6 dicas para escrever um post da hora
Compartilhe
Já é de conhecimento geral que um blog recheado de conteúdo é um dos recursos mais poderosos na atrair tráfego orgânico do Google, ganhar autoridade, e claro, fechar negócios.
No caso de fotógrafos e videomakers, existe uma gama muito grande de conteúdos que podem ser criados para atraírem seu público-alvo para dentro de seu blog.
Um fotógrafo de casamentos em Belo Horizonte - MG, por exemplo, pode fazer um post com o título "melhores lugares para casar em Belo Horizonte". Certamente, noivos que pesquisam por locais para a cerimônia e festa e que encontrarem esse post, irão abri-lo para conferir o conteúdo.
E se no corpo do post, os noivos poderem ver as fotos de outros casamentos que este fotógrafo já fez em cada um dos locais citados - igrejas, buffets, chácaras, etc - é muito provável que se encantem pelos locais e... pelo fotógrafo!
Outro fator de alta importância é que, dentro de um post, o fotógrafo tem a oportunidade de escrever e reforçar palavras-chave que o ajudam a indexar e aparecer nas pesquisas do Google. Por fim, este é apenas um exemplo de como um fotógrafo/videomaker pode produzir conteúdo.
Este post tem a finalidade de dar mais dicas de como produzir conteúdo autoral, rico e de valor para seu cliente.
1) SEJA ALIADO DA CRIATIVIDADE
É difícil criar um conteúdo 100% original. Utilizando o exemplo do início do post, se já existir um post sobre "locais para casar em Belo Horizonte", insira outros locais dentro do seu post, dê alternativas que sejam diferentes do que já existe.
Além disso, é importante saber: o Google faz uma leitura de todo conteúdo publicado no seu site, e consegue identificar se é original ou duplicado de alguma outra fonte.
2) POST ISCA X POST QUE RESPONDE DÚVIDAS NO GOOGLE
Seu post é autêntico? Ok, vamos para a próxima.
Vamos supor que você fotografou o "aniversário da Aninha", e bem na hora do parabéns, ela cruza os braços e fica emburrada, gerando aquele clique inusitado: enquanto todos cantam e batem palma, a aniversariante está bicuda. É fato que esta foto será lembrada pelo resto da vida da Aninha, então por que não postar isso de modo memorável também?
O post não deve ter o título "Aniversário da Aninha", mas algo como "Aninha cruzou os braços bem na hora do parabéns. Veja!". É certo que o número de curiosos e de leitores será bem maior.
Isso é o que chamamos de post-isca, quando atrai inúmeros leitores impulsionados pela curiosidade, somente pelo nome do título.
Há ainda uma outra técnica, chamada por nós de "post que responde perguntas" no Google.
Este último consiste em um título que pode responder a dúvida de várias pessoas com pesquisas recorrentes no Google, como explicamos no início deste post. Se uma noiva pesquisa por "lugares para casar em Belo Horizonte", por que não ter um post com o título "locais para casar em Belo Horizonte". Nestes casos, você ganha tráfego vitalício, uma vez que estas pesquisas são recorrentes e feitas diariamente no Google.
3) DÊ VALOR AOS DETALHES
Nunca se esqueça de responder pelo menos 4 dos 6 seguintes fatores no seu texto: "quem", "o que", "onde", "como", "quando" e "por que?".
Nas suas histórias, a resposta para essas perguntas preenche lacunas essenciais de qualquer história. Essa é para muitos a parte mais gostosa do processo: garimpar uma história em meio a algo que parece comum. Não podemos esquecer que fotógrafos e videomakers são contadores de histórias. Às vezes, um ensaio sensual pode conter histórias inspiradoras de superação na vida de uma mulher. Um ensaio de casal pode estar selando a união de duas pessoas que são apaixonadas desde o colégio, e assim por diante.
Converse com seus clientes sobre a motivação deles, e quem sabe você não tem uma linda história que pode viralizar nas redes, bem nas suas mãos?
4) ATENTE-SE AO VOCABULÁRIO
A dica aqui é falar a mesma língua que o seu público. Por exemplo: se você está produzindo um conteúdo para noivas, utilize termos que elas procuram, que elas gostam, como dicas de buquê, maquiagem, etc. Talvez aqui seja a hora de fortalecer as suas parcerias e utilizar dicas dos seus fornecedores parceiros.
Além disso, é importante ficar atento(a) ao português, um simples "mais" no lugar de "mas" pode ser o suficiente para incomodar alguém. A língua portuguesa é considerada a mais difícil do mundo, e por mais que sejam não-intencionais, erros de português causam descredibilidade, e descredibilidade afasta novos clientes.
Se tiver dificuldades, peça para alguém de confiança (e que manje de português) revisar seu texto antes de publicá-lo.
5) DINÂMICA DE LEITURA
Proporcione uma leitura agradável para seus leitores. Um bloco de texto único é difícil de convencer alguém a terminar a leitura. Por isso intercale o conteúdo entre textos, links, fotos, vídeos, GIFs, etc. Mais legal ainda se os links forem para outros posts dentro do seu site, desde que claro, um link corresponda com o outro. Não adianta linkar a palavra "casamento" com uma URL sobre "equipamentos".
Esse dinamismo e lincagem de conteúdo interno cria uma "teia de conteúdo", incentivando o leitor a ficar mais tempo no seu site, vendo mais conteúdos de sua autoria. Isso diminui a chamada "taxa de rejeição", e sabe quem gosta muito disso? Ele mesmo, o Google.
6) DIVULGUE MUITO, DE FORMA ESTRATÉGICA
O principal critério de desempate do Google no ranqueamento é o número de acessos. Por isso, ao publicar um novo conteúdo, divulgue para todo mundo! No Instagram, no Facebook, no WhatsApp, etc.
No Facebook: é fato que a audiência do Facebook está caindo, mas ainda não é a hora de abandonar quem navega por lá. Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas usam o Facebook ativamente, e o Brasil é um dos campeões em número de usuários ativos.
Só cuidado ao postar links no Facebook. Se você notar que a foto do post está diferente da foto que você escolheu de capa para o post no blog, use o Facebook Debugger! Lá, você pode inserir o link do post e clicar em "Depurar", e depois em "Extrair Novamente". Ainda no Facebook, lembre-se: não é um bom negócio aplicar hashtags nesta rede social, pois ao contrário do Instagram, elas delimitam MUITO o alcance. É mais interessante compartilhar o conteúdo em grupos específicos, ou até mesmo fazer uma campanha de anúncios com objetivo de tráfego.
No Instagram:Você também pode postar o link nos Stories e pedir pra galera "Clicar no link" para ler ;) E divulgue no feed também sobre o novo post e dizer que o link está na Bio.
Para divulgar ensaios, lembre-se de postar de uma a cinco fotos (carrossel), e dizer para os seguidores conferirem o ensaio completo no seu site.
+ LEIA TAMBÉM: Dicas do Instagram para fotógrafos
Estas são algumas dicas importantes, porém básicas. Caso queira entender um pouco mais sobre conteúdo e SEO, recomendamos que leia nosso artigo sobre dicas de SEO na prática para fotógrafos.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe