12 erros estratégicos mais comuns na profissão de fotógrafo
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Todo mundo em algum momento comete erros, entretanto, diz um ditado que aprender com os seus próprios erros é um grande sinal de amadurecimento, mas aprender com os erros dos outros é um sinal de sabedoria.
Ao longo dos anos em uma carreira profissional na fotografia, seja você fotógrafo freelancer ou dono da sua empresa de fotografia, é comum encontrar desafios e ter que superar os obstáculos nesta vida de fotógrafo, mas como sempre, nós da EPICS queremos ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso na fotografia.
Decidimos listar os 12 erros estratégicos mais comuns que os fotógrafos cometem ao longo da sua carreira, para que você encurte o caminho até o sucesso, evitando problemas comuns que podem ser superados de forma fácil e que farão toda diferença na sua profissão.
Vamos lá?
Ter um domínio próprio com o seu nome (ou da sua empresa) traz credibilidade e maior aceitação no mercado com relação aos novos clientes, sem contar, que enviar seus emails de contas
como gmail, hotmail ou live, trazem uma sensação de amadorismo ou de que você é apenas mais uma pessoa "normal" que tem emails normais como a maioria das pessoas.
Um fator muito importante que precisa ser levado em consideração, é que a maioria dos fotógrafos esquece que ter um domínio próprio pode trazer não só benefícios como a credibilidade por exemplo, mas também, que esta pequena ação pode ser uma forma de propaganda em situações onde você precisa falar o seu email para alguém.
Já soubemos de casos onde o fotógrafo deu o email com o domínio próprio e a pessoa quis saber o que ele fazia, e depois de saber, a pessoa que perguntou estava justamente querendo um fotógrafo para fotografar a sua gestação, valeu a pena ou não?
Como todo bom empreendedor, você precisa entender que este tipo de investimento além de ser muito barato, gera muitos outros benefícios para sua marca, afinal, sua empresa precisa ter sempre a melhor visibilidade, inclusive nos pequenos detalhes.
Para ter um domínio próprio é muito simples, rápido e relativamente barato, falamos relativamente, porque se compararmos os custos de ter um domínio próprio juntamente com um servidor a qualquer outro negócio físico, veremos que os custos são extremamente baixos.
Caso você não conheça nenhum bom servidor, é possivel encontrar no Google pesquisando "hospedagem de site", vai apararecer várias opções como Kinghost, Hostgator, mas que demandam um conhecimento técnico de como fazer para hospedar o site...
Depois de ter seu domínio próprio e um servidor para hospedar o seu site, seguimos para o segundo maior erro que os fotógrafos cometem, que é justamente não ter um site.
Ter um site profissional para fotógrafos:
Se você ainda não tem um site para fotógrafos profissional e está achando que é muito caro e difícil ter um, nós da EPICS te convidamos a conhecer a melhor e mais completa plataforma
de sites para fotógrafos do mercado que é a EPICS SITES, vale a pena conferir.
Alguns fotógrafos possuem o péssimo hábito de responder ao pedido de orçamento diretamente no corpo do email, e se esquecem de que vendem imagens e não produtos como álbuns por exemplo. Se você vende imagens (no sentido de vender o seu olhar diferenciado), o seu orçamento fotográfico precisa mostrar o que você tem de melhor e não apenas o preço.
Quando você tem um orçamento fotográfico com um design bem feito e com lindas imagens do seu trabalho, inconscientemente você está pasando para o seu cliente a ideia de que você tem cuidado com a identidade visual da sua marca.
Lembre-se, o pedido de orçamento é muito mais do que responder um email enviando sua tabela de preços, ela é a primeira oportunidade de venda do seu trabalho, e por isso, deve ser bem apresentada para que você aumente as chances de vender a sua fotografia.
É comum os fotógrafos pensarem e se preocuparem com todo processo dentro da fotografia e decidirem participar de cada etapa, mas o fato, é que cada vez mais o tempo tem se tornado um grande concorrente para os fotógrafos, já que além de fotografar, é preciso atender, vender, criar estratégias, editar fotos e álbuns e muitas outras coisas.
Pensando nisto, nós da EPICS, criamos o SELECT, um jeito fácil e agradável para seu cliente escolher, favoritar, compartilhar suas fotos e também aprovar seu álbum.
A maioria dos fotógrafos reclama do tempo em que os clientes levam para escolher as fotos para o álbum, alguns relatam que seus clientes já chegaram a demorar 4 anos para a escolha do material.
Ficar tempos esperando os seus clientes escolherem as fotos para o álbum ou a aprovação da diagramação é no mínimo desgastante para o fotógrafo, mas com o SELECT, esse tempo é extremamente reduzido, já que o nosso sistema envia emails periodicamente para lembrar o cliente que o tempo de seleção está acabando e que ele precisa fazer a escolha das fotos, que também é feita em uma plataforma super intuitiva e de fácil seleção.
Um dos melhores pontos do SELECT, além da facilidade de escolha das fotos e alertas para o cliente, é que o fotógrafo pode favoritar e mostrar para o cliente as suas fotos preferidas, o que aumenta a velocidade na escolha das melhores fotos para o seu álbum.
Não perca mais tempo com processos, facilite agora mesmo a sua vida e a do seu cliente. Conheça nosso sistema de seleção de fotos e veja o que outros fotógrafos estão falando sobre as facilidades e qualidades do SELECT e de como este sistema mudou e melhorou as suas empresas.
Sabemos que o mercado está competitivo porém é fácil de entrar (o difícil é permanecer), e para se destacar na multidão, é preciso inovar, fazer algo diferenciado, e para isso, nada melhor do que beber em outras fontes.
Nunca pare de se qualificar, faça cursos, workshops, vá em congressos de fotografia, leia sobre assuntos diferentes do mundo da fotografia, vá a museus, bibliotecas, peças de teatro, adquira livros, aprenda sobre marketing digital para fotógrafos, mas NUNCA pare de estudar. Como já diziam seus pais "estude para ser alguém na vida", isso vale muito para a fotografia.
Este erro além de não marcar o seu cliente, faz você perder dinheiro, já que o pós-venda (se bem feito) tem a função de tornar o seu cliente um advogado da marca e também de aumentar os seus lucros com a venda de produtos ou serviços.
É nesta hora que o fotógrafo precisa saber como aumentar suas vendas de lâminas de álbuns por exemplo, para isso, você pode usar o SELECT e enviar um álbum com mais fotos do que já foi contratado e explicar para o cliente que a história deles ficou mais completa desta forma.
É no pós-venda que você pode encantar ainda mais o seu cliente entregando mais do que foi prometido ou ainda dando um presente que ele goste como uma garrafa de vinho em uma caixa personalizada com a logo da sua empresa por exemplo.
O ponto é que o pós-venda precisa ser tão bom ou melhor do que o primeiro contato, para que você "feche" o ciclo de forma surpreendente e marcante na vida do seu cliente.
Ter um planejamento de marketing digital vai muito além do que apenas criar uma planilha de posts que você fará por mês nas suas redes sociais. Com um planejamento estratégico de marketing digital você deve pensar em todas as outras formas de alcançar e atrair o seu cliente utilizando a internet como um dos meios dentro do marketing.
O fotógrafo Evandro Rocha fez uma live aqui na EPICS, sobre Marketing Digital para fotógrafos, se quiser conferir é só clicar aqui!
Quando temos uma estratégia de marketing bem definida, alcançamos o cliente em vários pontos de contato, fazendo com que ele tenha acesso a nossa marca onde quer que ele procure, seja algo relacionado a fotografia ou em outros setores que norteiam este mercado.
Se ele precisar de fotógrafo e procurar no Google, você deve estar lá, se ele procurar fotos de locais para eventos, as fotografia que ele encontrar podem ter a sua logo, e isto é feito com planejamento estratégico e uma execução bem feita.
Ter uma boa presença na internet com certeza fará a diferença entre você e a sua concorrência, por isso, é fundamental buscar conhecimento nesta área e definir os rumos para os próximos anos da sua empresa.
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O que mais vemos no mercado são fotógrafos que fazem tudo e na maioria das vezes por querer agregar valores, acabam caindo no erro de atirar para todos os lados. É claro que se você está iniciando sua carreira na fotografia você deve experimentar todas as áreas da fotografia que desejar, até mesmo para saber se determinado ramo combina com o seu estilo de vida, mas com o tempo, você precisa direcionar o seu esforço para um segmento para se destacar e se diferenciar dos seus concorrentes, afinal, quanto mais mercados você atua, mais concorrentes você tem.
Se especialize e dedique seu tempo e dinheiro no que você gosta e no que irá te trazer um retorno financeiro, afinal, não existe refeição grátis, alguém paga por ela, certo?
"Quer ir rápido vá sozinho, quer ir longe? Vá acompanhado"
Como em qualquer outra profissão, os relacionamentos são a base para qualquer negócio, e com certeza, ser bem relacionado no mercado te traz excelentes resultados.
O networking é sem dúvida alguma essencial nos dias de hoje, e muito mais do que uma "panelinha", ter pessoas no seu círculo de relacionamentos que conhecem e indicam o seu trabalho, pode fazer a diferença entre conquistar novos clientes ou até mesmo fechar as portas da sua empresa.
Talvez você pense que não quer ficar "puxando-saco" de cerimoniais, casas de eventos, organizadores, agências, decoradoras, etc, mas o fato é que quando você cria uma rede de relacionamento, as chances de você conquistar um cliente são muito maiores.
Lembra dos pontos de contato que falamos no item #7 deste post? O mesmo vale para pontos de contatos fora do digital. Se o cliente vai até uma cerimonial e ouve falar bem de você, depois vai até a decoradora e ela fala do seu trabalho, logo após, procura o celebrante, padre ou pastor, e estes dizem que você é um excelente profissional e que sabe se portar durante a cerimônia, com certeza as chances deste cliente querer uma reunião para te conhecer serão enormes.
De forma prática, crie uma lista com pessoas influentes no seu mercado e vá até elas não só para mostrar o seu trabalho mas também oferecer algo que beneficie a elas (não estamos falando de comissões), afinal, parceria para ser boa precisa beneficiar os dois lados, por isso se chama PARceria.
Quando não sabemos para quem vender, acabamos automaticamente reclamando da "saturação do mercado" ou ainda de como está difícil vender com a crise, mas a verdade é que se não sabemos para quem vender e não conhecemos os seus gostos, onde eles estão, como eles consomem a fotografia, em que período eles estão mais suscetíveis a compra, nós acabamos lutando com um monte de fotógrafos pelo mesmo cliente que muitas vezes não nos interessa.
É mais ou menos como querer que um dono de um estábulo queira comprar a ração de gatos que vendemos para dar aos seus cavalos, afinal, bicho é tudo igual mesmo, certo?
Quando um fotógrafo não sabe para quem irá vender, além de perder tempo e esforço ele perde dinheiro, já que não sabe o que de fato o cliente está buscando para poder oferecer algo exclusivo e um atendimento diferenciado.
Existem várias formas para identificar o público que queremos atingir, a primeira delas é decidir para quem você vai vender é claro. Defina alguns pontos importantes como:
Em um mercado de 15 anos por exemplo, quem compra o serviço na maioria das vezes é a adolescente, mas quem paga sem dúvida alguma são os pais ou responsáveis.
O Google Analytics e as redes sociais podem ser grandes fontes de conhecimento do público que está acessando e consumindo o seu conteúdo na internet, com eles, é possível mensurar e identificar exatamente o perfil dos usuários que estão interessados no seu trabalho utilizando estes meios.
Com estas informações em mãos, fica muito mais fácil saber para quem você está falando e como vai atingir este público.
Conhecer as pessoas para quem queremos vender é o mínimo para se ter sucesso nas vendas, por isso as empresas investem tanto em pesquisas de mercado, tudo isso, para fechar o cerco ao maior número de potenciais clientes.
Os álbuns eternizam um momento único dos seus clientes, e também, diferenciam o seu trabalho dos concorrentes. Não fazer álbuns impressos com certeza dificultará a venda do seu trabalho, mesmo que o cliente opte por não comprar álbuns em um primeiro momento (o que pode mudar no pós-venda se você tiver bons argumentos), através dos álbuns você gera mais valor para sua marca, afinal, brasileiros precisam identificar estes valores no seu trabalho, e uma das formas é através do álbum impresso.
É impossível fazer o cliente imaginar como seria o seu álbum sem mostrar o seu portfólio. Quando o seu cliente tem contato com álbuns produzidos por você, ele tem a real noção de como é
a entrega do seu trabalho, qual o cuidado você tem com a sua marca e os produtos que entrega, e isto, com certeza passa credibilidade e segurança para quem esta contratando um profissional de verdade.
O fotógrafo como artista não possui obrigação nenhuma de conhecer e de entender sobre finanças, mas o fotógrafo como empreendedor e dono de um negócio não pode escapar desta responsabilidade.
Neste caso existem apenas duas formas de resolver este problema, ou você se especializa e estuda sobre o assunto ou contrata um profissional para administrar o seu negócio para que você possa cuidar da parte criativa e da produção fotográfica, caso contrário, não será possível crescer dentro do mercado.
A gestão financeira é o coração de uma empresa, se ela não vai bem, tudo para, mesmo que você tenha uma vasta carteira de clientes e que feche trabalhos mensais, o fato é que uma empresa mal administrada não consegue expandir e alcançar novos patamares.
Ao longo dos anos em uma carreira profissional na fotografia, seja você fotógrafo freelancer ou dono da sua empresa de fotografia, é comum encontrar desafios e ter que superar os obstáculos nesta vida de fotógrafo, mas como sempre, nós da EPICS queremos ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso na fotografia.
Decidimos listar os 12 erros estratégicos mais comuns que os fotógrafos cometem ao longo da sua carreira, para que você encurte o caminho até o sucesso, evitando problemas comuns que podem ser superados de forma fácil e que farão toda diferença na sua profissão.
Vamos lá?
Erro no 01 - Não ter um domínio com seu próprio nome
Este erro é muito comum entre os fotógrafos e muito fácil de ser solucionado, já que para ter um domínio próprio com o seu nome você gasta apenas R$40,00 reais por ano para os domínios .com.br.Ter um domínio próprio com o seu nome (ou da sua empresa) traz credibilidade e maior aceitação no mercado com relação aos novos clientes, sem contar, que enviar seus emails de contas
como gmail, hotmail ou live, trazem uma sensação de amadorismo ou de que você é apenas mais uma pessoa "normal" que tem emails normais como a maioria das pessoas.
Um fator muito importante que precisa ser levado em consideração, é que a maioria dos fotógrafos esquece que ter um domínio próprio pode trazer não só benefícios como a credibilidade por exemplo, mas também, que esta pequena ação pode ser uma forma de propaganda em situações onde você precisa falar o seu email para alguém.
Já soubemos de casos onde o fotógrafo deu o email com o domínio próprio e a pessoa quis saber o que ele fazia, e depois de saber, a pessoa que perguntou estava justamente querendo um fotógrafo para fotografar a sua gestação, valeu a pena ou não?
Como todo bom empreendedor, você precisa entender que este tipo de investimento além de ser muito barato, gera muitos outros benefícios para sua marca, afinal, sua empresa precisa ter sempre a melhor visibilidade, inclusive nos pequenos detalhes.
Para ter um domínio próprio é muito simples, rápido e relativamente barato, falamos relativamente, porque se compararmos os custos de ter um domínio próprio juntamente com um servidor a qualquer outro negócio físico, veremos que os custos são extremamente baixos.
1o passo: Registre seu domínio
Você deve acessar o site registro.br para domínios .com.br por exemplo (que são os mais indicados) e pesquisar o domínio que deseja, caso ele esteja livre é só pagar o boleto no valor de R$40,00 reais por ano e pronto, você já tem o domínio em seu nome. (caso ainda precise de ajuda para registrar seu domínio, envie um email para epics@epics.com.br, o pessoal do suporte aqui vai ficar feliz em te ajudar!)2o passo: escolha o servidor de hospedagem
O servidor de hospedagem como próprio nome já diz, serve para hospedar o conteúdo do seu site/blog, além de ser o responsável por receber e enviar emails.Caso você não conheça nenhum bom servidor, é possivel encontrar no Google pesquisando "hospedagem de site", vai apararecer várias opções como Kinghost, Hostgator, mas que demandam um conhecimento técnico de como fazer para hospedar o site...
Depois de ter seu domínio próprio e um servidor para hospedar o seu site, seguimos para o segundo maior erro que os fotógrafos cometem, que é justamente não ter um site.
Erro no 02 - Não ter um site
Talvez você esteja se perguntando o por que você deveria ter um site para fotógrafos já que possui as redes sociais para postar as suas fotos, certo? Existem vários fatores para que você tenha um site profissional para fotógrafos, e listamos algumas dessas vantagens abaixo.Ter um site profissional para fotógrafos:
- É a melhor maneira de mostrar o seu trabalho de uma forma mais completa e profissional;
- Você não fica preso as políticas das redes sociais;
- Os sites são melhores encontrados nos buscadores. Se as pessoas procuram por fotógrafos no Google por exemplo, os resultados que aparecem são de sites de fotógrafos e não as redes sociais dos fotógrafos;
- Com um site você pode organizar todos os seus principais trabalhos, depoimentos e ter uma forma de contato muito mais efetiva;
- Você poderá criar páginas de captura (landing pages) para coletar dados dos seus leads de uma forma mais completa e efetiva;
- Você tem a possibilidade de mensurar muito mais dados sobre os usuários do que nas redes sociais. (Ex: Quanto tempo o usuário ficou no seu site e quais as páginas de entrada e saída dele).
Se você ainda não tem um site para fotógrafos profissional e está achando que é muito caro e difícil ter um, nós da EPICS te convidamos a conhecer a melhor e mais completa plataforma
de sites para fotógrafos do mercado que é a EPICS SITES, vale a pena conferir.
Erro no 03 - Não dar importância ao seu orçamento
Muitos fotógrafos não levam em consideração este fator por achar que o cliente só precisa ver o preço e pronto. A verdade é que os orçamentos fotográficos são a sua carta de apresentação, é através deles que o seu cliente terá na maioria das vezes o primeiro contato com a sua empresa.Alguns fotógrafos possuem o péssimo hábito de responder ao pedido de orçamento diretamente no corpo do email, e se esquecem de que vendem imagens e não produtos como álbuns por exemplo. Se você vende imagens (no sentido de vender o seu olhar diferenciado), o seu orçamento fotográfico precisa mostrar o que você tem de melhor e não apenas o preço.
Quando você tem um orçamento fotográfico com um design bem feito e com lindas imagens do seu trabalho, inconscientemente você está pasando para o seu cliente a ideia de que você tem cuidado com a identidade visual da sua marca.
Lembre-se, o pedido de orçamento é muito mais do que responder um email enviando sua tabela de preços, ela é a primeira oportunidade de venda do seu trabalho, e por isso, deve ser bem apresentada para que você aumente as chances de vender a sua fotografia.
Erro no 04 - Não automatizar seus serviços
A forma mais fácil de resolver muitos problemas na fotografia é automatizando serviços. Esta automatização pode ser feita em diversas etapas do processo fotográfico, que vão desde a captura, backup do material, fluxo de trabalho, seleção de fotos pelo cliente, até a entrega final do seu trabalho com a apresentação e finalização de um álbum.É comum os fotógrafos pensarem e se preocuparem com todo processo dentro da fotografia e decidirem participar de cada etapa, mas o fato, é que cada vez mais o tempo tem se tornado um grande concorrente para os fotógrafos, já que além de fotografar, é preciso atender, vender, criar estratégias, editar fotos e álbuns e muitas outras coisas.
Pensando nisto, nós da EPICS, criamos o SELECT, um jeito fácil e agradável para seu cliente escolher, favoritar, compartilhar suas fotos e também aprovar seu álbum.
A maioria dos fotógrafos reclama do tempo em que os clientes levam para escolher as fotos para o álbum, alguns relatam que seus clientes já chegaram a demorar 4 anos para a escolha do material.
Ficar tempos esperando os seus clientes escolherem as fotos para o álbum ou a aprovação da diagramação é no mínimo desgastante para o fotógrafo, mas com o SELECT, esse tempo é extremamente reduzido, já que o nosso sistema envia emails periodicamente para lembrar o cliente que o tempo de seleção está acabando e que ele precisa fazer a escolha das fotos, que também é feita em uma plataforma super intuitiva e de fácil seleção.
Um dos melhores pontos do SELECT, além da facilidade de escolha das fotos e alertas para o cliente, é que o fotógrafo pode favoritar e mostrar para o cliente as suas fotos preferidas, o que aumenta a velocidade na escolha das melhores fotos para o seu álbum.
Não perca mais tempo com processos, facilite agora mesmo a sua vida e a do seu cliente. Conheça nosso sistema de seleção de fotos e veja o que outros fotógrafos estão falando sobre as facilidades e qualidades do SELECT e de como este sistema mudou e melhorou as suas empresas.
Erro no 05 - Não estudar
A maioria dos fotógrafos sabem da importância de se manter atualizado no mercado, pois sem atualizações, dificilmente um profissional consegue se destacar neste campo cada vez mais concorrido, mas o que muitos fotógrafos fazem é apenas buscar conhecimento dentro da fotografia, fazendo cursos, workshops, aulas online sobre técnicas de fotografia, composição, etc, mas esquecem de que é preciso ir além, como fazer cursos de oratória, vendas, planejamento estratégico, marketing e finanças por exemplo.Sabemos que o mercado está competitivo porém é fácil de entrar (o difícil é permanecer), e para se destacar na multidão, é preciso inovar, fazer algo diferenciado, e para isso, nada melhor do que beber em outras fontes.
Nunca pare de se qualificar, faça cursos, workshops, vá em congressos de fotografia, leia sobre assuntos diferentes do mundo da fotografia, vá a museus, bibliotecas, peças de teatro, adquira livros, aprenda sobre marketing digital para fotógrafos, mas NUNCA pare de estudar. Como já diziam seus pais "estude para ser alguém na vida", isso vale muito para a fotografia.
Erro no 06 - Esquecer do cliente no pós venda
Você tem um enorme trabalho para conquistar o cliente, responde aos orçamentos, marca reunião, criou um site profissional, fotografou o evento, fez as publicações nas mídias, mas depois de tudo pronto, não tem um pós-venda efetivo e com a mesma qualidade de atendimento com cliente como teve antes da contratação.Este erro além de não marcar o seu cliente, faz você perder dinheiro, já que o pós-venda (se bem feito) tem a função de tornar o seu cliente um advogado da marca e também de aumentar os seus lucros com a venda de produtos ou serviços.
É nesta hora que o fotógrafo precisa saber como aumentar suas vendas de lâminas de álbuns por exemplo, para isso, você pode usar o SELECT e enviar um álbum com mais fotos do que já foi contratado e explicar para o cliente que a história deles ficou mais completa desta forma.
É no pós-venda que você pode encantar ainda mais o seu cliente entregando mais do que foi prometido ou ainda dando um presente que ele goste como uma garrafa de vinho em uma caixa personalizada com a logo da sua empresa por exemplo.
O ponto é que o pós-venda precisa ser tão bom ou melhor do que o primeiro contato, para que você "feche" o ciclo de forma surpreendente e marcante na vida do seu cliente.
Erro no 07 - Não pensar em estratégias de marketing digital
A verdade é que o mercado de marketing digital ainda é muito novo para a maioria dos fotógrafos (e de outros ramos) no Brasil. Grande parte dos fotógrafos não possuem muita intimidade com o marketing digital.Ter um planejamento de marketing digital vai muito além do que apenas criar uma planilha de posts que você fará por mês nas suas redes sociais. Com um planejamento estratégico de marketing digital você deve pensar em todas as outras formas de alcançar e atrair o seu cliente utilizando a internet como um dos meios dentro do marketing.
O fotógrafo Evandro Rocha fez uma live aqui na EPICS, sobre Marketing Digital para fotógrafos, se quiser conferir é só clicar aqui!
Quando temos uma estratégia de marketing bem definida, alcançamos o cliente em vários pontos de contato, fazendo com que ele tenha acesso a nossa marca onde quer que ele procure, seja algo relacionado a fotografia ou em outros setores que norteiam este mercado.
Se ele precisar de fotógrafo e procurar no Google, você deve estar lá, se ele procurar fotos de locais para eventos, as fotografia que ele encontrar podem ter a sua logo, e isto é feito com planejamento estratégico e uma execução bem feita.
Ter uma boa presença na internet com certeza fará a diferença entre você e a sua concorrência, por isso, é fundamental buscar conhecimento nesta área e definir os rumos para os próximos anos da sua empresa.
Já conferiu o ebook Guia do Inboud Marketing para Fotógrafos? Clique aqui e baixe ele agora mesmo!
Erro no 08 - Não se especializar em um segmento
Ser um especialista em uma determinada área requer foco e disciplina. Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo como é o da fotografia, você precisa focar os seus esforços em um segmento que você gosta e que realmente traga retorno financeiro ao qual você deseja.O que mais vemos no mercado são fotógrafos que fazem tudo e na maioria das vezes por querer agregar valores, acabam caindo no erro de atirar para todos os lados. É claro que se você está iniciando sua carreira na fotografia você deve experimentar todas as áreas da fotografia que desejar, até mesmo para saber se determinado ramo combina com o seu estilo de vida, mas com o tempo, você precisa direcionar o seu esforço para um segmento para se destacar e se diferenciar dos seus concorrentes, afinal, quanto mais mercados você atua, mais concorrentes você tem.
Se especialize e dedique seu tempo e dinheiro no que você gosta e no que irá te trazer um retorno financeiro, afinal, não existe refeição grátis, alguém paga por ela, certo?
Erro no 09 - Não fazer networking
O famoso Q.I (Quem Indique) é uma arma poderosa para fazer um fotógrafo chegar mais longe. Quem nunca ouviu a famosa frase:"Quer ir rápido vá sozinho, quer ir longe? Vá acompanhado"
Como em qualquer outra profissão, os relacionamentos são a base para qualquer negócio, e com certeza, ser bem relacionado no mercado te traz excelentes resultados.
O networking é sem dúvida alguma essencial nos dias de hoje, e muito mais do que uma "panelinha", ter pessoas no seu círculo de relacionamentos que conhecem e indicam o seu trabalho, pode fazer a diferença entre conquistar novos clientes ou até mesmo fechar as portas da sua empresa.
Talvez você pense que não quer ficar "puxando-saco" de cerimoniais, casas de eventos, organizadores, agências, decoradoras, etc, mas o fato é que quando você cria uma rede de relacionamento, as chances de você conquistar um cliente são muito maiores.
Lembra dos pontos de contato que falamos no item #7 deste post? O mesmo vale para pontos de contatos fora do digital. Se o cliente vai até uma cerimonial e ouve falar bem de você, depois vai até a decoradora e ela fala do seu trabalho, logo após, procura o celebrante, padre ou pastor, e estes dizem que você é um excelente profissional e que sabe se portar durante a cerimônia, com certeza as chances deste cliente querer uma reunião para te conhecer serão enormes.
De forma prática, crie uma lista com pessoas influentes no seu mercado e vá até elas não só para mostrar o seu trabalho mas também oferecer algo que beneficie a elas (não estamos falando de comissões), afinal, parceria para ser boa precisa beneficiar os dois lados, por isso se chama PARceria.
Erro no 10 - Não conhecer o seu público-alvo
Se tem um erro que é cometido pela maioria dos fotógrafos (e muitas empresas de vários setores), é não conhecer o seu público-alvo. Isto é tão importante e ao mesmo tempo tão esquecido, que os fotógrafos em sua maioria só focam em querer vender mas não se importam para quem.Quando não sabemos para quem vender, acabamos automaticamente reclamando da "saturação do mercado" ou ainda de como está difícil vender com a crise, mas a verdade é que se não sabemos para quem vender e não conhecemos os seus gostos, onde eles estão, como eles consomem a fotografia, em que período eles estão mais suscetíveis a compra, nós acabamos lutando com um monte de fotógrafos pelo mesmo cliente que muitas vezes não nos interessa.
É mais ou menos como querer que um dono de um estábulo queira comprar a ração de gatos que vendemos para dar aos seus cavalos, afinal, bicho é tudo igual mesmo, certo?
Quando um fotógrafo não sabe para quem irá vender, além de perder tempo e esforço ele perde dinheiro, já que não sabe o que de fato o cliente está buscando para poder oferecer algo exclusivo e um atendimento diferenciado.
Existem várias formas para identificar o público que queremos atingir, a primeira delas é decidir para quem você vai vender é claro. Defina alguns pontos importantes como:
- Qual classe atingir;
- Qual o gênero você quer que compre os seus serviços;
- Quem paga pelos serviços;
- Quais os hábitos do seu público;
- Qual a renda;
- Quais lojas eles compram;
- Como eles enxergam a fotografia (prioridade, supérfluo, indiferente);
- Em que períodos este público geralmente contratam fotógrafos;
- Região você pretende atuar;
- Estratégias que deve utilizar
Em um mercado de 15 anos por exemplo, quem compra o serviço na maioria das vezes é a adolescente, mas quem paga sem dúvida alguma são os pais ou responsáveis.
O Google Analytics e as redes sociais podem ser grandes fontes de conhecimento do público que está acessando e consumindo o seu conteúdo na internet, com eles, é possível mensurar e identificar exatamente o perfil dos usuários que estão interessados no seu trabalho utilizando estes meios.
Com estas informações em mãos, fica muito mais fácil saber para quem você está falando e como vai atingir este público.
Conhecer as pessoas para quem queremos vender é o mínimo para se ter sucesso nas vendas, por isso as empresas investem tanto em pesquisas de mercado, tudo isso, para fechar o cerco ao maior número de potenciais clientes.
Erro no 11 - Não investir em álbuns e portfólio impresso
Os álbuns além de serem um ótima fonte de lucro para os fotógrafos, acabam se tornando uma forma de propaganda na casa dos clientes. Para quem trabalha com fotografia, os portfólios impressos são umas das melhores formas de mostrar ao seu cliente a finalização de um trabalho.Os álbuns eternizam um momento único dos seus clientes, e também, diferenciam o seu trabalho dos concorrentes. Não fazer álbuns impressos com certeza dificultará a venda do seu trabalho, mesmo que o cliente opte por não comprar álbuns em um primeiro momento (o que pode mudar no pós-venda se você tiver bons argumentos), através dos álbuns você gera mais valor para sua marca, afinal, brasileiros precisam identificar estes valores no seu trabalho, e uma das formas é através do álbum impresso.
É impossível fazer o cliente imaginar como seria o seu álbum sem mostrar o seu portfólio. Quando o seu cliente tem contato com álbuns produzidos por você, ele tem a real noção de como é
a entrega do seu trabalho, qual o cuidado você tem com a sua marca e os produtos que entrega, e isto, com certeza passa credibilidade e segurança para quem esta contratando um profissional de verdade.
Erro no 12 - Não fazer a gestão financeira do seu negócio
Se tem algo que pode paralisar uma empresa além da falta de clientes é a má gestão financeira dela. Muitos fotógrafos são excelentes profissionais quando se trata de técnica fotográfica, mas no mundo dos negócios, não saber administrar as contas de uma empresa certamente cedo ou tarde as chances de fechar as portas são gigantescas.O fotógrafo como artista não possui obrigação nenhuma de conhecer e de entender sobre finanças, mas o fotógrafo como empreendedor e dono de um negócio não pode escapar desta responsabilidade.
Neste caso existem apenas duas formas de resolver este problema, ou você se especializa e estuda sobre o assunto ou contrata um profissional para administrar o seu negócio para que você possa cuidar da parte criativa e da produção fotográfica, caso contrário, não será possível crescer dentro do mercado.
A gestão financeira é o coração de uma empresa, se ela não vai bem, tudo para, mesmo que você tenha uma vasta carteira de clientes e que feche trabalhos mensais, o fato é que uma empresa mal administrada não consegue expandir e alcançar novos patamares.
E aí, concorda com esses erros? Já cometeu algum deles? Tem mais algum erro que não está na lista? Deixe seu comentário e nos conte as suas experiências na fotografia, queremos muito saber sua história.
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Sobre o Autor
Raul Vargas
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