6 piores pesadelos dos fotógrafos
Compartilhe
Não é difícil ter pesadelo quando seu trabalho é lidar com a história de uma ou mais pessoas. Ser organizado e se previnir pode te poupar de muita dor de cabeça, e não apenas sendo fotógrafo de casamento.
Reunimos aqui o que consideramos ser os 6 maiores pesadelos de um fotógrafo.
Erros acontecem e é super possível você trocar datas ou se perder no calendário.
Dica: Há quem consiga se organizar com agendas fisicas, mas e se você perde-la? Tem como acessar essas datas? Ter um calendário online dá mais segurança, apenas crie o hábito de visita-la assim como temos com as redes sociais. e organizar seus eventos de maneira mais visual e prática.
Todos sabemos o custo que é ter uma câmera profissional, um par de lentes, e todos os infinitos acessórios que você investe na carreira, os ladrões também sabem. Quanto vale sua mala de equipamento? 6mil? 12mil? 20 mil? Estaria preparado para perder esse dinheiro de uma única vez? E se você tivesse um evento no dia seguinte? Toda atenção ao seu equipamento fotográfico é pouca. Já cansamos de ler relatos de roubos em casamentos, ensaios e até mesmo em feiras e congressos de fotografia. Não dê bobeira!
Com certeza esse é um dos piores pesadelos de qualquer fotógrafo nessas condições, o medo de “O barato sair caro” é constante nessa situação. Quanto de imposto a mais você teria que pagar em uma Nikon D5 ou uma Canon 1Dx Mark II? Fucking Nightmare.
Sobre o backup do catálogo do Lightroom, eu não gosto nem de lembrar, mas isso já aconteceu comigo e eu só queria chorar. Foram 6 horas de trabalho em tratamento de imagem meticulosos de 450 fotos… Meu Lightroom "deu pau" sem que eu tivesse um backup do dia, apenas do dia anterior. O que aconteceu? Depois de literalmente chorar de nervoso, tem aquela velha frase: “Aceita que dói menos”, e assim foram mais 6 horas de trabalho. Acho que pior que ter que tratar um ensaio inteiro é ter que refazer os mesmos passos, já que a ‘Einsten" aqui, também não tinha salvo os presets. Me julguem.
No começo da carreira, Evandro Rocha ao sair de um casamento deixou a câmera dentro do carro debaixo de sol quente, quando foi baixar os arquivos o SD estava corrompido. Ele usou o programa RECUVA e por sorte conseguiu recuperar todos os Jpegs, mas não os arquivos em RAW.
Seja porque você caiu na água com a câmera, largou o sd no sol, deixou cair no caminho ou formatou por engano, definitivamente perder o cartão de memória antes de fazer o download das imagens é um dos piores pesadelos de qualquer fotógrafo!
E você confia no seu monitor? Tratar fotos que serão impressas e só ver que as cores saíram erradas no material final não é nada legal.
Participe, desça até os comentários e responda:
Reunimos aqui o que consideramos ser os 6 maiores pesadelos de um fotógrafo.
1. Esquecer a data de um evento
Imagina você fechar um contrato, estar recebendo por ele a meses e simplesmente não aparecer na data do evento? Se for um ensaio, a fadiga é menor, mas ainda é fadiga, mas e se for um casamento? E se for uma sessão publicitária onde também foram investidos milhares de reais e só voce, o produtor das imagens, não comparecer? Já pensou na dor de cabeça que isso pode gerar? Você acaba com o registro da história, que não vai existir, e ainda queima sua carreira.Erros acontecem e é super possível você trocar datas ou se perder no calendário.
Dica: Há quem consiga se organizar com agendas fisicas, mas e se você perde-la? Tem como acessar essas datas? Ter um calendário online dá mais segurança, apenas crie o hábito de visita-la assim como temos com as redes sociais. e organizar seus eventos de maneira mais visual e prática.
2. Ter o equipamento roubado
A Gabi Alves, fotógrafa brasileira de casamentos e ensaios em Paris, teve seu equipamento roubado durante um casamento em São Paulo. A Gabi conta que após a cerimônia, foi para o salão de festas com sua mala de equipamentos, e o segurança que a ajudou a carregar a mala sumiu.Todos sabemos o custo que é ter uma câmera profissional, um par de lentes, e todos os infinitos acessórios que você investe na carreira, os ladrões também sabem. Quanto vale sua mala de equipamento? 6mil? 12mil? 20 mil? Estaria preparado para perder esse dinheiro de uma única vez? E se você tivesse um evento no dia seguinte? Toda atenção ao seu equipamento fotográfico é pouca. Já cansamos de ler relatos de roubos em casamentos, ensaios e até mesmo em feiras e congressos de fotografia. Não dê bobeira!
3. Ser barrado na Alfândega
Atire a primeira pedra quem já foi para Nova Iorque, encheu a sacola na BH, e não entrou suando no aeroporto ( porque você não pode passar de 500 dólares de produtos na mala, ou paga imposto por cada item) e não morreu de medo de ser parado na alfândega?Com certeza esse é um dos piores pesadelos de qualquer fotógrafo nessas condições, o medo de “O barato sair caro” é constante nessa situação. Quanto de imposto a mais você teria que pagar em uma Nikon D5 ou uma Canon 1Dx Mark II? Fucking Nightmare.
4. Perder fotos ou catálogo do Lightroom
Já imaginou perder as fotos e não ter backup! Não quero nem comentar sobre isso!Sobre o backup do catálogo do Lightroom, eu não gosto nem de lembrar, mas isso já aconteceu comigo e eu só queria chorar. Foram 6 horas de trabalho em tratamento de imagem meticulosos de 450 fotos… Meu Lightroom "deu pau" sem que eu tivesse um backup do dia, apenas do dia anterior. O que aconteceu? Depois de literalmente chorar de nervoso, tem aquela velha frase: “Aceita que dói menos”, e assim foram mais 6 horas de trabalho. Acho que pior que ter que tratar um ensaio inteiro é ter que refazer os mesmos passos, já que a ‘Einsten" aqui, também não tinha salvo os presets. Me julguem.
5. Perder Cartão de memória
Nosso dia de trabalho, registros históricos, e momentos que não irão se repetir estão dentro um objeto de 3cm, é muito fácil "dar ruim”.No começo da carreira, Evandro Rocha ao sair de um casamento deixou a câmera dentro do carro debaixo de sol quente, quando foi baixar os arquivos o SD estava corrompido. Ele usou o programa RECUVA e por sorte conseguiu recuperar todos os Jpegs, mas não os arquivos em RAW.
Seja porque você caiu na água com a câmera, largou o sd no sol, deixou cair no caminho ou formatou por engano, definitivamente perder o cartão de memória antes de fazer o download das imagens é um dos piores pesadelos de qualquer fotógrafo!
6. Confiar no monitor errado
O fotógrafo Ton Gomes, já passou por isso e não teve final feliz. Ele conta que fez uma sessão fotográfica para uma marca de roupas, tinha o prazo apertado, tratou no seu computador e quando abriu em um monitor calibrado: a modelo estava verde. Lá se foram mais horas de trabalho refazendo o tratamento.E você confia no seu monitor? Tratar fotos que serão impressas e só ver que as cores saíram erradas no material final não é nada legal.
Participe, desça até os comentários e responda:
Qual seria seu pior pesadelo como fotógrafo?
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe