Como criar um media kit
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Todo produtor de conteúdo precisa de um media kit para apresentar de forma comercial os seus trabalhos e mostrar os números de forma criativa ao seus clientes. Hoje com diversas profissões voltadas ao meio digital como Youtubers, bloggers, instagrammers e nômades virtuais, a Internet se tornou um negócio rentável. Com um alcance significativo e um conteúdo bem feito, as empresas podem ver em você ou em seu conteúdo um grande potencial para colocar anúncios e atrair o seu público para a marca deles.
É muito importante pra quem produz conteúdo no Youtube, Instagram ou até mesmo em um blog, apresentar seu trabalho da melhor maneira, através de um material atrativo e que chame atenção dos possíveis anunciantes. Bora aprender a criar o seu?
É muito importante pra quem produz conteúdo no Youtube, Instagram ou até mesmo em um blog, apresentar seu trabalho da melhor maneira, através de um material atrativo e que chame atenção dos possíveis anunciantes. Bora aprender a criar o seu?
O QUE É UM MEDIA KIT?
O media kit é um material para produtores de conteúdo que querem monetizar o seu trabalho, através de qualquer meio digital como o Youtube, Instagram ou blog. Seus números de seguidores, alcance, fotos mais curtidas e número de engajamentos são alguns dos dados que precisam estar no seu material.
É no media kit o lugar de apresentar de forma detalhada, todas as informações que o anunciante em potencial precisa saber para que ele te conheça, mas também que o convença de que seu conteúdo é um bom lugar para anunciar. O media kit é importantíssimo para te projetar de forma profissional e consequentemente gerar renda através de seu conteúdo.
INFORMAÇÕES QUE SEU MEDIA KIT DEVE CONTER
1. Informações sobre a pessoa ou a marcaA primeira parte do seu media kit servirá como uma introdução para que o anunciante se interesse em você. Neste primeiro momento é importante que você conte de forma clara e use palavras-chave decisivas pois é aqui que o cliente ficará curioso pelo seu case.
Nos primeiros parágrafos apresente o seu material, conte um pouco da história da marca e/ou dos criadores do projeto. Adicione em seu texto de introdução informações como o ano de criação, formações ou assuntos dominados de forma objetiva e interessante. Vale abusar da criatividade aqui.
Outro ponto relevante para seu media kit é deixar claro qual é o seu diferencial e o que a empresa ganharia ao investir em seu conteúdo. Há muitos outros produtores de conteúdo atrás destes anunciantes, saia na frente e faça um bom marketing pessoal ao ressaltar os pontos fortes de seu conteúdo e torne sua proposta única e original.
2. Estatísticas
Ilustrar aos possíveis anunciantes sobre o nicho e o público de seu conteúdo é indispensável em seu media kit, para que eles saibam se o seu público coincide com o deles. Descreva qual é o perfil de seus visitantes e seguidores, fornecendo o máximo de informações possíveis como gênero, faixa etária e principais interesses.
Informar o número de seguidores é importante, mas não se prenda nesta informação, já que atualmente há vários meios duvidosos de se obter um grande volume de público com a compra de seguidores e likes. Divulgue dados mais importantes de engajamento, como impressões, alcance e comentários.
Ilustrar aos possíveis anunciantes sobre o nicho e o público de seu conteúdo é indispensável em seu media kit, para que eles saibam se o seu público coincide com o deles. Descreva qual é o perfil de seus visitantes e seguidores, fornecendo o máximo de informações possíveis como gênero, faixa etária e principais interesses.
Informar o número de seguidores é importante, mas não se prenda nesta informação, já que atualmente há vários meios duvidosos de se obter um grande volume de público com a compra de seguidores e likes. Divulgue dados mais importantes de engajamento, como impressões, alcance e comentários.
3. Lista de Clientes
Se você já realizou parcerias anteriormente, é interessante destacar em seu material para que as empresas tenham conhecimento. No media kit é importante detalhar os trabalhos realizados com prints ou links e, quando possível, depoimentos de anunciantes anteriores contando um pouco da experiência de trabalhar com você.
Caso você não tenha feito nenhuma parceria, destaque seus trabalhos que foram reconhecidos ou que são considerados por você como um grande marco em sua profissão.
Se você já realizou parcerias anteriormente, é interessante destacar em seu material para que as empresas tenham conhecimento. No media kit é importante detalhar os trabalhos realizados com prints ou links e, quando possível, depoimentos de anunciantes anteriores contando um pouco da experiência de trabalhar com você.
Caso você não tenha feito nenhuma parceria, destaque seus trabalhos que foram reconhecidos ou que são considerados por você como um grande marco em sua profissão.
4. Modalidades e Preços
Neste tópico é importante que deixe muito claro seus objetivos. Esclareça em seu media kit, os formatos de publicidade que você está disponibilizando, como:
- Anúncios em banners;
- Posts no Instagram;
- Posts nos stories;
- Vídeos patrocinados
Procure também especificar os preços, condições de pagamento, tempos e prazos para as publicações, além de estabelecer regras que devem ser cumpridas pelo contratante e descrever os direitos do mesmo.
Não esqueça de encerrar o seu material com os dados de contato, para que a empresa entre em contato com você no caso de haver interesse em seu case.
Neste tópico é importante que deixe muito claro seus objetivos. Esclareça em seu media kit, os formatos de publicidade que você está disponibilizando, como:
- Anúncios em banners;
- Posts no Instagram;
- Posts nos stories;
- Vídeos patrocinados
Procure também especificar os preços, condições de pagamento, tempos e prazos para as publicações, além de estabelecer regras que devem ser cumpridas pelo contratante e descrever os direitos do mesmo.
Não esqueça de encerrar o seu material com os dados de contato, para que a empresa entre em contato com você no caso de haver interesse em seu case.
COMO CRIAR SEU MEDIA KIT
Os media kits não têm um modelo a seguir, muito menos um número de páginas determinado. Geralmente a criatividade é um requisito, além de apresentar seu conteúdo de forma clara e objetiva. Para que sua apresentação fique atrativa, é interessante usar o mesmo design que seu produto/marca, como as paletas de cores, logotipo e tipografia.
Em primeiro lugar, colete todos os dados necessários e a partir daí construa um case que destaque os pontos mais fortes de seu conteúdo e consequentemente atrair os anunciantes. Use as ferramentas do Google Analytics, Youtube Analytics ou até mesmo as estatísticas do Instagram para coletar os dados mais precisos e fidedignos.
PROGRAMAS PARA A CRIAÇÃO DE UM MEDIA KIT
Há várias possibilidades de se apresentar um media kit. O ideal é que fique diretamente hospedado em seu site disponível em forma de link, e o formato dependerá de sua habilidade, área de atuação e quanto você quer surpreender o contratante.
Inclua elementos dinâmicos como infográficos, imagens e ilustrações. O media kit pode ser apresentado através de slides, vídeo ou arquivos de texto (PDF). Listamos abaixo 4 alternativas para você criar o seu de forma prática e funcional:
1. Power Point / Key Note
Apesar de não ser a ferramenta ideal, é interessante para aqueles que estão começando e não têm habilidades com outros programas, não podem investir em uma plataforma mais interessante.
Apesar de não ser a ferramenta ideal, é interessante para aqueles que estão começando e não têm habilidades com outros programas, não podem investir em uma plataforma mais interessante.
2. Ilustrator
Exigindo um pouco mais de técnica, o Illustrator é uma ferramenta poderosíssima para produzir peças gráficas e com diversos recursos, pode ajudar você a criar um media kit perfeito.
Exigindo um pouco mais de técnica, o Illustrator é uma ferramenta poderosíssima para produzir peças gráficas e com diversos recursos, pode ajudar você a criar um media kit perfeito.
3. Canva
O Canva é uma ferramenta de design intuitiva e muito fácil de se usar por aqueles que não são familiarizados com design. Com este site você obtém diversas ferramentas e recursos gratuitos, além de centenas de modelos editáveis para criar seu media kit de forma profissional e personalizada.
O Canva é uma ferramenta de design intuitiva e muito fácil de se usar por aqueles que não são familiarizados com design. Com este site você obtém diversas ferramentas e recursos gratuitos, além de centenas de modelos editáveis para criar seu media kit de forma profissional e personalizada.
4. Designer Freelancer
Caso não tenha habilidade em nenhuma dessas ferramentas e esteja disposto a investir em um material de qualidade, é aconselhável a contratação de um design freelancer para criar um material ideal para o seu perfil.
Caso não tenha habilidade em nenhuma dessas ferramentas e esteja disposto a investir em um material de qualidade, é aconselhável a contratação de um design freelancer para criar um material ideal para o seu perfil.
EXEMPLOS
Listamos aqui alguns exemplos de media kits bem interessantes. Use apenas como inspiração. O ideal é você criar um material com sua identidade e mostrar aos anunciantes sua criatividade e originalidade.
- Paulo Del Valle (fotógrafo)
- Jovem Nerd (blog)
- Trip (revista)
Uma informação importante no designer do seu midia kit é manter a identidade visual que você já utiliza na sua marca.
Caso você ainda não tenha uma identidade visual ou queira melhorar a sua, dê uma olhadinha nessa nossa solução: Criação de logo para fotógrafos.
Caso você ainda não tenha uma identidade visual ou queira melhorar a sua, dê uma olhadinha nessa nossa solução: Criação de logo para fotógrafos.
Sobre o Autor
Felipe Feper
Jornalista e produtor de conteúdo na EPICS e no MultimodoBR
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