Agregando significado à sua foto através das cores
Compartilhe
Todos os elementos de composição de uma imagem são importantes, porém, dentre todos eles o que eu considero mais poderoso é a cor.
Não é de hoje que se estuda o efeito das cores no psicológico do ser humano. Todas as cores possuem significados positivos e negativos dependendo de como as trabalhamos ou como as combinamos e dessa maneira, podemos manipular os sentimentos das pessoas ao olhar uma foto.
Eu sou viciada em cinema e ele faz isso com a gente o tempo todo, já reparou? Através das cores e suas harmonias, ele cria climas completamente diferentes e mesmo sem a gente perceber, nos faz mergulhar fundo em certas emoções.
Já percebeu que em uma fotografia, quando há uma descoordenação de cores, ela parece meio caótica? Se essa for sua intenção, tudo bem. Mas se não, as combinações certas podem te ajudar muito na criação da sua imagem
Mas enfim, quais são os efeitos que as cores e suas combinações podem gerar? Vamos aprender com o cinema?
Branco é calmaria, paz e pureza. Então a predominância de brancos na sua imagem trará sensações de harmonia, simplicidade ou frieza.
Preto tem significados tanto positivos quanto negativos. Pode dar a sensação de mistério, pessimismo e luto, mas se bem trabalhado, pode transmitir luxo e elegância.
Vermelho é a cor da paixão e desejo, mas seu uso também está muito associado ao perigo e violência.
Laranja traz sensações de amizade e força e calor humano, mas também pode estar associado ao calor perigoso, apocalipse e catástrofe.
Amarelo é uma cor de muitos aspectos contrastantes. É ligada a jovialidade, criatividade, cooperação e curiosidade. Mas também é muito usado para comunicar depressão, loucura e insegurança.
Verde é obviamente ligada a natureza e também expressa juventude imatura. Por outro lado, é uma cor fria usada para representar destruição e tensão.
Azul é primordialmente usado para representar calmaria e segurança, mas em seu oposto traz sentimentos de tristeza, depressão e solidão.
Roxo se liga a espiritualidade, fantasia e erotismo, mas também comunica morte, melancolia e ego exacerbado.
Rosa é feminilidade, romantismo e amor e uma boa dose de inocência, portanto deve ser evitado se a ideia for transmitir maturidade, pois evoca uma ingenuidade tola.
Cinza e Marrom são cores geralmente neutras, usadas como base para destacar outras. O cinza pode expressar destruição, caos e frieza e o marrom sugere simplicidade, trabalho pesado e humildade, mas também pode trazer uma pouco de melancolia.
A ideia principal é saber como combinar as cores, pois dependendo dessa mistura o significado pode se modificar completamente. Imagine por exemplo, o vermelho: se usarmos com preto, teremos sensações de perigo e agressividade e até uma paixão violenta ou hostil, já se misturarmos ao branco, a ideia transmitida será de amor e paixão mais afetuosa.
Mas como podemos combinar as cores nas fotografias? A principal ideia é saber o sentimento que você quer passar. Com isso em mente partimos para a escolha do cenário e as cores predominantes nele, após isso é fundamental que se escolha um figurino que reforce essa ideia. Se houver mais de uma pessoa na foto (como um casal, por exemplo) SEMPRE coordene as cores das roupas – lembrando que coordenar não é combinar necessariamente – seguindo o exemplo, se a mulher está com um vestido azul royal fica interessante usar uma roupa azul marinho no homem para um visual bem harmônico, ou talvez no completo oposto e contrastante, o laranja e também quem sabe um bege ou branco, para neutralizar. Para finalizar, faça ajustes na pós-produção, ajustando matiz, saturação e luminância, além de balanço de brancos e filtros.
Mas como podemos, através das cores, fazer combinações eficientes e passarmos a mensagem certa? A teoria mais usada para combinar as cores está no círculo cromático. E temos 5 combinações básicas:
Cores monocromáticas: escolhemos 1 matiz e fazemos variação da saturação e luminância dela. É extremamente harmônica.
Cores análogas: são as cores irmãs no círculo cromático, não oferecem muita discordância nem contraste, também é bastante harmônica.
Cores triádicas: também são bem contrastantes e vibrantes e geralmente trazem sensação de divertimento.
Cores complementares: oferecem um alto contraste, pois são opostas no círculo cromático. É um dos esquemas mais utilizados no cinema, principalmente o azul com laranja, pois são sempre vibrantes e chamam muita atenção.
Retangular e tetrádico: trazem sensação de caos e desequilíbrio, não é a toa que foram usadas pra compor os personagens do Coringa.
Gabi Zuri
Da moda por profissão, professora por vocação e fotógrafa por paixão - a arte move minha vida. Apaixonada por cinema e viagens, um dia vou rodar o mundo fotografando.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe