Como seriam as grandes cidades na total escuridão?
Compartilhe
Observar ou fotografar as estrelas em grande cidades é quase impossível com tanta iluminação das ruas e dos prédios e foi pensando nisso que o fotógrafo francês Thierry Cohen criou uma série para nos mostrar como as cidades poderiam ser se fossem “desligadas” em uma noite de céu aberto com foco no brilho das estrelas. O mais impressionante é que não apenas substituiu o céu nas imagens...
Processo
Para criar essas imagens, Cohen primeiro viajou para lugares remotos que não são contaminados pela poluição luminosa das grandes cidades e fez imagens lindas da Via Láctea. Depois ele combinou essas fotografias com paisagens de várias cidades como Rio de Janeiro, Nova Iorque, Tóquio, San Francisco… e por fim usou o Photoshop para transformar o dia em noite como nesse tutorial.
O que mais surpreende no trabalho de Thierry é que ele não simplesmente substituiu os céus da cidade pela estrelas, ele fotografou precisamente na mesma latitude que cada cidade! E apontando a câmera para o mesmo ângulo em cada caso! Fazendo isso ele obteve céus que, conforme a terra gira em seu eixo, eles realmente são os mesmos visíveis acima das cidades algumas horas mais cedo ou mais tarde! Ele mostra, em outras palavras, não um céu de fantasia como eles poderiam ser, mas um verdadeiro que está lá e como ele deveria ser visto!
Ele foi à alguns dos lugares mais inóspitos da terra e que tinham a mesma latitude das cidades grandes que iria fotografar como: norte da Mongólia e o deserto do Atacama.
São Paulo
Para encontrar mais fotografias dessa série acesse o site do fotógrafo. Ele também vende ampliações limitadas que são negociadas diretamente com ele por aqui: http://thierrycohen.com/pages/editions.html.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe