Como fazer marketing digital para fotógrafos
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Você provavelmente usa o marketing digital e ainda não se deu conta disso: quando criou um portfólio on-line, publicou sobre o seu trabalho nas redes sociais ou enviou um e-mail para saber o que um cliente achou das suas fotos…
Sim, todas essas ações são digitais. Mas, quando falamos de marketing digital para fotógrafos, não dá para se contentar com um post no Facebook ou com uma troca de e-mails. Você deve conhecer as estratégias para planejar as suas ações em busca dos melhores resultados.
A internet pode ser a maior aliada para atrair clientes e fortalecer o seu nome. Se é isso que você quer, acompanhe este post para entender tudo sobre o marketing digital para fotógrafos e como você pode aproveitá-lo.
O que é marketing digital
A American Marketing Association traz uma definição bem completa sobre marketing: é a atividade de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. E sabe qual é a definição de marketing digital? É tudo isso, só que na internet!
Para gerar valor, o marketing sempre teve que acompanhar as mudanças da tecnologia e da sociedade. Foi assim quando surgiu o jornal e a informação passou a circular por todos os cantos. Foi assim quando apareceu o rádio e a TV, trazendo novos formatos de conteúdo. E está sendo assim com a internet, que consegue conectar o mundo inteiro.
A cada época, os consumidores se comportam de maneiras diferentes, e surgem novas formas de se relacionar com eles. Antes eles assistiam a um comercial de TV passivamente no intervalo da novela, mas hoje a internet dá poder para que assistam o que, onde e quando quiserem. E isso muda todo o jogo!
O marketing digital, então, é uma nova forma de criar, comunicar e entregar valor diante das (ainda recentes) transformações. Se todos estão na internet para interagir, informar-se, produzir e consumir, é lá que as empresas — e o seu negócio! — devem estar.
Por que marketing digital é importante para fotógrafos
OK, você já entendeu a importância da internet para as empresas. Mas será que você, como fotógrafo, precisa pensar nisso também?
Certamente que sim! O que não falta é gente procurando indicações de fotógrafos nas redes sociais e no Google para cobrir um evento ou para a sua empresa contratar. E quanto mais você se dedicar a transmitir uma boa imagem na internet, mais oportunidades surgirão.
Se você ainda não se convenceu, vamos falar agora dos principais benefícios do marketing digital para fotógrafos:
Aparecer na pesquisa de potenciais clientes
Hoje, todo mundo usa a internet durante a decisão de compra. Mesmo que você vá até o shopping comprar um sapato, provavelmente o Google ajudou a selecionar as opções e ver os preços. Ou talvez a interação com as marcas no Facebook tenha influenciado a sua escolha.
Isso mostra que você também deve estar na internet para influenciar as decisões dos seus consumidores. Se você é um fotógrafo de casamentos, por exemplo, e um usuário do Facebook está prestes a casar, o seu post deve surgir para ele. E, se ele pesquisar no Google sobre “fotógrafos de casamento”, é o seu site que deve aparecer nos resultados!
Com o marketing digital, você consegue fazer isso. Dessa forma, o seu negócio aparece nas pesquisas de potenciais clientes e atrai novos interessados.
Encontrar o seu nicho
Fotografia de pets, moda, esportes, arquitetura, casamento… Fotógrafos podem se especializar nos mais diversos temas. Mas como encontrar os clientes para cada nicho? A internet facilita muito esse trabalho. Com um alto poder de segmentação, o marketing digital permite que você selecione um perfil de público específico para atingir.
Por exemplo: se você fotografa eventos sociais como aniversários, pode criar um anúncio no Facebook para mães de meninas adolescentes perto dos 15 anos. Percebe a oportunidade?
Além de prospectar novos clientes, a quantidade de informações que os próprios usuários compartilham nas redes sociais permite que você conheça melhor o seu cliente. Assim, o marketing digital pode ser ainda mais certeiro.
Interagir com as pessoas
Foi-se o tempo em que o marketing tinha uma direção só, o da empresa para o cliente. Hoje, o consumidor também precisa ser ouvido, porque ele se manifesta quando quiser nas redes sociais e expõe as suas experiências com as marcas.
Por isso, negócios como o seu precisam criar uma relação próxima com os consumidores. Assim, eles se sentem valorizados e criam uma conexão emocional com você, que deixa de ser um mero fornecedor e passa a ser um amigo.
E o marketing digital oferece várias ferramentas de interação com os clientes. Via blog, e-mail ou redes sociais, você pode estreitar o relacionamento, dando atenção a cada comentário ou mensagem recebida.
Manter contato com clientes
Fotógrafos estão acostumados a cobrir um evento ou participar de um trabalho, entregar as fotos e… tchau!, nunca mais voltam a trabalhar com aquele cliente. E, se voltam, é porque o próprio cliente procurou novamente.
Mas a internet tem o poder de conectar as pessoas. Colegas da escola que não se veem há anos voltam a se encontrar. Amigos que moram longe um do outro se falam como se estivessem mais próximos do que nunca. E assim pode ser com os seus clientes.
Depois de finalizar um trabalho, você pode se manter presente no dia a dia das pessoas para ser lembrado em uma necessidade futura. E também pode ficar atento a oportunidades.
Por exemplo: se aquela agência de publicidade que contratava você postou no Facebook que tem um novo cliente, quem sabe você não envia um e-mail retomando contato?
Valorizar o seu trabalho
Se antigamente os fotógrafos estavam restritos à revelação de fotos ou a um portfólio impresso para apresentar o seu trabalho, hoje a internet oferece diversas possibilidades. Com uma presença on-line, você pode mostrar a sua qualidade com várias ferramentas.
Nas redes sociais, por exemplo, você pode publicar os seus melhores cliques para engajar os seguidores. Tendo um site para fotógrafos, as suas imagens são valorizadas e despertam o interesse dos visitantes.
Portanto, o marketing digital para fotógrafos tem o poder de valorizar o seu trabalho e fortalecer a sua marca para atrair novos clientes.
Otimizar o dia a dia
A internet também está aí para facilitar a sua vida. Várias ferramentas digitais podem otimizar a sua rotina pessoal e profissional. Você só precisa ter um pouquinho de organização para que elas funcionem.
Por exemplo: não dá mais para perder os contatos dos clientes. Uma ferramenta para gerenciá-los pode ajudar nessa tarefa e ainda lembrar quando é aniversário deles para enviar uma mensagem de parabéns.
Pense em outras ferramentas simples: uma agenda virtual para não perder mais os prazos de entrega, um software para armazenar arquivos na nuvem e enviá-los para os clientes, um aplicativo para medir a sua produtividade. Tudo isso faz parte do marketing digital para fotógrafos.
Como montar uma estratégia de marketing digital para fotógrafos
Então, você já entendeu a importância da internet para quem quer se destacar no mercado. Agora, já pode planejar as suas ações. Mas, antes de partir para o passo a passo do marketing digital para fotógrafos, você precisa saber a premissa essencial: pensar digitalmente.
Tudo o que estamos acostumados a ver no marketing off-line (imagens, formatos, linguagem etc.) não pode ser simplesmente replicado na internet. Por exemplo: não dá para usar a mesma arte do panfleto impresso no post do Facebook.
O ambiente é diferente — então, o consumo de conteúdos também é. Logo, você deve pensar dentro do contexto digital. Combinado?
Vamos agora ao passo a passo:
1. Pesquise e construa a sua persona
O 1º passo para criar uma estratégia de marketing é conhecer o seu público. Você precisa saber com quem vai falar para criar uma comunicação efetiva e ofertas interessantes.
Para isso, você deve construir a sua persona. Não sabe o que é isso? Persona é a representação fictícia de um cliente ideal do seu negócio, por meio de uma descrição detalhada do seu perfil, dos seus gostos e das suas necessidades como se fosse uma pessoa real.
Por exemplo: a sua persona é o Rodrigo. Ele tem uma necessidade atualmente: a sua esposa está grávida, e eles querem registrar esse momento, mas não têm indicação de fotógrafo para isso. Então, os seus conteúdos na internet devem mostrar como o seu trabalho é bom nesse segmento e pode atender à necessidade do Rodrigo.
2. Analise a atuação do seu mercado
Depois de construir a sua persona, você pode olhar para fora. Isso significa fazer uma análise de mercado para entender a atuação dos parceiros, fornecedores e concorrentes. Dessa forma, você terá um embasamento para definir as suas estratégias e perceber as boas oportunidades.
Perceba, por exemplo, em quais canais eles estão presentes, qual linguagem utilizam, quais posts fazem mais sucesso, como eles se relacionam com os clientes, entre outros aspectos. Mas fique de olho, principalmente, em quem tem um público semelhante ao seu para que as estratégias façam sentido.
3. Defina objetivos e metas
Agora, você deve pensar aonde quer chegar com a sua estratégia de marketing digital. Para isso, deve definir os seus objetivos e as suas metas. Mas qual é a diferença entre eles?
Os objetivos são abrangentes e representam a sua motivação maior com a estratégia digital. Pode ser, por exemplo, aumentar o número de vendas, fazer a sua marca ser mais conhecida na internet ou melhorar o seu relacionamento com os clientes.
Já as metas devem ser específicas, mensuráveis e com prazo e dizer como você chegará ao seu objetivo. Por exemplo: se você quer aumentar as vendas, uma das suas metas pode ser alcançar o número de X formulários de orçamento enviados pelo site durante 1 mês.
4. Defina as suas estratégias
E agora, como você vai alcançar as suas metas? É hora de conhecer as estratégias mais usadas no marketing digital para saber quais se encaixam melhor nos seus objetivos. Vamos falar agora de algumas que podem ser úteis para você:
Inbound marketing
Essa estratégia se baseia na ideia de que você não precisa mais ir atrás do cliente — é ele que encontra você. Por isso, também é chamado de marketing de atração. Depois de serem atraídos, os potenciais clientes são tratados como leads e se relacionam com a marca (geralmente, por e-mail marketing) até amadurecer a sua decisão de compra.
Marketing de conteúdo
É a principal maneira de atrair interessados no inbound marketing. Com conteúdos relevantes, você consegue aproximar e engajar potenciais clientes, que percebem a sua utilidade para eles. A principal ferramenta do marketing de conteúdo é o blog, que reúne os posts e faz com que você seja encontrado no Google.
Marketing de performance
As estratégias anteriores são orgânicas, ou seja, você não precisa investir em mídia para divulgar o seu nome. Porém, existem também as mídias de performance, que são os canais pagos do marketing digital. Com eles, você define um público-alvo específico e, assim, tem mais precisão na sua estratégia.
Marketing de recomendação
A propaganda boca a boca não surgiu na internet, mas foi potencializada por ela. Assim, surgiu o marketing de recomendação, que se baseia nas opiniões de outros consumidores publicadas na web para fortalecer a sua marca. Experiências de outras pessoas influenciam fortemente na escolha por um ou outro fotógrafo.
Marketing de influência
Também não surgiu na internet, mas ganhou outros patamares nela. Os influenciadores da web têm hoje tanta ou mais relevância que as celebridades da mídia. Com seguidores fiéis e engajados, eles têm poder de moldar comportamentos e influenciar opiniões. Por isso, quando o seu trabalho é recomendado por eles, você ganha a confiança do público.
5. Defina os seus canais de atuação
Depois de pensar nas suas estratégias digitais, precisa estruturar a sua presença on-line. Então, é o momento de definir como você colocará as suas ações em prática. Então, confira agora os principais canais digitais em que você deve estar presente e ativo:
Site
Ter um site é essencial para transmitir confiança às pessoas. Significa que o seu negócio existe e tem uma presença digital sólida. Para que ele seja útil para o cliente e para você, disponibilize um portfolio online e insira chamadas e formulários que gerem contatos de interessados no seu serviço.
Blog
É o canal no qual você pode desenvolver os conteúdos que interessam aos seus visitantes e a oportunidade de mostrar que você entende da sua área. Com técnicas de Search Engine Optimization (SEO ou otimização para mecanismos de busca), o seu blog aparecerá nos buscadores e atrairá um tráfego relevante para o site.
Redes sociais
Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter são as redes mais usadas atualmente. Aproveite-as para interagir com as pessoas e estreitar o relacionamento com elas. Uma rede social serve para isso, e não apenas publicar sem dar ouvidos a ninguém.
Talvez você pense que e-mail marketing é só spam, mas essa concepção já mudou. Quando você cria e-mails personalizados, com um conteúdo interessante, e envia no momento certo, a mensagem se torna relevante e aproxima destinatário e remetente.
Mídias pagas
As mídias pagas da internet — como os links patrocinados do Google AdWords e os posts do Facebook Ads — têm um alto poder de segmentação do público. Além disso, você só paga quando tem um retorno (custo por clique) e pode medir todos os resultados da ação.
6. Crie um calendário de gestão de conteúdo
Você pode ter definido vários canais para a sua presença on-line. Ótimo!
Mas será que é capaz de dar conta de todos? Vale ressaltar que só estar presente não é suficiente: você deve produzir conteúdos para cada canal com regularidade, mesmo que tenha um foco especial em um deles. Só assim você conquista o engajamento do público.
Para isso, crie um calendário para gerenciar os conteúdos, desde o planejamento, a produção, até a mensuração dos resultados (que veremos a seguir).
Cada canal precisa de uma dedicação específica, pois a linguagem, os formatos e a frequência de publicação são também específicos.
Como mensurar os resultados da estratégia
Uma das grandes vantagens do marketing digital sobre o tradicional é o poder de análise dos resultados. Na internet, os dados estão disponíveis a todo o momento para você avaliar o desempenho das suas ações.
Mas como eles chegam até você? Seja por informações fornecidas por vontade própria (ao se cadastrar em um site, por exemplo), seja por captação de cookies do navegador, o usuário está sempre fornecendo dados na internet sobre o seu perfil e o seu comportamento. Aí, ferramentas como o Google e o Facebook transformam esses dados em relatórios para as marcas.
Você pode saber, por exemplo, quantos visitantes o seu site recebeu no último mês e por quanto tempo permanecerem nele, de onde são as pessoas que preencheram o formulário de orçamento ou quais foram as fotos mais visualizadas nas suas redes sociais.
A quantidade de dados é incrível! Você só precisa cuidar para não se perder em meio a tantos números e torná-los inúteis para o seu negócio. Para ter serventia, os dados precisam ser analisados e transformados em insights para ações futuras.
Portanto, a mensuração de resultados serve para saber como está o desempenho de uma ação, mas também para melhorar as estratégias futuras. Veja agora um passo a passo para medir os resultados da sua estratégia de marketing digital para fotógrafos:
1. Defina os seus indicadores-chave
Ao finalizar uma ação de marketing digital, como você sabe se teve um bom desempenho? É isso que as métricas mostram. Elas são informações sobre a performance de uma ação, como o alcance, os likes, os comentários e os compartilhamentos de um post no Facebook.
Porém, as métricas na internet são inúmeras, já que a quantidade de dados coletados é enorme, como explicamos. Então, você precisa definir aquelas que são mais importantes, ou seja, que mostram o impacto da ação para os objetivos do seu negócio.
Quando você seleciona as métricas mais relevantes, elas são chamadas de Key Performance Indicators (KPIs ou indicadores-chave). Geralmente, entram nessa seleção, pelo menos:
-
a taxa de conversão;
-
a taxa de engajamento;
-
o Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
-
e o Return over Investment (ROI ou retorno sobre investimento).
2. Use as ferramentas certas
Ninguém precisa ficar contando o número de pessoas que acessa o site para saber o tráfego durante 1 mês. Só um software é capaz de fazer isso e, ainda, com esses dados, gerar relatórios compreensíveis por qualquer pessoa. Por isso, você precisa contar com a ajuda de boas ferramentas de análise de dados.
A mais usada para analisar sites é o Google Analytics. Ele precisa ser instalado em cada página para coletar os dados dos visitantes. Assim, você conhece melhor o seu público, a sua origem, as suas ações na página e compreende a experiência que ele está tendo dentro do site.
Quanto às redes sociais, cada uma oferece a sua ferramenta de análise. Mas a mais completa e robusta é o Facebook Insights, que coleta dados sobre o comportamento do público ao interagir com a página e ajuda a otimizar as publicações futuras, tanto orgânicas quanto patrocinadas.
Já se quiser dar uma boa adianta na produção de conteúdo gráfico, a dica é utilizar o Canva, um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa)
3. Analise os dados
Com essas ferramentas, você terá uma infinidade de dados à sua disposição. Porém, sozinhos, eles não dizem muita coisa. A inteligência humana é essencial para extrair informações relevantes a partir deles.
E tudo começa com a definição dos KPIs. Com eles, você saberá quais dados merecem a sua atenção. Além disso, você também precisa fazer o cruzamento de informações, de uma forma que muitas vezes a ferramenta não consegue fazer.
Por exemplo: pode ser interessante saber que 30% dos visitantes do site vieram dos resultados da busca orgânica do Google e são do sul do país. Ou que os posts do Instagram de melhor desempenho foram publicados aos sábados e que a maioria dos comentários foi de mulheres.
4. Gere insights
A análise de dados não deve se encerrar nela mesma. Ela precisa gerar insights para as ações futuras que melhorem o desempenho do seu negócio. Se não for para otimizar a sua estratégia, nem precisa olhar para as métricas.
Portanto, depois de analisar os dados e extrair informações dos relatórios, é hora de verificar o que deu certo ou errado e ajustar o caminho. Eis aí a grande vantagem da mensuração de resultados na internet: você faz mudanças norteadas por dados, e não por achismos.
E agora, já sente confiança para colocar em prática o marketing digital para fotógrafos? O seu cliente já está na internet, buscando serviços como o que você oferece, mas admirando as fotos dos seus concorrentes. Agora, é hora de você também aparecer para ele!
Com as dicas que você viu neste post, já pode criar uma estratégia de marketing digital bem pensada para encantar o seu cliente. Tenha certeza de que ele vai gostar de interagir com você, saber como anda o seu negócio e, principalmente, olhar as suas fotos. E aí está o grande segredo: oferecer uma boa experiência ao seu cliente.
Gostou de saber sobre marketing digital para fotógrafos? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais para mostrar que você está de olho em novas maneiras de melhorar o seu negócio!
SAIBA MAIS: Assista à Live sobre MKT Digital direcionada para fotógrafos
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