COMO FOTOGRAFAR AS ESTRELAS
Compartilhe
Existe muita beleza na imensidão do universo e as estrelas são um complemento fundamental. Na fotografia, é sempre interessante a presença de estrelas, pois traz um brilho diferente. Mas muita gente se pergunta como é possível ter aquele céu repleto de estrelas e detalhes, sendo que quando olhamos para cima, vemos apenas alguns pontinhos brilhantes espalhados? O segredo está em como essa fotografia é feita e nós vamos te ensinar a fotografar as estrelas!
Qual câmera e lente usar para fotografar estrelas?
Para tal tarefa, é importante que você tenha uma câmera DSLR, seja ela profissional ou semi-profissional. Com uma câmera compacta ou de zoom talvez seja possível que você consiga um bom resultado, mas será necessário alterar manualmente a configuração da câmera.
A câmera é o objeto mais importante para se fotografar, mas quando o assunto é estrelas, o tripé se torna tão importante quanto a câmera. Sem a câmera você não faz a foto, mas sem o tripé você dificilmente conseguirá fazer fotos de estrelas. Isso porque vamos precisar trabalhar com um longo tempo de exposição do obturador, ou seja, sem tripé as suas fotos ficarão borradas e o céu, repleto de estrelas, vai virar um borrão.
Câmera: CANON 5D MARK III
Lente: 24mm
ISO: 1600
Abertura: F/1.8
Tempo de exposição: 15s
Foto: Evandro Rocha
Como configurar a câmera para fotografar as estrelas
Depois de falarmos sobre os equipamentos necessários para se fotografar estrelas, vamos para a prática! Ajustar a câmera para esse tipo de fotografia é uma tarefa nada fácil. O ISO e a abertura do diafragma não tem muito segredo: o ISO não precisa estar em 100 e, dependendo da câmera, pode até ficar bem elevado. Tudo vai depender de como está o céu no dia. Tem dias que o céu está mais claro, tem dias que o céu está mais escuro. Por isso o ISO não é o detalhe mais importante na foto de estrelas. Tome cuidado apenas com ruído.
O grande X da questão está no tempo de exposição!
Dependendo da velocidade que estiver seu obturador, pode correr o risco das suas estrelas ficarem borradas, mesmo estando em um tripé. Isso porque as estrelas estão se movendo lá no céu, e com um longo tempo de exposição, elas vão se movimentar. Essa técnica é utilizada por muitos fotógrafos, que preferem os borrões que fazem desenhos diferentes no céu. Por isso é importante que, na hora de fotografar, você não tenha pressa e possa ir testante vários tipos de ajustes com a exposição sempre longa. O importante é fazer testes até chegar ao objetivo que lhe agrada.
Fotografar as estrelas pode ser uma excelente forma de entender de fato como funciona o obturador da sua câmera e também como funcionam as estrelas no universo. ;-)
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe