Como tirar fotos embaixo d'água
Compartilhe
Tirar foto embaixo d'água não é uma matéria fácil, além dos equipamentos subaquáticos necessários é preciso muita paciência e folêgo! Recentemente passamos 15 dias em Bonito-MS e quase todos os dias foram passeios subaquáticos, com roteiros da Agência Ygarapé e instruções de mergulho com o Nando (Papi) da Adventure Scuba Diving que hoje realiza mergulho de cilindro e freediving no México, onde levamos várias tipos de câmeras para tirar fotos na água.
Fotografar embaixo d'água é algo totalmente diferente e muito mais difícil, você precisa se concentrar bastante para manter a estabilidade, ter paciência e muito folêgo, caso esteja fazendo isso sem cilindro. Embaixo d'água há muitas coisas acontecendo e é preciso tomar cuidado para não se movimentar muito e nem tocar no fundo, evitando levantar sedimentos e isso estragar o foco e a nitidez da sua foto.
Use lastros! O uso de cintos com pesos de lastros, mesmo para fotos em piscina, dá mais estabilidade para a modelo e o fotógrafo que precisam atingir o fundo de maneira mais rápida, sem ir gastando tanto o folêgo ou somente para se mover menos. O peso dos lastros te dá maior estabilidade.
As possibilidades de ângulos e luzes são infinitas, praticamente tudo o que fazemos na fotografia aqui na superfície, podemos fazer lá embaixo. Inclusive longa exposição subaquática com lightpaint. Na foto abaixo feita pelo Marcelo Krause, mergulhador e fotógrafo incrível, foi feita na Gruta do Lago Azul, a aproximadamente 20 metros de profundiade.
Equipamentos para tirar fotos profissionais embaixo d'água
Caixa Estanque para câmeras profissionais
O equipamento mais profissional quando falamos em proteger sua câmera na água, com o material mais resistente tanto na rigidez quanto na oxidação e na vedação, são as caixas estanque.
Seja para Canon, Nikon, Sony, os cases subaquáticos, melhor dizendo “Water Housing” no termo em inglês tem para todos os gostos e bolsos. Algumas caixa estanque tem até bateria que avisa (piscando luzes vermelhas) quando a pressão da água está muito forte, dependendo da profundidade.
Os preços começam em torno de R$1.000 dependendo do modelo da sua câmera e a marca da caixa estanque.
Por exemplo a Nauticam, que é uma marca super reconhecida no mercado de caixa estanque, lançou em 2017 uma case a prova d'água para a SONY A7RIII que suporta até 100m de profundidade, no valor de $2.850,00 (dólares).
Usamos muito a Sony A7III (fora da água) e a estabilidade e qualidade em video dela impressiona.
Um diferencial das caixa estanque é ela ter vários lugares para acoplar outros equipamentos, como luzes subaquáticas para a iluminação do vídeo ou da foto.Outro ponto a considerar ao investir numa caixa estanque é se a lente dela será como a de um DOME, possibilitando fotos wide (com lentes grande angulares) e criar fotografias de meia água.
Capa plástica para câmera profissionais a prova dágua
As capa plástica subaquática é a opção mais em conta para quem tem uma câmera profissional e quer usá-la embaixo d'água. Os preços começam a partir de R$70 no AliExpress.
O que é preciso levar em conta aqui é o manuseio dos botões da câmera embaixo d'água, em muitas capas de plástico subaquáticas não é possível acessar com muita facilidade os botões, tendo que descer com a câmera já pré-configurada naquele modo de fotografia.
Fotos embaixo água com GoPro
A cada viagem a GoPro Hero 7 tem nos surpreendido mais. A estabilidade dela dentro ou fora da água é de impressionar. Sem perder a qualidade e muito prática, ela tem sido nossa maior indicação quando o assunto é produzir conteúdo de viagens. Na água a GoPro Hero 6 ou 7, que são a prova d'água sem precisar de uma caixa estanque, aguenta até 10 metros de profundidade, e com uma caixa estanque super suit, elas chegam até 60 metros, segundo as recomendações do fabricante.
Porém, nas nossas experiências, percebemos que a partir de 6 metros o botão do clique trava, devido a pressão da profundidade. Assim, se você for mergulhar abaixo disso, sem caixa estanque para sua GoPro, nosso conselho é mudar para o modo vídeo assim que passar a profundidade dos 5 metros.
Com a caixa estanque padrão da GoPro Hero até o modelo 3, elas aguentam uma profundiadde de até 40 metros.
E com a caixa estanque super suit da GoPro, elas aguentam até 60 metros.
Fotos com capinha de celular a prova água
O primeiro caminho para os iniciantes que se aventuram em tirar fotos embaixo dágua é a capinha para celular.
Muita atenção aqui, primeiro você precisa saber quantos metros abaixo água o seu celular aguenta, pra depois escolher a capinha.
Com preços a partir de 29,90 na Gorila Shield.
Pronto? Já decidiu o equipamento que melhor se encaixa pra você?
Se for em Bonito-MS lembre-se da Agência Ygarapé, o dono é o Juca, e além de todo o roteiro especial que eles produzem, a galera entende do assunto! O Juca é o nome mais reconhecido da cidade quando o assunto é mergulho e equipamentos de fotos subaquitcas.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe