Como fazer time lapse
Compartilhe
Vídeos em time lapse são encantadores, e disso ninguém discorda. Também concordamos quando falamos da importância de ter um diferencial no mercado da fotografia, não é mesmo? Para os videomakers, esse diferencial pode ser aprender a como fazer time lapse, tanto para conquistar a atenção do público, quanto para (claro), atrair mais clientes. Por isso, reunimos nesse post várias dicas de como fazer time lapse, vamos nessa?
Mas antes de tudo, como já é de costume aqui no blog da EPICS, vamos exemplificar de forma bem didática para que você possa entender o que é o time lapse e como ele é feito, ok? Segue a leitura.
O que é time lapse?
Time lapse pode ser traduzido como “lapso de tempo”, e é exatamente isso. Na prática, é um “vídeo” passando rápido, como se estivesse acelerado. Colocamos a palavra vídeo entre aspas porque, na verdade, trata-se de uma sequência de fotos, que na pós-produção transforma-se em vídeo. É o oposto do slow motion, onde o tempo de um vídeo é atrasado para passar mais devagar, e também é diferente do hyperlapse, o que iremos explicar mais abaixo.
Como fazer time lapse
Não existe apenas uma, mas várias formas de se fazer um time lapse. Seja por meio de câmeras DSLR, câmeras Mirrorless, pelo celular, pelo Instagram... Enfim, vamos falar sobre todas elas aqui, começando pelas câmeras.
Time lapse nas câmeras DSLR e Mirrorless
Vamos falar das câmeras mais tradicionais, pois algumas delas, como mostramos no review da Canon SL2, já vem com o recurso de time lapse embutido, bem como outros modelos mais novos, como a Canon 7D Mark II.
Tanto câmeras DSLR como Mirrorless contam com o recurso necessário para fazer time lapse.
Pois bem, se sabemos que o time lapse é uma sequência de fotos, precisaremos usar o recurso de intervalo de tempo da câmera, também conhecido como “intervalômetro”, para configurar o obturador para tirar uma foto a cada X segundos.
Recurso de intervalo de tempo nas câmeras Canon
No "intervalômetro", você pode definir o número de disparos a cada determinado intervalo de tempo
Geralmente, os “intervalômetros” funcionam da mesma forma tanto em câmeras Canon quanto Nikon, Sony, Fuji, etc. O que muda é apenas a localização do recurso no menu :)
Também sabemos que um segundo de vídeo contém cerca de 30 frames, correto? Logo, temos que pensar em um cálculo: se configurarmos a câmera para tirar uma foto a cada 2 segundos, precisaremos de um minuto de tempo de captura para ter um segundo de vídeo posteriormente.
Ou seja, com uma foto a cada 2 segundos, precisamos de 60 minutos de captação para termos como resultado um time lapse de 1 minuto. Veja exemplo no gráfico:
Isso porque o cálculo é sempre este: tempo de duração do evento, dividido pelo número de frames necessários para alcançar o tempo pretendido.
IMPORTANTE. Podemos configurar o intervalômetro com qualquer tempo, ou seja, uma foto a cada 2, 5, 10, 15, 20 segundos… Não importa. O que importa é que depois, na pós-produção, cada foto não tenha uma distância muito longa da outra, do contrário o vídeo poderá ficar desconexo, com “buracos” durante a renderização.
Após configurar os disparos da câmera para um determinado intervalo de tempo, basta fixar a câmera em um bom tripé para garantir a estabilização do vídeo e esperar o tempo necessário para captação do evento. Pode ser um pôr do sol, o trânsito, o céu, etc.
Câmera própria para fazer time lapse
Em 2013, a marca Brinno fabricou o que podemos chamar de primeira câmera específica para fazer time lapse, a TLC200. De lá para cá, o modelo ganhou atualizações e continua no mercado!
Com ela não tem segredo, basta configurar quanto tempo você quer de time lapse, dar o REC em um local onde ela esteja estabilizada, e depois você pode exportar o arquivo já acelerado com o tempo escolhido, pronto para ser compartilhado.
Confira um vídeo de demonstração da Brinno TLC200:
Como fazer time lapse pelo celular
Sim, é possível fazer vídeos em time lapse pelo celular. No entanto, o conceito muda um pouco. Ao invés de sequências de fotos que posteriormente passariam pela pós-produção, a ideia é gravar vídeos propriamente ditos, e aplicar o efeito de estabilização e velocidade, seja através de aplicativos ou câmeras nativas. Mas antes, precisamos falar sobre um simples detalhe, que é...
A diferença entre time lapse e hyperlapse. Enquanto o time lapse é feito com a câmera basicamente parada, o hyperlapse permite o movimento da câmera (ou celular) entre pessoas, carros, avião, etc. Logo, a diferença é o movimento durante a captação. Por isso os aplicativos de celular, que está sempre à nossa mão, são comumente mais usados para... Hyperlapse. Mas isso não é uma regra! :)
Existem vários aplicativos próprios para fazer time lapse ou hyperlapse via mobile, vamos listar alguns deles para que você possa baixar e fazer os testes:
Microsoft Hyperlapse Mobile
O Microsoft Hyperlapse Mobile é um aplicativo para fazer time lapse em smartphones Android. O app da Microsoft é bem fácil e intuitivo, tem estabilização embutida, e permite que você escolha a velocidade do vídeo antes de exportá-lo direto para as redes sociais. No entanto, ainda recomendamos que, mesmo pelo celular, seja usado um tripé ou uma base de fixação, para garantir que o time lapse fique 100% estável. Veja um vídeo do app sendo usado na prática:
Hyperlapse para Instagram
Se o app da Microsoft é exclusivo para Android, este app oficial do Instagram está disponível somente para sistema iOS.
Com funções parecidas com o aplicativo da Microsoft, este app permite que você grave vídeos com a estabilização automática do Instagram. Posteriormente, você também pode escolher a velocidade do lapso de tempo da gravação, de 2x a até 12x, aplicar filtros e compartilhar o vídeo diretamente para o seu Instagram.
Câmera nativa
Assim como dissemos no post sobre como desfocar o fundo da foto, alguns celulares estão sendo fabricados com recursos PRO em suas câmeras nativas. Isto é, alguns modelos estão vindo com o recurso de time lapse embutido. Nesse sentido, é necessário gravar um vídeo de forma estabilizada, e depois o próprio sistema codifica o vídeo para que ele fique acelerado.
Para isso, verifique na câmera do seu celular se ela vem com recurso de Time Lapse. A partir daí, é só seguir a dica de estabilização, gravar, comprimir o vídeo automaticamente e depois compartilhar.
Time lapses para se inspirar
Você já pensou em dedicar 3 anos para gravar um time lapse? Pois sim, ao redor do mundo os videomakers estão arrasando, fazendo time lapses cada vez mais ousados, como este que destacamos em nosso blog.
Além deste, outros fotógrafos e videomakers andam se superando na arte do time lapse, sendo assim separamos alguns deles para você se inspirar.
Time-lapse de making of
Já falamos no post sobre dicas do Instagram para fotógrafos sobre a importância de mostrar os bastidores do seu trabalho para seu público. É isso que nosso cliente Jean Marcos fez ao registrar um dos seus ensaios em time-lapse. O resultado encantou seus seguidores:
Veja outros exemplos, de outros criadores de conteúdo:
Time lapse do nascer do sol, do canal Photus
Time lapse do céu, por Nigel Stanford
Time lapse da cidade de São Paulo, por Urban City Scapes
Time lapse do trânsito, por NYC Files
Agora que você entende do conceito do time lapse, como ele é feito, como fazê-lo, e tem inspirações anotadas, bora ligar a câmera ou o celular, fixá-lo em um tripé, e preparar o seu próprio time lapse?
Se chegou até aqui, veja também nosso tutorial sobre como fotografar rastro de estrelas. Temos certeza que com essas técnicas você vai se reinventar e se destacar muito entre seus concorrentes!
Vinícius Franco
Jornalista, pós-graduado em Cinema e produtor de conteúdo para o blog da EPICS.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe