Como fotografar produtos
Compartilhe
Quanto mais bonita e atrativa for a fotografia do seu produto , mais chances de vender você terá. Com o aumento das lojas virtuais no Brasil, os empresários estão cada vez mais preocupados com a estética dos seus produtos.
O desejo do seu cliente pelo produto é despertado pela foto. Hoje as redes sociais educam as pessoas diariamente para consumir vendo fotos bonitas e inspiradoras.
Investir em um bom fotógrafo de produtos na sua região é sempre a melhor escolha, já que eles podem resolver as fotos em menos tempo que você terá para aprender e praticar e com a maestria da experiência que carregam.
Mas se você está sem grana para investir em fotógrafos profissionais de produtos, esse post te ensina como fotografar bem seu produto em casa.
Equipamentos para fotografar produtos
Existem várias maneiras e vários equipamentos que podem ser usados para fotografar produtos, também conhecido como fotografia still, o que vou dizer não é uma regra então você pode adaptar de acordo com sua necessidade.
Fotos de produtos com flash e câmera
Com apenas um flash, um rebatedor e sua câmera você consegue chegar a resultados bacanas na sua fotografia de produto.
- Câmera
- Flash com Softbox
Fotos de produtos com luz contínua e celular
E se você quer uma opção ainda mais prática, você pode fotografar usando a câmera do seu celular e uma luz contínua dentro de um softbox para melhores resultados.
- Celular
- Lâmpada com Softbox
O que usar como fundo infinito?
Existem diversos materiais que você pode usar como fundo para sua fotografia:
- Tecidos
- Papéis
- Placa de formica
- Lona
- Cartolina
Cada material pode dar uma textura diferente no resultado final. Cartolina branca é uma das opções mais baratas e eficientes para simular um fundo infinito.
Foto feita com: Placa de acrílico leitoso + Flash com softbox + Câmera
Caixa de luz - Mini studio fotográfico
Se você achou complicado montar o fundo com a cartolina e ter que comprar o softbox separado, então se prepare que essa dica é ainda mais prática e o melhor, ainda mais em conta.
Iluminação na fotografia de produtos
O principal para a sua foto sempre será a luz. É ela quem vai dar os detalhes do seu produto. Cuidar do posicionamento da luz também é um fator importante.
Evite fotografar com a luz vindo totalmente de frente, posicione ela um pouco na lateral do objeto a ser fotografado, isso vai trazer mais volume para os detalhes do produto.
Fundos escuros e produção de cenário
Dependendo da cor do seu produto, um fundo escuro pode ressaltar ainda mais ele. Repare o contraste da cor do tomate com um fundo mais escuro.
Para fazer uma foto como essa, afaste o objeto do fundo e deixe a luz incidir apenas no objeto, sem clarear o fundo.
O truque das gotículas de água podem ser alcançados com um spray.
Inserir objetos na produção das fotos
A foto dos pães ao lado exemplificam muito bem isso, montar não apenas o cenário mais uma produção com acessórios ao redor do seu produto, que converse com a sua marca ou com o ambiente, podem valorizar ainda mais o clique
Foto: Mae Mu
Esbanje da criatividade
Abaixo veja os bastidores do fotógrafo Evandro Rocha clicando uma garrafa d'água. Ele usou um lençol esticado ao fundo, pendurou a garrafa entre 2 tripés de iluminação e usou um controle remoto para disparar a câmera, que estava sincronizada com 1 flash.
Antes
Depois
Pós produção - Tratando foto de produto no celular
Uma opção simples para corrigir a exposição das suas fotos e aumentar o contraste é usar um aplicativo de edição de imagem no celular como VSCO para fazer os ajuste de luz:
- Brilho
- Contraste
- Nitidez
- Saturação
A versão gratuita do aplicativo está disponível tanto para IOS quanto pra Android.
Editando foto de produto no Photoshop
O Adobe Photoshop é sempre o mais recomendável para a edição de fotos de produtos. Com o Photoshop você consegue recortar o fundo da foto e deixar da cor que você quiser ou mesmo o 100% branco, fundo mais recomendado para a fotografia still (fotografia de produtos).
Para tirar o fundo da foto - Deixar fundo da foto 100% branco
1. No Adobe Photoshop use a ferramenta Curvas, atalho do teclado: Cntrl+M
2. Selecione o terceiro conta gotas
3. Clique no fundo cinza da foto
E pronto, ele ajustará tanto a temperatura de cor quanto a exposição.
Identidade no Instagram através das fotos
Cenário + tratamento de foto. Esses dois itens são as chaves para manter um feed organizado e constante na identidade visual. Se sua marca for minimalista e clean, tente usar acessórios como: lençol e cortina.
Veja abaixo um exemplo:
Foto: @Lunastic para @Therapybr
Dimensão e proporção no site
Não adianta você publicar uma foto gigante do seu produto, mesmo em alta qualidade, se isso deixar o seu site lento e o seu cliente insatisfeito, sem conseguir abrir a fotografia.
Se o cliente clicar e a foto demorar para carregar, ele desiste. Por conta disso, uma imagem muito grande nem sempre é a melhor opção.
É muito importante se atentar na proporção da sua foto, afinal, quem nunca passou pelo incômodo de não conseguir saber qual era o real tamanho do produto anunciado.
Geralmente, os anunciantes resolvem isso adicionando uma foto do produto próximo de algum objeto comum e conhecido, para os clientes terem uma referência da proporção.
Por exemplo, ao fotografar uma jóia, como um brinco, além da foto em fundo branco, mostre também o brinco em uma modelo. Sempre tente dar escala humana para seus produtos.
Foto: Ruan Richard (Unsplash)
Além disso, é comum que em sites de e-commerce, cada vitrine ou banner exijam um tamanho de imagem, como 1:1 na miniatura da página inicial, 3:4 na página do produto, e uma imagem para o cliente dar Zoom.
Fique atento a essas proporções antes de subir os arquivos, para evitar deformações na imagem, no caso de colocar uma 1:1 (quadrada) em um espaço 3:4 (retangular), por exemplo.
Imagem: Luiz Áureo Fotografia
Para manter a fidelidade das fotos do seu produto, você pode pedir ao fotógrafo que envie as imagens nas dimensões e proporção solicitadas pelo seu site.
Se você mesmo estiver produzindo as fotografias dos seus produtos, faça todo o tratamento em alta qualidade, no tamanho que fotografou, por fim, exporte a imagem de acordo com as dimensões que ficar melhor no site.
Em um site EPICS, mesmo se você enviar em alta, nosso sistema se encarrega de reduzir, se necessário, e otimizar as imagens para abrir rápido em qualquer dispositivo.
Porém, você também precisará ficar atento à proporção, para aproveitar melhor a área disponível para cada imagem.
Por fim, sabemos que online não existe a possibilidade do cliente pegar o produto na mão, por isso todos os detalhes que você conseguir reproduzir através da fotografia é válido.
Dicas Bônus
Venda suas fotos de produtos online
Sabia que o Select 2.0 é o novo sistema de seleção, venda e entrega de fotos online, com ele é possível criar galerias como banco de imagens e vender suas fotos de produtos. Um exemplo é a galeria de fotos de Rio Preto do Evandro Rocha.
Para saber mais, veja nosso material sobre Como vender fotos online e aumentar o seu faturamento.
Ou chama a gente no whats:
Conta pra gente, já fez fotografia de produtos? Quais dificuldades tiveram?
Vamos adorar saber seus relatos :)
Ton Gomes
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe