito seco, mas o ar em uma sala aquecida geralmente contém umidade. Quando você traz uma câmera muito fria em uma sala com ar quente e úmido, a umidade se condensará sobre as superfícies frias. O problema não é a umidade que você pode ver na parte externa da câmera ou da lente, mas a umidade que se condensa nas partes internas. Aparelhos eletrônicos e umidade não se misturam bem. A condensação é uma preocupação contínua para as câmeras. A acumulação de umidade por trás da lente pode resultar em crescimento de mofo. Na melhor das hipóteses, você terá uma lente embaçada que se torna inútil até que ela seque completamente.
Vista-se bem e use roupas impermeáveis: Isso pode parecer óbvio, mas você ficará impressionado com a rapidez com que você perde calor na neve. Você não vai querer ficar tremendo na hora de tirar a foto.
Como no Brasil, é difícil nevar e, quando acontece, este fenômeno se limita ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina, você não pode perder a oportunidade quando surgir.
Contratar fotógrafos que tenham experiência com a neve não é fácil e, por isso, aprender a lidar com esta situação pode ser um grande diferencial.
Se você tiver esta oportunidade, lembre-se de que fotografar objetos na neve tem alguns desafios. Confira:
Prepare-se para fotografar na neve
O clima do inverno pode ser extremamente imprevisível. No entanto, é importante que você tome o tempo necessário para os seguintes itens:
Prepare-se para mudanças de iluminação com os acessórios certos: A luz dourada quente ao amanhecer, combinada com os tons azuis e frios da neve, produz efeitos mágicos. Alternativamente, você poderia disparar no pôr do sol para imagens igualmente dramáticas. Além disso, a neve será relativamente intocada pelas pegadas se você se levantar cedo!
Baterias extras: Do ponto de vista puramente prático, alguns lembretes de equipamentos podem ser úteis. Em primeiro lugar, as baterias descarregam mais rápido no frio, então certifique-se de trazer extras. Além disso, mantenha essas baterias extras quentes colocando-as perto do calor do seu corpo. Uma boa ideia é guardá-las num bolso interno.
Proteção: Lembre-se de que neve é água e, como tal, não é amiga dos equipamentos eletrônicos. Se estiver nevando, embrulhe a câmera com algum material impermeável ou, então, traga um pano seco e macio com o qual, você possa freqüentemente limpar a câmera.
Condensação: Um grande problema ocorre quando você volta da neve para uma área aquecida. O ar frio é muito seco, mas o ar em uma sala aquecida geralmente contém umidade. Quando você traz uma câmera muito fria em uma sala com ar quente e úmido, a umidade se condensará sobre as superfícies frias. O problema não é a umidade que você pode ver na parte externa da câmera ou da lente, mas a umidade que se condensa nas partes internas. Aparelhos eletrônicos e umidade não se misturam bem. A condensação é uma preocupação contínua para as câmeras. A acumulação de umidade por trás da lente pode resultar em crescimento de mofo. Na melhor das hipóteses, você terá uma lente embaçada que se torna inútil até que ela seque completamente.
Vista-se bem e use roupas impermeáveis: Isso pode parecer óbvio, mas você ficará impressionado com a rapidez com que você perde calor na neve. Você não vai querer ficar tremendo na hora de tirar a foto.
Use a exposição correta
Sua câmera vai querer fazer tudo em tons médios e isso pode trazer problemas ao fotografar a neve. A neve branca brilha e confunde sua câmera, levando a disparos sub-expostos, o que fará com que a neve fique cinza na foto. Você precisará ajudar sua câmera de uma dessas três maneiras.
- Enquadre, depois foque. Em seguida, faça zoom em uma área brilhante de neve na cena. Usando seu botão de compensação de exposição, marque um valor entre +2/3 a +1 2/3 EV, dependendo do brilho da neve. Veja a leitura do medidor, lembre-se das configurações, mude para o modo manual e marque a nova velocidade do obturador e abertura. Esta superexposição assegurará que a neve pareça branca sem estourar outros objetos na foto.
- Verifique suas configurações. Se algum objeto de tons médios (como pedras cinzas ou um edifício) estiver visível na cena, veja qual valor o medidor está marcando. Alterar sua câmera para essas configurações irá ajudá-lo a renderizar a neve corretamente. Você pode ter que marcar uma pequena compensação negativa (como -1/3 EV) para impedir que os destaques na neve sejam apagados.
- Corrija a exposição com o histograma. Observe a marcação do histograma na neve. É legal sempre deixá-lo quase encostada na esquerda, já que o fotometro sempre se confunde, achando q a neve é tom médio (cinza). Se o histograma estiver ligeiramente elevado no meio, basta marcar uma pequena compensação positiva para adicionar brilho. Se estiver caindo para a margem direita, basta marcar uma pequena compensação negativa para parar de estourar os destaques.
Aprenda a lidar com reflexos
Usar um para-sol quando fotografar na neve é indicado. O flare causado pela neve pode fazer as fotos parecerem muito nebulosas.
Pelo mesmo motivo, você deve evitar o uso de flash, pois pode estourar a neve e causar uma super-exposição. Se estiver nevando enquanto você está filmando, o flash provavelmente transformará os flocos de neve em bolas de luz.
A boa notícia é que você não precisa de muita luz quando há neve. A neve é um grande refletor natural e isso significa que, na maioria das vezes, você poderá tirar ótimas fotos sem luzes adicionais.
Pense criativamente
Céu branco e objetos cobertos de neve podem parecer muito estranhos, especialmente se você disparar em preto e branco, então seja criativo com a fotografia da neve. Por exemplo, procure contrastes interessantes nas cores. Objetos vermelhos fotografados contra a neve branca sempre parecem muito fortes, mas enquadram suas fotos cuidadosamente nessa situação.
Menos é muitas vezes mais, então não tente colocar tudo em uma só foto.
Procure por árvores, edifícios e outros objetos interessantes - então faça zoom! Os objetos limpos emoldurados contra um fundo branco deixam as imagens marcantes. Use o formato RAW, para que você possa facilmente fazer todos os ajustes necessários na pós-produção.
Experimente as velocidades do obturador
Use um tripé e uma velocidade de obturação lenta quando estiver nevando para causar um efeito de "raia" na imagem. Isso pode ficar muito criativo!
Se a neve estiver soprando em ventos fortes, você precisará usar uma velocidade de obturação muito mais rápida. Se não houver vento, provavelmente você precisará de uma velocidade de obturação lenta em torno de 1/15 de segundo. Use uma velocidade de obturação mais lenta para capturar variantes na luz, especialmente no nascer ou no pôr-do-sol.
Fotografar na neve pode ser um grande desafio, mas, com estas dicas, você já sabe por onde começar.
Texto: Mikael Araújo
Fotos: Evandro Rocha
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