Como entregar as fotos sem pen drive
Compartilhe
A entrega de fotos é uma das etapas mais importante na fotografia. É nela que seu cliente pode se encantar de fato pelo seu trabalho, e se tornar um cliente recorrente, além de um indicador do seu trabalho. No entanto, muitos fotógrafos não sabem como realizar a entrega de fotos de forma a encantar clientes, de forma moderna - sem apenas CD, DVD ou pen drive.
Neste post, vamos ensinar como fazer a entrega de fotos mais impactante e encantadora para seu cliente, de forma que ele seja fidelizado e passe a indicar o seu trabalho de forma orgânica para outras pessoas.
Ao fechar um contrato de fotografia, o trabalho é muito maior do que apenas "ir lá e clicar". Além da pós-produção, edição e tratamento das imagens, há ainda a entrega das fotos - considerada um desafio para grande parte dos fotógrafos. Muitos deles ainda não deslumbram possibilidades que vão além do clássico CD, DVD ou pen drive.
Não que seja um problema entregar as fotos em mídias físicas, mas este post tem como objetivo mostrar que há outras alternativas, que inclusive podem ser melhores para os fotógrafos em termos de resultado, fidelização de clientes, e claro, na economia. Atualmente no mercado, um pen drive personalizado custa no mínimo R$30 (se comprado em grandes quantidades), enquanto é possível investir na entrega digital com menos que isso.
Por isso vamos elencar as etapas necessárias para fazer uma entrega de fotos online, investindo pouco e retornando alto, com clientes cada vez mais satisfeitos e indicadores. Vamos aos tópicos deste post:
- Depois da seleção: como importar fotos de forma descomplicada direto para entrega digital;
- Tipos de galeria: 3 passos para criar uma galeria de sucesso;
A partir de agora, vamos ensinar o passo a paso para você revolucionar sua entrega de fotos de forma 100% online.
Depois da seleção: como importar fotos de forma descomplicada direto para entrega digital
Vamos mostrar um exemplo real de entrega de fotos, de um casamento realizado em 2017, utilizando como ferramenta de entrega o primeiro sistema de entrega de fotos digitais do mercado - o Select. Criado pelo fotógrafo Evandro Rocha, o Select também é usado por fotógrafos como Tai Artmann, Vinícius Matos, Erika Muniz, Eduardo Vanassi e vários outros.
Além disso, o Select pode ser usado gratuitamente com todos os recursos disponíveis por 14 dias, sem precisar inserir cartão de crédito.
Pois bem. Após o cliente selecionar as fotos contratadas, você já pode importá-las para o Select, e em poucos passos já terá criado uma galeria de entrega incrível, facilitando seu trabalho e otimizando seu tempo.
Para concretizar essa ação, faça o seguinte:
• Crie uma conta gratuitamente no Select;
• No Painel, clique em "Entregar as fotos digitais para compartilhamento";
Saiba Mais: EPICS Select: um alívio para nós, fotógrafos.
• Após isso, configure a Galeria como no exemplo a seguir:
Galeria de exemplo. Dê um nome, informe a data. Para entrega, permita que o cliente possa fazer o download das imagens em alta resolução (HD Retina)
• Em seguida, faça o upload das fotos selecionadas pelo seu cliente, escolha qual será a foto de capa, e copie a URL da galeria, que será informado instantamente no canto superior direito da tela, e...
PRONTO! Sua galeria online para entrega de fotos está pronta, toda configurada para que seu cliente possa visualizar em tamanho de qualidade, fazer download e compartilhar as imagens!
Pois bem, agora que sua galeria está pronta, envie a URL para seu cliente com uma mensagem de agradecimento. E isso pode ser por WhatsApp, com um e-mail como complemente.
Dica: como um plus, (agora sim) você pode enviar um kit de mídias offline, como uma caixinha personalizada contendo um pen drive, um cartão com o QR Code da galeria, e até uma carta escrita à mão. Se você não tem uma letra "caprichada", vale a pena contratar um(a) calígrafo para realizar a escrita.
Isso é garantia de encantamento por parte do seu cliente, que uma vez apaixonado, passará a ser um indicador do seu trabalho.
Essa é mais uma dica do fotógrafo Evandro Rocha, extraída da palestra 100 dicas para fotógrafos na prática, que você pode baixar e assistir gratuitamente.
Agora que você já sabe como realizar a entrega digital das fotos de forma encantadora e impactante, vamos ao próximo passo, pois vale a pena saber sobre:
Tipos de galeria: 3 passos para criar uma galeria de sucesso
A seguir, confira dicas simples mas que podem causar MUITO impacto aos olhos do seu cliente no momento da entrega de fotos online.
Carinho na pós-produção
Independente do seu trabalho ser conhecido por ser fineart, por ter fortes contrastes, por ter cores frias ou quentes, etc, faça uma pós-produção com o mesmo carinho em que você clica. É importante dar a atenção necessária para essa etapa, que é complementar à qualidade do seu trabalho, e que com certeza é percebida aos olhos do seu cliente. Você pode pesquisar um curso de pós-produção em nosso post sobre curso online de fotografia profissional.
Ordem das fotos
Essa é simples: é interessante que seu cliente visualize a galeria do seu evento em ordem crescente. Ou seja, em um casamento, a galeria deve começar com fotos do making of dos noivos, do buffet preparados para receber os convidados (que posteriormente podem ser enviadas ao buffet e lhe render parcerias de indicação), da chegada dos convidados, da cerimônia, e enfim da festa. Essa dica também serve como roteiro, para direcionar você e sua equipe (se tiver) durante o evento.
+ LEIA MAIS: Como o fotógrafo deve se comportar durante o casamento
Irreverência para ativar boas lembranças
Mesmo que seu cliente não tenha selecionado as fotos mais irreverentes do evento para o álbum, elas podem ser incluídas na galeria de entrega digital para acrescentar uma experiência positiva ao cliente, no momento em que ele visualizar a galeria. Lembre-se, diferente do álbum de fotos impressas, a galeria de entrega pode ter fotos extras para agradar seu cliente, e quem sabe uma dessas fotos não pode ser aquela do tio mais engraçado da festa? :) Veja exemplo na galeria real disponibiliza logo acima.
PRESENTE PARA VOCÊ
Agora você sabe que é possível fazer muito mais com EPICS Select, não é mesmo? Além de ser primeiro sistema de seleção e aprovação de fotos e álbuns do Brasil, é uma ferramenta perfeita para fazer a entrega de fotos mais encantadora e impactante, perfeita para fidelizar seus clientes.
Como se não bastasse, também temos recebido diversos depoimentos de como o Select ajudou nossos clientes a venderem fotos extras. Ainda mais agora, que estamos lançando o novo recurso de venda de fotos online!
Pois bem, para você que é leitor do nosso blog, vamos te dar um PRESENTE: cupom com 20% de desconto em qualquer plano semestral ou anual do Select.
Lembrando que você pode fazer um trial de 14 dias grátis, sem inserir cartão de crédito ;)
Ou, insira o cupom ENTREGADEFOTOS no checkout, e garanta seu desconto!
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe