Apple Vision Pro: Como isso impacta o mercado de foto e video profissional
Compartilhe
A Apple surpreendeu o mundo ao anunciar o seu primeiro óculos de realidade mista, o Apple Vision Pro.
Esse é a primeira vez que a Apple anuncia um novo formato de computador pessoal desde o lançamento do iPad em 2010. O processo de desenvolvimento do Vision Pro envolveu a criação de mais de 5.000 patentes, de acordo com a empresa.
O Apple Vision Pro oferece uma experiência de entrega de mídia mais imersiva com seus recursos "Fotos Espaciais" e "Vídeo Espacial". Isso permite que os usuários capturem e revivam memórias em 3D completo, colocando você diretamente na ação de imagens, panoramas, filmes e jogos. “Spatial” não é simplesmente um novo formato de tela ou fronteira técnica; pode remodelar drasticamente a abordagem da indústria do entretenimento para a criação de conteúdo e criatividade.
Mas o que isso significa para o mercado de foto e vídeo? Como esse lançamento pode afetar os profissionais?
Vamos falar um pouco sobre!
O que veremos nesse post:
O que é realidade Mista?
Como essa nova tecnnologia pode impactar o mercado de foto e vídeo?
Usos no mercado fotográfico?
Horus Studio
Imago Interativa
O que é Realidade mista?
A realidade mista, também conhecida como realidade híbrida, combina elementos imersivos da realidade virtual com sobreposições interativas da realidade aumentada, proporcionando experiências envolventes e altamente interativas. Com a capacidade de fundir o mundo físico e o virtual, a realidade mista oferece novas possibilidades para fotógrafos e videomakers, não só na captação e entrega do material, mas também na edição. Se já é legal editar fotos no Lightroom usando um iPad, imagina como será demais editar suas fotos no ar, do tamanho da sua sala. Ou diagramar um álbum em cima da mesa, simulando a apresentação e tamanhos reais que ele será impresso.
Inclusive na própria apresentação do Apple Vision Pro eles demonstraram rapidinho o uso do Lightroom em realidade mista:
Representação da realidade mista no Vision Pro com navegadores de internet:
Como essa nova tecnologia pode impactar no mercado de foto e vídeo?
Imagine “teletransportar” as pessoas para dentro de um evento, uma aula, um casamento ou uma viagem, onde elas podem explorar cada detalhe, ângulo e momento, como se estivessem lá, pessoalmente revivendo aquele momento especial ou até mesmo vivenciando pela primeira vez. Isso cria um valor nunca antes visto.
Com a chegada dos smartphones mudamos imensamente nossa maneira de fotografar, fotos na vertical invadiram nossas câmeras, abastecendo conteúdo para o novo formato das telas de celulares… e você já se perguntou como isso fica agora que a nova “tela” dos óculos de realidade mista não tem bordas?
Novos dispositivos exigem novos conteúdos. Você já está preparado para isso? Se não, comece a pensar e mantenha o radar ligado.
Há um tempo vemos marcas como a GoPro e a Insta360 lançando equipamentos 360º, mas a reprodução era limitada nas nossas “atuais” telas 2D e minúscula, tendo que clicar no vídeo do YouTube pra mover o ângulo da cena.
Por isso é muito importante que profissionais do audiovisual repensem e englobem a maneira como contam histórias e capturam momentos. Se familiarizar com novas técnicas de filmagem em 360 graus, com certeza fará toda a diferença num futuro muito muito próximo.
Essa nova demanda pode impulsionar profissionais a explorarem o potencial da realidade mista, levando suas criações a um nível totalmente novo de envolvimento e imersão.
O que capta mais atenção do que a nossa visão? É preciso ver para crer… e o que nós fotógrafos e videomakers fazemos é puramente produção de conteúdo visual. Não deixe de estudar a sua área, entenda que o futuro já chegou.
Get YouTube Transcripts
Usos no mercado fotográfico?
Uma das principais maneiras pelas quais está impactando o mercado fotográfico é por meio da criação de experiências imersivas. O Apple Vision Pro permite que os espectadores mergulhem em fotografias e vídeos como nunca antes, transportando-os para um ambiente misto de virtual e real onde podem explorar cada detalhe da imagem. Essa imersão traz uma sensação de realidade e envolvimento que não é possível alcançar com a fotografia atual em 2D.
Wedding Brasil 2022
Levamos essa experiência pela primeira vez para clientes e congressistas no Wedding Brasil, pudemos mostrar um pouco de como é impressionante e imersivo!
Foi apostando nessas experiências e no mercado que Evandro e Luna já produziram trabalhos como:
- Show do Alok (do palco, câmera 3D 360 ao lado do DJ)
- Show da Ivete Sangalo (de cima do trio, do lado dela)
- Vôos de Paramotor
- Momentos de família em eventos
Tudo isso Evandro produziu com a Horus Studio e qualquer pessoa que tiver um óculos de realidade mista pode assistir como se estivesse lá, no palco do lado do Alok, em cima do mar voando de paramotor ou participar de um evento de família como um convidado.
Para entender mais, visite o site da Horus Studio.
Além dos vídeos imersivos, Evandro também foi atrás de conhecimento nas áreas de: Modelagem em 3D e engine de games para criar apps para o Apple Vision Pro e Meta Quest 3, e também para aplicar recursos de experiências imersas para os sites de fotógrafos e videomakers que são clientes EPICS.
Rafael Ferreira
Celso Modeneze
Produtoras de conteúdo para óculus VR e XR
Horus Studio
O CEO da EPICS, Evandro Rocha já está há 2 anos produzindo para esse mercado.
Evandro Rocha e Fernanda Luna fundaram (no mesmo dia que o Apple Vision Pro foi anunciado) a Horus Studio. A primeira produtora especializada em produção de vídeos 360º e 3D para o Apple Vision Pro. Eles apostam em uma era onde cada vez mais vamos experimentar, imersos dentro da cena, shows, aulas ao vivo ou até, e principalmente, reviver momentos especiais em família… E todos esses momentos de exemplos precisam ser filmados e fotografados nos moldes dos novos dipositivos: 360º e 3D.
Trocamos uma idéia com eles e perguntamos como está a aplicação desses trabalhos..
O que mais tem impactado as pessoas quando vocês apresentam o que produziram?
“Com certeza a sensação de presença. Um exemplo foi um aniversário que captamos em 360 3D, e meses depois colocamos o óculos na sogra do aniversariante, ela enquanto assistia, falava como se estivesse no presente: “Nossa, como o Marco está feliz!”, ela tava assistindo um vídeo e falando dele como se ela estivesse naquele espaço/tempo presente e não relembrando do momento como acontece em fotos e vídeos 2d tradicionais. E isso é comum! Em mais situações que mostramos isso para pessoas, várias tem o mesmo tipo de descrição, elas são transportadas para a experiência."
Eles também compartilharam a história da Alice:
“Em 2020 filmamos um voo de paramotor no Rio, com a visão do piloto; colocamos o óculos na filha do instrutor de voo da Paramotors, Alice (ela nunca tinha tido interesse em voar), e depois da experiência, tipo uns 10 minutos após tirar o óculos, ela falou pra mãe que queria voar com o pai. Pouco tempo depois, ela começou as aulas com ele pra se formar como piloto e voar sozinha!"
Alice assistindo pela primeira vez um voo de paramotor (cena da esquerda é como ela estava vendo)
Alice nas aulas de voo :)
Imago Interativa
Conversamos com Ivan da Imago Interativa, empresa que trabalha com experiências imersivas desde 2012! Sim 2012 e mesmo assim Ivan conta como é escasso a produção de conteúdo para essa tecnologia e o oceano de oportunidades que existem nela...
Ivan, como a fotografia 360 3D está impactando o mercado de fotografia e ampliando suas possibilidades?
Eu vejo que a fotografia 360 tem um impacto muito positivo no mercado de fotografia tradicional, fotografias 2D, até mesmo porque ele passa a ser um passo, uma opção a mais para você poder ter, como um produto. É um produto que hoje, do substrato dele, hoje, quando você tem a matéria-prima de uma imagem 360, a partir dela você consegue extrair não só uma imagem imersiva que pode ser usada em óculos de realidade virtual, mas também podem ser utilizadas imagens para as redes sociais e até mesmo para imagens 2D, assim como aqueles Little Planet, assim como aquelas imagens que você distorce ela e usa ela com outros planos e faz dela realmente criar um valor impactante. Então, eu acho que ainda o mercado de fotografia tem muito que aproveitar ainda dessas novas câmeras também que o mercado vem disponibilizando também, como agora você tem já essa Insta One X3, você tem a linha da GoPro também. Então, eu acho que está bem favorável, hoje em dia está bem favorável o mercado poder aproveitar já com um padrão de qualidade muito aceitável, já vendável, com o investimento de um equipamento.
Como a filmagem 360 3D está sendo utilizada para documentar eventos e ocasiões especiais?
Olha, hoje eu vejo que tem sido pouquíssimo usado ainda, mas ainda pode ser usado muito mais, porque a gente não vê ainda muito o uso desses equipamentos contando realmente uma história, trazendo realmente uma recordação, entregando o real propósito que ela oferece, que seria de você reviver uma experiência. Então, hoje eu ainda sinto falta, sinceramente, eu não costumo ver muito conteúdo hoje dentro de casamento, dentro de eventos sociais que são aniversários, casamentos, batizados, esses tipos de eventos. A gente não vê muito o uso dessa tecnologia da maneira que pode ser usada. Então, eu acho que ainda é um mar virgem.
Quais são as perspectivas futuras para o uso de experiências imersivas em 3D no mercado de fotografia?
Sim, eu acho que já virou uma demanda. Antigamente a gente criava demanda para esse mercado. Hoje em dia o mercado já tem a sua própria demanda, tanto no mercado imobiliário quanto no mercado publicitário. Existem várias demandas aí que aos pouquinhos elas vão surgindo. Então eu acho que tem muita coisa a aumentar ainda nesse mercado.
Quais experiencias tiveram mais impacto e reações?
Olha, nós temos uma produção de um vídeo que foi feito dentro de uma fábrica de cerveja onde mostra as etapas da produção da cerveja dentro de uma fábrica. E isso é bem impactante porque as pessoas se sentem dentro da fábrica. Poder brincar bastante com altura, com distância.
Veja o vídeo nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=gPLLXMzg9rM&ab_channel=Ivan360Graus-ImagoInterativa
Quais as principais demandas atuais desse mercado?
Hoje, a gente tem uma demanda para experiências de publicidade. A parte de publicidade. Então, recentemente, nós fizemos uma aplicação para a Honda. Fizemos uma aplicação para a Ferrari. Tudo ativações em realidade virtual. Então, nossa principal demanda acaba sendo publicidade, vídeos 360.
Quais são os desafios enfrentados para se popularizar essa tecnologia?
Eu acho que ainda o maior desafio acaba sendo a popularização dos óculos. E também, em contrapartida, a criação de conteúdos. Ainda, a produção desse tipo de conteúdo com padrão de qualidade exige um equipamento específico para poder ter realmente um padrão de qualidade bem aceitável. Então, tudo isso acaba, às vezes, dificultando a popularização dessa produção de conteúdo também.
Conheça um pouco do trabalho no site deles imagointerativa.com
Com a chegada da Apple e o já estabelecidos Meta Quest, estão abrindo portas para um novo nível de imersão e interação. As possibilidades são vastas e o mercado está pronto para ser explorado pelos entusiastas.
À medida que o mercado se expande e mais pessoas têm acesso a essas tecnologias, acreditamos no crescimento de uma demanda por conteúdo imersivo e experiências envolventes
E como você vê o futuro com a realidade mista cada vez mais próxima de algo definitivo? Acha que irá mudar o mercado de foto e vídeo? Comente aqui o que você espera para o mercado de experiências imersivas, vamos adorar saber da sua opinião :)
Quer mais conteúdo sobre a tecnologia do Vision Pro e o mundo de realidade mista? Acesse o site VisionPro.com.br
José Alfredo
Analista de Marketing na EPICS.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe