Como fazer ótimas fotos de casamento em condições não tão ideais
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Se você é um fotógrafo de casamento, certamente em algum momento de sua carreira você já teve o desafio de fotografar em ambientes e condições não muito agradáveis. Pensando nisso, o fotógrafo Jason Vinson, criou um tutorial com grandes dicas para você tirar as melhores fotos de casamento em qualquer situação.
Você com certeza já deve ter passado por esta situação. A cerimônia muitas vezes começa bem depois do previsto, por conta da equipe responsável pelo casamento ou até mesmo pelos noivos. Imprevistos acontecem. Não importa o motivo, fotógrafos tem que ser capazes de tirar as melhores fotos mesmo se a situação não parecer ser favorável. Mesmo em ambientes com pouca luz, você pode se sobressair sem usar necessariamente o flash.
A ideia de criar o guia surgiu durante a passagem de Jason na WPPI Expo, em Las Vegas. O plano era agendar uma filmagem durante a feira, onde lá ele contrataria modelos e teria liberdade para criar as melhores fotos com as condições ideais de luz. Com diversos imprevistos, como atraso da modelo por ter se perdido no caminho e a equipe trancar as chaves do carro dentro do porta-malas junto com todo o equipamento de filmagem, o sol já tinha se posto.
Você com certeza já deve ter passado por esta situação. A cerimônia muitas vezes começa bem depois do previsto, por conta da equipe responsável pelo casamento ou até mesmo pelos noivos. Imprevistos acontecem. Não importa o motivo, fotógrafos tem que ser capazes de tirar as melhores fotos mesmo se a situação não parecer ser favorável. Mesmo em ambientes com pouca luz, você pode se sobressair sem usar necessariamente o flash.
A ideia de criar o guia surgiu durante a passagem de Jason na WPPI Expo, em Las Vegas. O plano era agendar uma filmagem durante a feira, onde lá ele contrataria modelos e teria liberdade para criar as melhores fotos com as condições ideais de luz. Com diversos imprevistos, como atraso da modelo por ter se perdido no caminho e a equipe trancar as chaves do carro dentro do porta-malas junto com todo o equipamento de filmagem, o sol já tinha se posto.
Foto 1
Este registro foi a única de todas as tomadas que ainda havia uma luz significativa para fazer o clique. O sol estava se pondo e a equipe estava em um vale, então o sol ainda estava evidente. “Eu queria tentar mostrar um pouco do céu. Para fazer isso, eu sabia que precisava fotografar de um ângulo abaixo da modelo. Então, eu a posicionei em cima da maior pedra e, em seguida, cliquei de baixo. Eu queria que a luz fosse suave”, conta Jason.
“Esta imagem é muito parecida com o que eu tento fazer em fotos de casamento. Uma das minhas coisas favoritas é criar um fundo escuro e dramático e, em seguida, iluminar meu objetivo para fazê-lo se destacar na foto. Isso faz com que o olhar do espectador se atraia para a parte mais brilhante, bem como para a área com maior contraste.”, completa.
Foto 2
Na segunda tomada, a equipe queria criar uma silhueta, porém no ambiente em que eles estavam não havia maneiras de como projetar de forma eficaz a modelo através da luz natural. “Para contornar isso, procurei por uma pedra próxima que fosse grande o suficiente para enquadrar nosso casal”.
Segundo o fotógrafo foi o clique mais fácil e rápido de todo o ensaio. Ele ainda conta que em um dia de casamento normal, é extremamente fácil projetar uma luz em uma parede, porta ou até mesmo uma árvore para fazer algo especial e único.
Foto 3
Na terceira parte do ensaio, a equipe perdeu totalmente a luz do sol. Nesta foto eles realmente precisaram de luzes artificiais. “Estava tão escuro, mas eu queria tentar imitar a luz do sol se pondo. Então eu enquadrei a modelo na frente de um arbusto grande e coloquei uma luz atrás dela disparado diretamente na câmera”, conta Vinson. O fotógrafo conclui dizendo que embora o clique não seja tão satisfatório para ele, achou valido colocar no tutorial. O resultado você confere abaixo.
Edição
Com a maior parte do trabalho feita em condições de luz satisfatórias, não houve a necessidade de tantas mudanças. As edições feitas pelo fotógrafo foram baseadas nas predefinições da DVLOP, uma plataforma que disponibiliza diversos estilo criados em parceria com alguns dos fotógrafos mais incríveis do setor. “O que realmente diferencia essas predefinições de qualquer outra no mercado tem a ver com seu perfil de câmera personalizado. Normalmente, quando você edita uma imagem no Lightroom, está editando com o Perfil de câmera padrão da Adobe. Quando você aplica uma predefinição DVLOP, ele personaliza a edição para cada modelo de câmera suportado”.
Tradicionalmente você pode clicar a mesma imagem, com as mesmas configurações e o mesmo equilíbrio de branco em duas câmeras diferentes e ainda ver diferenças de cor entre as duas imagens finais. Em suma, o perfil personalizado DVLOP corrige esse problema, alinhando todas as câmeras para a mesma calibração.
Confira o tutorial de Jason abaixo:
Este texto foi escrito com base no artigo de Jason Vinson (em inglês)
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