Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa?
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Oi pessoal, Dai Lourenço aqui. Na fotografia de moda, ouvimos muito os termos: campanha conceitual, lookbook, editorial, shooting, lifestyle, etc. Mas afinal, qual é a diferença entre esses termos todos?
Qual a diferença entre fotografar uma campanha ou lookbook? Os valores são todos iguais? Eu preciso saber pra que servem todos eles?
Foto: Dai Lourenço
A campanha abre ou lança uma nova linha de produtos a ser trabalha pela marca, ela também dá início às estações, e por causa dessa campanha o cliente entende as transições e entendem os lançamentos dos novos produtos que estão por vir, por isso ela é tão importante.
Esse tipo de trabalho normalmente envolve "contar uma história", falar sobre um tema, podem ser criados para ajudar a equipe a entender isso tudo, um briefing ou um moodboard (painel), com imagens que serão usadas para ajudar na narrativa dessa historia. Com esse material em mãos, o fotógrafo sabe o que fazer: luz, composição, estilo fotográfico, etc.
Além disso, caso haja um diretor de criação ou diretor executivo presente na campanha, ele poderá cuidar melhor dos detalhes como locação, casting (modelos), staff (equipe) e todos os pepinos que vem junto com essa função (hehehe). Neste caso, o fotógrafo tem muita liberdade criativa para desenvolver o trabalho desde que seja dentro das instruções (claro). A produção e beleza são desenvolvidas de acordo com o tema, e a modelo deve usar a expressão corporal para ilustrar as sensações e atmosfera necessários. Resumindo: uma campanha vende muito além de uma única peça de roupa, a campanha serve para comunicar uma proposta, um conceito, uma ideia e o DNA da marca.
Sobre a quantidade de looks destacada acima, normalmente são fotografados no maximo 7 looks, pois dessa forma a equipe tem tempo e energia para cumprir o briefing todo no tempo disponível e da melhor forma possível. Uma campanha com 15 looks acaba por se tornar um "lookbook bonito", pois quanto mais looks, mais difícil trabalhar tantos detalhes importantes, claro que levando em consideração uma locação complicada (que é na maioria das vezes), o correto mesmo é definir esse Tempo X Quantidade de looks.
Abaixo alguns cliques da minha ultima campanha:
2. LOOKBOOK
Expectativa: 10 looks
Realidade: nunca tem fim
O lookbook, como próprio nome já diz, serve para o cliente ver o look. Um lookbook é fotografado com foco na venda da roupa, normalmente a coleção inteira de uma marca, por isso na maioria das vezes ele é desenvolvido dentro de um estúdio, com iluminação controlada e um pouco mais de conforto à equipe.
Antes, os formatos eram mais rígidos e usávamos muito aquele fundo branco cansativo. Hoje em dia os formatos são muitos e variados: fundos coloridos, locações externas, cenários inusitados. A única ressalva é total atenção ao produto, seja ele roupa, sapato, bolsa, etc.
Na maioria das vezes a forma mais correta é que o fotografo use um tripé, pois todas as imagens precisam ter a mesma orientação e corte. Nessa hora, o fotógrafo não deve abusar muito da liberdade criativa e precisa trabalhar para que a luz e cores não interfiram na realidade do produto. Já o modelo trabalha com poses mais simples e que valorizem o produto no corp. A produção e a beleza podem conversar com a proposta da campanha ou estilo de comunicação da marca.
3. EDITORIAL
Em torno de 5 a 15 looks mas pode variar bastante
Um editorial de moda não precisa necessariamente estar publicado em uma revista de moda, para ser editorial é preciso que seja abordado um tema, uma tendência forte ou um estilo, um foco para determinado produto. Entender o mercado de moda é importante - identificar tendências e trazer para seu trabalho, usar e abusar da criatividade, o famoso “pensar fora da caixa”.
Neste caso também é importante um moodboard ou briefing, pois para um bom editorial cada detalhe conta, a comunicação precisa estar super alinhada, principalmente maquiagem, produção e execução da modelo. A liberdade criativa, tanto do fotógrafo quanto da equipe aqui é bem grande, é um dos trabalhos que eu mais amo fazer.
Este post foi enviado pelo EPICS Colab, a comunidade de produtores de conteúdo do Blog da EPICS!
Dai Lourenço
Fotógrafa de Moda em São José do Rio Preto - SP, e região.
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