A primeira foto sobre a AIDS
Compartilhe
A fotógrafa e estudante de jornalismo Therese Frare, estava trabalhando como voluntária em um hospital dedicado a pacientes com o vírus HIV, quando registrou a foto que mudou os anos 90. A imagem mostra um jovem de 32 anos, visivelmente afetado pela doença, e rodeado por seus membros da família, entre eles o pai que o abraçava chorando.
Como a foto ganhou fama
A primeira vez que o mundo viu a doença da AIDS foi através da foto de Therese Fare, o assunto chocou tanto que a responsável por sua divulgação em massa foi a marca Benneton, já conhecida por seus anúncios polêmicos. A Benneton usou a foto 2 anos após Therese ter fotografado David. Na versão da marca a foto foi colorida, o que chamou mais atenção do público, de grupos católicos e ativistas da AIDS que se manifestaram com indignação. A polêmica foi tão grande que revistas como VOGUE, ELLE e Marie Clarie se recusaram a publicar a propaganda.Como Therese fotografou um momento tão íntimo?
“No dia em que David morreu, diz Therese, eu estava visitando Peta. Foi no período da manhã e eles vieram para falar com Peta, para que ele fosse ficar com o David. Peta me levou com ele. Fiquei fora do quarto, fazendo outras coisas, quando a mãe veio e me disse: ‘Nós gostaríamos que você fotografasse as pessoas se despedindo do David’. Entrei e fiquei ali, no canto do quarto, quieta e quase paralisada. Fotografei tudo o que aconteceu em seguida. Só depois me dei conta de que algo verdadeiramente incrível tinha se revelado na minha frente”.O que disse o paciente antes de ser fotografado
“Logo no início”, diz Frare sobre seu trabalho na casa Paster Noster, “eu perguntei ao David se ele se incomodava em ser fotografado, e ele me respondeu: "Isso é bom, desde que não seja para lucro pessoal. Até hoje eu não cobro ou recebo nenhum centavo pela imagem”. David era um ativista, e queria passar a informação para o mundo de como a AIDS estava devastando as famílias e as comunidades. “Honestamente, eu acho que ele estava muito mais em sintonia com o quão importante as fotos poderiam se tornar”.
E conclui: “Na época, eu pensei: quem é que vai ver essas imagens?”. Nos últimos 20 anos, segundo algumas estimativas, mais de 1 bilhão de pessoas viram a fotografia de Frare publicada na revista Life, no anúncio da Benetton, e em centenas de jornais, revistas, canais de TV e ilustrando histórias – de todo o mundo – da própria foto ou das controvérsias que a cercaram depois.
Fontes: TIME, Época e Frare.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe