Como fotografar bem? Dicas infalíveis de fotografia
Compartilhe
Se você está buscando iniciar na fotografia e procura por dicas de como fotografar bem e como deixar as suas fotos bonitas, este artigo é para você.
Se você já é um profissional experiente mas segue estudando novos métodos de fotografia para ser cada vez melhor, você também está no lugar certo.
Se você não é fotógrafo mas se interessa apenas em ter um feed do Instagram mais charmoso, fique, vai ter bolo.
Fizemos um apanhado com dicas muito simples de aplicar na prática, que no entanto podem fazer uma diferença significativa na hora de clicar. Vamos lá!
1. REGRA DOS TERÇOS
Esse é o básico do básico. Para quem está pegando numa câmera pela primeira vez: é importante entender o ângulo e posicionamento dos elementos que compõem uma foto. E para isso nada melhor que a regra dos terços para te guiar a clicar com a visão mais estratégica. Nós já preparamos um artigo específico sobre essa regra, que você pode ver clicando aqui.
2. LINHA DO HORIZONTE
Outro exercício interessante para quem está iniciando é observar a linha do horizonte na hora de fotografar em ambientes externos. É basicamente igual à regra dos terços, porém sem as linhas verticais. É uma dica muito boa para compor fotos de viagem e de paisagens. Tente sempre encaixar o horizonte em uma linha definida mais embaixo, no centro ou mais acima do visor.
3. LUZ BOA E BARATA
Essa vale inclusive para os intermediários e profissionais. Se você está procurando por um kit de iluminação com ótimo custo-benefício, indicamos o kit Greika PK-SB01, que gira em torno de R$750. No site da Brasil Tronic, esse valor pode ser dividido em até 10x sem juros. É muita vantagem se você por na ponta do lápis, pela quantidade de itens que o kit oferece:
- Potência de até 1080W
- 8 lâmpadas fluorescentes 135W (5500K)
- 02 Softbox 50x70cm
- 02 Tripés de Iluminação com até 2mt
- 02 Suportes com soquete quádruplo
- 01 Bolsa para Transporte
- Garantia de 06 meses
4. LUZ DE NATAL PARA ENSAIOS
Esse é um componente que você encontra em qualquer época do ano por alguns trocados. Com um pouco de criatividade no foco e profundidade de campo, você será capaz de surpreender muita gente com a beleza que esse tipo de luz proporciona nas fotos. Vale a pena! ;)
5. CAPRICHO NAS FOTOS POSADAS
Em eventos, não se esqueça de tirar as famosas fotos posadas! Fotojornalismo - aquela em que você fotografa situações espontâneas - é lindo, é verdade, mas geralmente são as fotos posadas que são reveladas e eternizadas em porta-retratos, lembre-se disso.
6. BAIXO CONSTRASTE NO LIGHTROOM
Este é um dos maiores segredos do Lightroom. Sabe aquelas fotos dos anos 80, que parecem ter um aspecto "envelhecido", com um filtro amarelado, muito parecido com os filtros do Instagram? São um verdadeiro charme, não é mesmo? Isso porque naquela época, com a fotografia analógica, o preto não ficava totalmente preto, mas num tom acinzentado; e a mesma coisa com o branco, que ficava um pouco amarelado.
Com a fotografia digital, é impossível alterar esse fator. Só é possível aplicar este efeito "vintage" na pós-produção. No Lightroom, você pode fazer isso alterando as extremidades do contraste. Para isso, acesse a aba Revelação > Curva de tons e desbloqueie a caixa que representa as curvas (veja abaixo). Logo após, será possível editar as extremidades do contraste das suas fotos importadas, e dar a elas um tratamento MUITO bonito.
7. TRATAMENTO DE MATIZ
Um outro recurso muito bacana a ser explorado na pós-produção é o campo de Matiz. Com algumas alterações, é possível "mudar a estação do ano" de uma foto, o que garante uma entrega muito mais sofisticada (lembrando: entregue sempre suas fotos com um tratamento único). No exemplo abaixo, o verde e o amarelo foram zerados. Essa é uma tendência entre muitos fotógrafos de casamento internacionais, pois o verde é uma cor que não é tão "bem vinda" na fotografia folk.
8. VERTICAIS NO INSTAGRAM
Essa é, na verdade, uma dica de marketing muito simples para chamar um pouco mais de atenção dos seus seguidores no feed do Instagram. O que consequentemente atrai mais gente para observar o seu feed e posteriormente seu site. Aposte em fotos verticais para o feed, postando no formato 1080px X 1350px. Olha a diferença que isso pode fazer!
9. LED PEQUENO PARA FESTAS À NOITE
Mais uma para fotógrafos de festas, aniversários e casamentos: fotografar com o flash rebatido em salões nem sempre é uma boa ideia, pois a luz atinge o teto, que reflete para baixo, e aí as fotos ficam muito claras, e até estouradas, tirando o aspecto de festa noturna. O truque aqui é usar um led pequeno (aqueles bem pequenininhos mesmo), e segura-lo com a mão direcionando de cima para baixo. O resultado pode ser visto abaixo:
10. EXPLORE A LUZ AMBIENTE
Essa é uma foto feita com uma luz dicróica em um ambiente interno e fechado. À primeira vista, o olhar de quase todo fotógrafo exigiria a presença de mais luz no local, mas como você pode ver, nem sempre é necessário adicionar luz onde ela já está.
11. LONGA EXPOSIÇÃO
Essa é uma técnica simples, que pode ser usada em inúmeras situações, e nunca falha se o objetivo é impressionar. Em um ambiente que tenha luzes se movimentando ao fundo, diminua a velocidade da câmera e, mantendo o foco em determinado ponto, você notará que feixes de luz se formarão na foto, proporcionando um resultado mágico. Vale a pena praticar!
12. NÃO TROQUE DE CÂMERA
Não é uma regra, mas é um ponto para refletir. Nós, fotógrafos, somos induzidos o tempo todo a fazer upgrades. Não raro, alguns fotógrafos se autodesmotivam por não ter o equipamento do ano, ao mesmo tempo em que está lotado de lentes e flashs. Sempre que se pegar pensando em trocar de câmera, pergunte-se: é a hora certa? Tá sobrando grana? A minha câmera realmente não pode me ajudar de acordo com o meu trabalho? Se você não tiver uma resposta clara para essas perguntas, não troque. Não até usar todo potencial da sua câmera, explorar todos os recursos, etc.
Sobre o assunto, Evandro Rocha diz: "Costumo fotografar com uma 5D Mark II, uma câmera de 2009. De lá para cá, acho que as câmeras não evoluíram nada para fotografia. Evoluiram muito para vídeo, mas para foto muito pouco. A resolução, alcance dinâmico, foco, ISO, que são os recursos básicos de um equipamento profissional, tudo isso uma câmera de dez anos atrás me oferece. Então se questione muito antes de pensar em trocar de equipamento".
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe