Como fazer boas fotos em locais túristicos
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No ano passado, fui convidado por um casal de noivos para fazer uma sessão fotográfica num dos locais mais turísticos de Lisboa, o Terreiro do Paço. O problema? Fotografar num dos lugares mais concorridos da capital. Como fazer boas fotos num lugar tão turistico e movimentado? Como fazer com que os noivos parecessem as únicas pessoas naquela praça histórica da Baixa? É tão raro vê-la sem turistas, que uma foto intimista de um casal seria algo verdadeiramente singular.
Como estas experiências são cada vez mais comuns, comecei a pensar em maneiras de fotografar em locais turísticos. Estas são as recomendações que dou a fotógrafos que queiram criar um ambiente íntimo para os seus clientes, mesmo que estejam a fotografar em espaços icônicos e repletos de turistas.
Começar ao nascer do Sol
Para evitar multidões, decidi que a sessão fotográfica teria de começar bem cedo e, embora quisesse fotografar vários locais, comecei por aquele que geralmente é mais concorrido, de modo a garantir que teríamos o espaço só para nós.
Começamos às 6h da manhã no Terreiro do Paço e, à medida que as ruas se enchiam de pessoas, fomos subindo por ruas menos visitadas até chegarmos ao destino final, o miradouro de Santa Luzia, que proporciona uma vista maravilhosa sobre a cidade de Lisboa. Pelo caminho, ainda passamos por Alfama – aquela hora, com os Airbnb adormecidos, sem turistas pela rua, mas com as típicas decorações para as festas de Santo António. Parecia um bairro-cápsula, a celebrar os casamentos de Santo António apenas para este casal!
O casal com as típicas decorações para as festas de Santo Antônio
Fotografar ao nascer do Sol tem outra vantagem: conseguimos fotografar as ruas e os locais mais simbólicos para os noivos, mas com a luz a incidir do lado oposto ao que habitualmente se vê. Foi assim que consegui criar uma atmosfera diferente nas fotografias, apesar de todos sabermos que estes locais já se tornaram clássicos do Instagram. A “luz de Lisboa” é tão famosa!
Jogar com a profundidade de campo
Fui preparado para brincar com a profundidade de campo, com vista a “separar” o casal da “confusão” de fundo. Para tal, tive de usar aberturas de diafragma maiores, entre f/2.8 e f/1.4.
Leia aqui: Como desfocar o fundo da foto
Na minha mochila levo sempre uma lente objetiva 35mm e uma 85mm, as duas com aberturas máximas de f/1.4, que me oferecem uma margem bem confortável para “brincar” com a profundidade de campo. No entanto, com uma lente objetiva 70-200mm f/2.8, também é possível obter excelentes resultados.
Embora a fotografia com fundo desfocado tenha resultados épicos, a minha experiência revela que devemos encontrar um certo equilíbrio. Em primeiro lugar, acho importante manter alguma da autenticidade do local – especialmente, tendo em conta a beleza da cidade. Se no meu enquadramento estão a passar alguns residentes, também gosto de tirar proveito disso, para dar uma dinâmica diferente, mais autêntica, à foto.
Por outro lado, deduzo que, se os meus clientes escolhem fotografar num determinado lugar, é porque este tem um significado especial para eles. Se quero que minhas fotos seja capaz de transportá-los para o mesmo local uns anos mais tarde, quando estiverem a recordar este momento, não posso privá-los desse cenário.
Dica bônus!
Gostaram destas duas sugestões e até já se sentem preparados para a próxima sessão fotográfica durante o nascer do sol? Mas talvez ainda não tenha passado pela sua cabeça a quantidade de vezes que terá que ajustar a fotometria na câmera, porque a luz nesse período da manhã, muda constantemente – neste caso, sempre aumentando.
Preparem-se para ajustar a exposição várias vezes durante a sessão, especialmente, se estiverem a “brincar” muito com a profundidade de campo. A certa altura, pode até acontecer atingirmos a velocidade máxima do obturador e já não ser possível fotografar com grandes aberturas de diafragma, devido à intensidade do Sol.
Nesse caso, podem considerar utilizar um filtro de densidade neutra (ND), que é muito comum utilizar em fotografia de paisagem, pois permite velocidades mais lentas de obturador. O filtro vai reduzir a entrada de luz e neste caso, é possível continuar a utilizar aberturas mais amplas.
O casal com as típicas decorações para as festas de Santo António
Luciano Reis
Como fotógrafo de casamentos em Portugal, alio a capacidade de reportagem ao lado mais romântico das minhas lentes — prometendo assim revolucionar muitos álbuns de casamento!
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